sábado, 6 de outubro de 2007

O que nos diz o perfil de um blog

"A imagem de um blog — credibilidade à vista", o título é de um post do blogue Mac2  e que surgiu devido a um artigo publicado anteriormente no blog Quick Sprout.

Leiam primeiro o post do Mac2 para se colocar dentro do contexto do que foi dito e podermos avançar.
Poderão encontrar por lá o meu comentário e o de outros que se interessaram.
Rebusco esta história, que penso eu bastante pertinente pois deve atingir todos os bloggers.

Afinal que informação deveremos tornar pública a nosso respeito num blog?

A questão da foto, que tanto se debateu a Maria João Valente é a mais saliente. Ter informações de perfil e principalmente ter uma foto nossa significa dar-nos a conhecer ainda mais do que dizer que gostamos disto ou daquilo, ouvimos música desta e daquela, etc.
Realmente a exposição torna-se maior mas provavelmente deverá se tornar mais interessante para quem chega ao blog de álguém que se identifica sem complexos e não se esconde.

Todos têm uma opinião sobre o assunto e cada caso é um caso.
O que deverá influenciar a natureza do blog em questão é aquilo que se fala e o seu tema. Essas condições poderão levar o blogger a optar pelo anonimato total (nem o nome ter presente). A net é uma coisa interessante e de muitas possibilidades, pelo que facilmente outros com mentes retorcidas se poderão aproveitar inapropriadamente de informações e imagens.
Será certamente por insegurana, receios ou outros temores, que muitos bloggers mesmo quando o seu tema é normal, simples e sem provocar nenhum mal, mesmo assim optam por se esconder. Estão totalmente no seu direito e devem ser apoiados na sua decisão.

Muitos escolhem um certo anonimato por outras razões. Porque existem temas demasiado íntimos, de cariz sexual e suas tendências, de cariz confessional, com relatos da vida não de um mas que atingem outros (companheiros, amantes, etc) e outros temas mias difíceis como poderão imaginar.
Outra razão poderá ser o mesmo blog ser editado por uma equipa, que o uso da foto (não sendo de grupo) poderá não ser a melhor ideia podendo melindrar.

Também há a questão de a pessoa que publica não saber como lá colocar a foto. No caso dos blogs do Blogger, colocar a foto é um problema porque simplesmente não a adiciona directamente. É necessário ter a imagem publicada nalgum lugar da net para ela aparecer. Acho que aqui o Blogger poderia ser mais maleável, pois se podemos colocar uma imagem num artigo facilmente, também o "Perfil" deveria ter a mesma capacidade. Existe a técnica de colocar uma foto nossa num artigo e depois a usar para o "Perfil", mas não é a mesma coisa (e por vezes falha).

A foto que tenho colocada aqui resulta da utilização de uma que tinha publicado algures. Poderia ser uma melhor mas não havia mais escolha. Não é das melhores fotos e poderá dar uma ideia algo tonta ou estúpida da minha pessoa. Mas é aquela que posso ter agora...

Não sei o que acham destes detalhes e interessa-me muito opiniões vossas sobre o assunto. As pessoas em geral gostam que as coisas que procuram apareçam mas nem sempre dão o seu feedback. É muito útil e importante esse feedback pelo que gostaria que comentassem sobre este assunto e quem sabe até relatar as vossas experiências sobre o perfil.

Curiosamente, no sentido mais extremo desta questão, faz-me uma certa confusão o crescente uso dos sites de partilha como os Hi5, Netlog, Flicker e afins. Parece que quem participa nestas comunidades (e esses sim) não têm qualquer problema em se expôr (por exemplo esta jovem como refere o blog 2MagicMinds)...
São opções que cada um tem a liberdade de tomar...

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado pela referência.

Spmp disse...

admito k sou das que tentou postar a foto e como deu erro, e aquela era a minha foto favorita...nunca mais tentei lol(eliminei o outro pq a minha barra de espaços anda a fazer greve, e isso pode originar alguns mal entendidos)

ArmPauloFerreira disse...

"Sibila",
Gostava de ter uma maior expressão tua sobre o que achaste de tudo o que aqui está dito neste post e se também ficaste melhor contextualizada sobre o meu comentário no blog do "jorge".
Espero que não hajam mais hurt feelings contigo.

Mas já vi avanços teus muito curiosos a respeito da imagem do teu blog.
O teu blog tem algumas coisas bem "faladas" e entraste também no campo do humor mas é obviamente interessante para a maioria que te conhece e com quem te relacionas.

Diz coisas, obrigado pelo comentário e visita. Regressa e divulga...
Fica bem!

Spmp disse...

olá :D

obrigada pelo elogio ao meu blog, a verdade é q o criei com a intençao de postar tudo o que escrevi ate hoje e se calhar fazer dele o meu "diário internautico" lol mas de qualquer forma ando sem mta inspiraçao :D quanto ao que esta aqui escrito neste post, a minha opiniao é que muita gente recorre ao blog para,como eu,expor duvidas pessoais, problemas, introspecçoes, desabafos e, para tentar encontrar alguem que se identifique com estas mesmas questoes.

acredito que muitos nao postam a fotografia com vergonha de admitirem publicamente qualquer ponto de fraqueza...admito que inicailmente eu tinha uma fotografia bastante desfocada minha pq tinha receio de ser julgada, mas depois mudei completamente de ideias e vi que nao tinha logica, se eu tive coragem de criar um blog para falar de mim, qual é o problema de por uma foto? quem gosta do que eu escrevo, gosta, quem nao gosta que ponha a borda do prato...

nao estou com isto a dizer que é falta de personalidade nao colocar foto no blog, mas que é meio caminho andado para nos admitirmos como pessoas com defeitos e virtudes, com historias boas e mas pra contar, e tenho a certeza que, mesmo assim haverá sempre alguem que ira compreender o que eu escrevo, que nao vai julgar...oficializar-me como sibila, pelo menos a mim, ajudou-me...

(desculpa o testamento looooooooool)

p.s. mais uma vez, obrigada pelo comentario e espero k m revisites brevemente :D