sábado, 28 de julho de 2007

Música: Artistas portuguesas reconhecidos pelos grandes americanos

É mesmo! Afinal, está a acontecer o inverso, pois, deveriam ser os nossos a expôr-se e está a acontecer que são os próprios estrangeiros que os estão a reconhecer.
Depois dos já reconhecidos Madredeus, Moonspell, Mariza, The Gift, e outros... temos as novas coqueluches na dança Buraka Som Sistema, a fadista Ana Moura e o rapper Boss AC. Mas existem mais...

A fadista Ana Moura protagonizou recentemente o mais destacado acontecimento. O destino da portuguesa Ana Moura cruzou-se com os Rolling Stones aquando da participação da fadista num projecto de homenagem ao grupo, coordenado pelo saxofonista Tim Ries.
O que Ana Moura não esperava é que Mick Jagger e Keith Richards a convidassem a subir ao palco do Alvalade XXI, no passado dia 25 de Junho, para com eles dar voz ao tema «No Expectations».
E eles orgulhosos de terem o fado presente na sua música têm no seu site o pequeno documentário que coloco aqui e que também inclui excerto da sua actuação no concerto. 

Já o Boss AC, foi convidado pelo rapper Akon para participar no seu disco "Konvicted" (editado em 2006, conta com colaborações de Eminem e Snoop Dogg), o segundo álbum de originais do norte-americano Akon que vai ter uma edição especial exclusiva para o mercado português. O registo contará com uma versão em dueto com Boss AC da canção «I Wanna Love You», um dos singles de maior sucesso do cantor.
Segundo informação da editora, rodará na televisão um novo vídeo de «I Wanna Love You», também com a participação do artista português, que aqui vos deixo para já anteverem e apreciarem.

Quanto aos Buraka Som Sistema, brevemente aqui no blog lhes dedicarei um post especial.
Posso já avançar que produzem música de dança pura assente no ritmo de influências africanas, que o mundo anda louco com eles há mais de um ano, que têm actuado imenso no estrangeiro, mas que por cá ainda não saltaram para o "pelotão da frente"...
O caso deles faz-me recordar o mesmo que se passou com a fadista Mariza. Enquanto os ingleses e outros povos não a reconheceram como artista maior do fado, nós por cá nem sabíamos quem ela era. Só depois do reconhecimento estrangeiro é que nós passamos a gostar muito...


Sem comentários: