terça-feira, 16 de outubro de 2007

A revolta sobre o Windows Vista e a opção Linux

Noticia a Ciberia que, "A Consumentenbond - uma associação holandesa de defesa do consumidor - apelou par que todos os consumidores peçam especificamente o Windows XP quando comprarem um PC novo. Recorde-se que o Windows Vista vem pré-instalado na maior parte dos computadores disponíveis no mercado.

Para além disso, a organização também pretende que as lojas de computadores substituam o Windows Vista pelo XP nos computadores dos clientes que tiverem problemas com o mais recente sistema operativo da Microsoft.

Após conduzir um inquérito que, em menos de cinco semanas, recebeu 5.000 queixas sobre o Vista, a Consumentenbond defende que este sistema operativo tem «vários problemas graves» e que «ainda não está pronto». A maioria das reclamações prende-se com a incompatibilidade de impressoras e hardware, bloqueios do sistema e periféricos lentos.

Esta tomada de posição surge após a associação se ter reunido com a Microsoft e esta se ter recusado a fornecer uma cópia gratuita do Windows XP a todos os clientes que estão descontentes com o Vista.

No entanto, a Microsoft «oferece o Windows XP aos clientes empresariais quando estes têm problemas», disse um responsável da Consumentenbond, citado pelo site "Expatica". "


Linux entra nas salas de aula da Rússia


Prevê-se que em 2009 o Linux esteja instalado nos computadores de todas as escolas russas.

Um projecto piloto destinado a treinar professores e alunos na utilização do sistema operativo livre e de código aberto está a ser testado em três regiões da Rússia, avança a BBC. O objectivo é reduzir os custos com as licenças de software. As restantes regiões vão poder instalar o Linux como segundo sistema operativo.

A maior parte dos estabelecimentos de ensino da Rússia utilizava software pirata, mas a entrada do país na Organização Mundial do Comércio (OMC) levou a que se optasse por uma solução legal, devido às rígidas leis da OMC em relação à pirataria, disse à BBC Alexey Smirnov, director-geral da ALTLinux.

«Uma decisão possível seria comprar licenças para todo o software utilizado - mas com tanto software a ser utilizado, era demasiado caro... por isso tomou-se a decisão de utilizar software gratuito, ainda que não imediatamente, mas nos próximos três anos», explicou.

Smirnov defende que os custos aumentarão no curto prazo, já que os professores terão de receber formação sobre os novos programas e preparar novos exercícios para os alunos.

No entanto, o responsável da ALTLinux não tem dúvidas que «o software livre é suficientemente bom para as escolas» e acredita que os professores «devem testá-lo», até para «terem alguma escolha».


Uma ideia minha...

Comprem computadores Apple actuais (com os processadores Intel multi core) e aí as escolhas serão ainda maiores. Podem lá instalar a par do Mac OS X (superior a todas as outras opções), os Windows XP ou Vista e também o Linux. Pelo meio ainda têm a componente Unix do Mac OS X.
Há computadores fantásticos, não há?

Sem comentários: