terça-feira, 30 de outubro de 2007

O fim dos canais Lusomundo e os novos TVCine

Como é sabido já há algum tempo (foi anunciado aqui neste blog), os 4 canais Lusomundo tal como os conhecemos vão acabar e no seu lugar nascerão outros 4 com uma nova filosofia e designação TVCine.

Enquanto isso, os canais Lusomundo aproveitam a comemoração do Halloween (festa importada e sem tradições por cá), para se despedirem em grande com uma maratona de filmes alusivos ao evento. Será o "Especial Halloween" na Quarta-feira 31 de Outubro.

Assim o Lusomundo Premium estreará 3 filmes inéditos na televisão com arranque às 22H com "O Sono da Morte", às 23:35h exibe Hostel (o filme mais importante da noite) e prossegue à 01:15h com "O Bosque Maldito".

O Lusomundo Happy exibirá às 21h o juvenil "Noite de Halloween", enquanto que o Lusomundo Gallery passará 4 filmes seguidos das 21h até às 3 da manhã com a sequência "A Morte Passou de Perto", "As Duas Faces do Dr.Jekyll", "Tortura Diabólica" e "O Sabor do Medo".

Por fim deixam a maior maratona de filmes do dia para o canal Lusomundo Action, desde sempre virado para as sensações mais fortes e para estas temáticas, exibindo 9 filmes dedicados à efeméride com arranque da programação às 11:20h até às altas horas da noite. Passam respectivamente"História de Duas Irmãs", "A Quinta dos Horrores", "Abominável", "Brainscan - Viagem para o Inferno", "O Bicho", "Jeepers Creepers", "Pulse - A Última Dimensão", "Desejos Virtuais" e por fim irónicamente "O Último Filme de Terror" (deve ter sido graçola do programador).

Eu cá vou-me preparar para ver sem falta o tão afamado "Hostel" do Premium. Vai ser cá uma noite...


Sobre os novos canais

Os novos canais passam a chamar-se TVCine 1, 2, 3 e 4, respectivamente e entram no activo já apartir de 1 de Novembro.
E trazem imensas estreias bem documentadas numa mini-revista para os assinantes, vejam só alguns titulos: "Missão Impossível 3", "O Código Da Vinci", "O Diabo Veste Prada", "Babel", "Poseido", "A Casa do Lago", "Apocalipto", "Ultravioleta", "Alex Rider - Operação Stormbreaker", etc, etc...

Quanto a esta renovação dos canais de cinema, não é assim tão positiva como se imaginava...
Primeiro os nomes dos canais provam que a antiga Telecine é que tinha razão, quando começou por designar os canais por Telecine 1 e 2 (1998). Mais tarde em 2001 passou a Telecine Premium e Telecine Gallery. Com a chegada da Lusomundo o anterior nome da empresa foi substitudo simplesmente em 2003, que nos anos seguintes foi adicionando os canais Action e Happy por fim. A ironia é que tantas mudanças no nome e os canais acabam por ficar quase como se chamavam no inicio (era TeleCine 1 e agora TVCine 1).

O pior é o tempo de exibição dos canais...
Até hoje foram sempre 24h de exibição de filmes todos os dias em cada canal. A julgar pela revista com a programação, agora isso mudou e muito. De Segunda a Quinta temos 12h de exibição em todos os canais, começando pouco depois das 15h e terminando ás 3 da manha. Aos fins de semana muda de horário e começa a Sexta às 7h e termina inenterruptamente na Segunda seguinte rondando as 7h da manhã. Pois bem com os TVCine temos redução de horário e durante a semana não há filmes de manhã.

Sabendo isto, pergunto:
Quem está em casa a pagar estes canais extra e está em casa, o que vê de manhã?
Nada...


Actualização em Novembro:
Faço uma correcção. Na verdade os canais TV Cine exibem filmes durante 24 horas sem parar. A minha observação do tempo nasceu da leitura do guia de programação que exibia inexplicavelmente apaneas algumas horas do dia.

4 comentários:

Anónimo disse...

RRRRR, odiei a mudança....

Anónimo disse...

Eu também odiei a mudança. Não acho nada que esteja melhor. Quando havia Premium, Gallery, etc, sabiamos que os canais eram minimanente temáticos e por isso mesmo, era mais fácil decidir o que ver mesmo quando nunca se tinha ouvido falar num determinado filme... Agora tudo mudou!
E a propósito, estou farta de procurar o guia de programação de Dezembro e não encontro. Será que deixaram de o dispoinbilizar na net?

ArmPauloFerreira disse...

@Todos
Desculpem não ter-vos dado umas palavrinhas mais cedo... mas mais vale tarde que nunca.

Partilho da vossa opinião, apesar de também concordar com eles na mudança num certo ponto de vista.

Não dá jeito nenhum perseguir os filmes novos com o novo esquema de tudo ao monte. Antes sabia que se seguisse o Premium, acabava por ter visto quase tudo o que era recente e estar em dia. pelo meio ainda era surpreendido por filmes que não me puxavam a ver mas quando os via mudava de opinião. E surpreendia-me muitas vezes o Gallery e o Action (o Happy sempre foi fraquinho)...
Actualmente, com os 4 TVCine, nunca sei o que tenho para ver e quando faço zapping neles todos por vezes só aparecem filmes já com algum tempo ou antigos que já os tinha visto a todos e acabo sem nada para ver.

Compreendo a mudança que é ter sempre filmes bons para ver, quer eles sejam novos ou antigos, o interesse deles é ter sempre a nata dos filmes a dar para que o cliente sinta que tem cinema. Nesse espirito, é melhor que o Hollywood e de longe (nunca me prendeu o Hollywood).

Quanto ao Guia da programação ainda não o recebi e estou aborrecido com isso. Em tempo telefonav logo aos primeiros dias do mês a perguntar mas parece que ando a perder a paciência para isso...
Fiz o download do Guia de Dezembro pelo site da TV Cabo:
http://www.tvcabo.pt/Televisao/CanaisTVCine.aspx

Anónimo disse...

nao gostei nem um pouco dessa mudanca.antes eram filmes em dias,agora ate aqualidade de imangem e uma merda.pssavam muito suspence mais agora e so drama si poderem mudar agradecia