domingo, 29 de julho de 2007

Gato com premonições intriga médicos


Oscar não é um felino qualquer, pelo menos é o que pensa um médico responsável por um estudo divulgado no New England Journal of Medicine. O gato parece pressentir a morte de pessoas.

Segundo David Dosa, o gato, com apenas 2 anos, parece conseguir prever a morte dos pacientes de um centro de reabilitação em Providence, nos Estados Unidos. Em 25 dos casos verificados, o animal permaneceu junto deles cerca de duas horas antes de falecerem.

Tanto o pessoal do centro, como os médicos, estão intrigados com esta estranha premonição de Oscar.

«O gato não está permanentemente perto dos pacientes» , mas «parece marcar presença nas últimas duas horas de vida» , relata o clínico à agência.

Oscar foi adoptado e criado naquele centro. Habituou-se, tal como os médicos, a fazer as suas próprias rondas. Porém, existe um comportamento que os profissionais daquele espaço não são alheios. Sempre que o animal de estimação visita os residentes, enrosca-se perto deles e começa a ronronar. Os assistentes sabem que está na hora de contactar os familiares.

Citado pela BBC, um especialista em felinos da Universidade de Illionois esclareceu que os gatos conseguem aperceber-se quando outros animais ou os seus próprios donos estão doentes. «São famosos por serem particularmente sensíveis aos terramotos» , referiu.

No que respeita à estranha faculdade de Oscar, os médicos são da opinião que a explicação poderá residir numa alteração bioquímica.

Foto: AP / Reuters
Fonte desta noticia no site Ciberia
Saiba ainda mais pormenores pelo site da BBC e pelo site do "New England Journal of Medicine"

Sem comentários: