domingo, 30 de setembro de 2007

Semana laranja: de Gaia para Portugal + bronca com Santana Lopes



Luís Filipe Menezes venceu as directas para a eleição do presidente do partido PSD.
Marques Mendes perdeu de vez a margem de manobra numa semana onde se agudizaram os casos com cotas e votantes fantasma.
O populismo e a teimosia de Menezes foram mais fortes e derrubaram Mendes, fragilizado à muito mas que deu a cara por um partido de rastos e descaracterizado desde que Pedro Santana Lopes saiu da presidência.
O PSD ganhou um presidente à altura de opor Sócrates.
E por outro sentido acabaram-se as piadas com a altura de Mendes (1,63m é pouco para um líder)...

Marques Mendes sabia bem que era um presidente para queimar tempo, aquele que ocuparia um lugar difícil após a vergonha em que Santana Lopes o deixou, permitindo que o PS de Sócrates ganhasse a maioria absoluta nas eleições para Primeiro-Ministro. Mesmo assim, Mendes foi durante algum tempo pragmático aquando das questões dos candidatos "correctos e limpos" para as autarquias, onde saiu vitorioso com a sua estratégia. Marques Mendes era um político que pouco perturbava o governo com a sua oposição e a pouco ajudavam os seus deputados no Parlamento nessa tarefa que é saber fazer oposição perturbadora de governos. Nunca foi uma pedra no sapato de Sócrates...

Menezes, o actual presidente aqui da cãmara municipal de Gaia, tem tido um percurso digno de registo na autarquia. Tem feito de Gaia uma bandeira a nível nacional. Fez imensa obra pela cidade e pelo concelho, sendo que é notória a diferença entre o antes e o depois de Menezes. Criou o Cais de Gaia dos tempos modernos, requalificou toda a orla marítima devolvendo as pessoas aos passeios à beira-mar, dignificou as praias de Gaia com o feito de todas terem bandeira azul, requalificou a circulação rodóviária em torno da cidade, trouxe investimento para Gaia, bateu o pé a Rui Rio nas questões com os festejos do S.João e pôs o meu F.C. Porto a festejar títulos na varanda da CM Gaia. Trouxe também com o seu esforço e influência os jogos da Selecção Nacional Sub-21, para Gaia (mais precisamente para Pedroso a minha terra) e investimentos como o Metro e o El Corte Inglés.
No processo de toda esta glória, teve decisões altamente contestadas pelo povo gaiense como os casos com rampas e a condução da CMGaia à situação financeira de falência técnica (mas como todos vimos obra ninguém se chateia pois o próximo que resolva).

Luís Filipe Menezes no discurso de vitória, apelou à união do partido, garantindo que não vai excluir ninguém.
"Ninguém será excluído, todos têm um lugar neste PSD", garantiu Menezes perante dezenas de apoiantes. "Como líder do PSD, a partir de hoje quero todos os dirigentes, todos os autarcas, simpatizantes que se dividiram de forma frontal unidos à volta do partido, não há dois PSD, só há um PSD", dizia.

O PSD ganhou uma nova forma de oposição, um novo espirito, uma jovialidade com força nas bases e não em figuras "iluminadas". Quando se é um político como Menezes, de certa forma ainda desconhecido é se obrigado pessoalmente a ter de provar o seu valor. Poderá ser deste principio, o ponto de partida para o arranque de uma nova máquina laranja.

Curiosamente alguns sinais de estética, estavam já aquando do discurso da vitória. Ao invés da predominância da cor laranja tão habitual, predominou a cor azul-bebé. Era visível este tom claro de azul no cartaz e na gravata de Menezes. Poderá ser já a mensagem subliminar de começar de novo, novas caras, vontade de querer fazer.

É positivo e que 2009 seja uma nova era.



O outro facto laranja que também se destacou nesta semana

E claro! Só poderia ter sido gerada por um animal político para o melhor ou para o pior como Pedro Santana Lopes. E não é que pôs a descoberto o estado da nação...

Pedro Santana Lopes, a convite da SIC Noticias, comentava e expressava a sua opinião sobre as eleições do PSd e problemas internos, quando subitamente lhe é pedido para interromper para que a SIC Noticias possa fazer um directo. Visto qual o motivo do directo, um fait-divers, Santana Lopes demonstrou a sua indignação e deu logo ali por terminada a entrevista.

Porque é que este homem é dos poucos animais politicos cá do burgo país?
Porque sabe fazer de algo irrelevante um problema nacional.

Realmente... ser interrompido para vermos um trabalhador "despedido" a sair do aeroporto e simplesmente entrar num carro...  é motivo de parar tudo num canal televisivo. O envolvido é José Mourinho, ou melhor, o envolvido é alguém do tema mais importante do nosso país: futebol.

E Pedro Santana Lopes não quis ser vítima de fait-divers futebolísticos sem importância, pois o futebol é um entretenimento e toda a nação já se esqueceu que é só isso. Quando se está a falar de assuntos políticos que poderão mudar o país, faltou tacto ao canal. E curiosamente têm feito muitas vezes essa mistura.
De uma assentada Pedro Santana Lopes passou a herói da moral.
E não é que tem toda a razão!?...

Veja o video para perceber toda a cena.

Sem comentários: