sábado, 29 de dezembro de 2007

Como enviar por e-mail ficheiros grandes?

Como enviar por e-mail ficheiros grandes?

Ora aqui está uma questão que deve de assaltar a mente de muita gente na hora de querer fazer chegar a alguém ficheiros com dimensões anormais para serem enviados por e-mail.

Vamos imaginar que tem um ficheiro de 40Mb ou algum projecto ou uma pasta cheia de fotos/músicas, etc e que os pretende entregar.
 
Há varias opções para isso mas as mais comuns serão não enviar o e-mail e gravar um cd/dvd ou passar para uma pen. Mas se a ideia é entregar a alguém, acaba por ficar dispendiosa porque os cds e dvds para tão pouca coisa a gravar ficam caros e as pens nem sempre são de confiança. E por fim, este processo demora tempo (dias ou mais) a chegar ao destinatário.
A ideia de enviar por e-mail continua a ser a que mais nos atrai por ser imediata a entrega. 

Uma outra solução muito interessante é usar serviços web de entrega mas que enviam um e-mail ao destinatério com o nosso endereço.
Soa confuso?
No fundo é fazer chegar à pessoa um e-mail com um link para fazer download do material "pesado" e na hora. É uma espécie de envio por FTP indirecto, mais engraçado e simples de fazer.

Têm florescido este tipo de serviços pela net, tais como o "You Send It" ou o "Send Space", que conheço bem.




Ambos estes serviços dispõem da opção gratuita mas impondo limites: o YouSendIt limita até 100Mb e o SendSpace até 300Mb. Ambos para funcionar precisam, obviamente, que se crie uma conta de utilizador.
O funcionamento é como enviar e-mails por webmail, pois temos de localizar o ficheiro "pesado" e enviar.
Veja o gráfico informativo.

O que custa aqui é fazer o upload... pois depende da ligação à internet que temos e da velocidade de upload associada.
Por exemplo, imaginem um ficheiro de 60Mb: as nets via modems 3G com uploads de 64kbs serão um martirio e demorarão horas a fazer o upload para o site do serviço. Enquanto isso uma boa net ADSL ou cabo com pelo menos 256 (quanto mais melhor) demorarão talvez 20 minutos em upload.

Eu aprecio muito o serviço do YouSendIt e recomendo. Tem uma interface muito catita, quando envia o e-mail ao destinatário dá-nos a saber que o entregou e o arquivo pesado enviado fica disponível para download durante uma semana (chega bem). Inclusive têm até a aplicação YouSendIt Express (Windows e Mac) para usarmos no computador e assim não termos que lidar com estas operações pelo browser. Fizeram ainda diversos plug-ins para aplicações como o Adobe Photoshop, o CorelDraw, Apple Aperture, etc...Muito útil!

E prontos fica assim resolvido como enviar um monte de fotos ou músicas a um familiar ou amigos. Ou enviar o arquivo completo do projecto escolar que estamos a tratar em colaboração com outros colegas.
Para as empresas também é uma boa sugestão pois poupam nos gastos com correio e cds/dvd e no tempo.

Sugiro é que façam sempre uma pastinha, coloquem tudo lá dentro e no fim a compactem para ".zip". O ficheiro zipado usem-no para fazer o upload. Assim o destinatário descarrega e recebe tudo num único arquivo.


O que acham desta ideia e sugestão? Comentem e se tiverem mais soluções práticas partilhem.

2 comentários:

Fabiano de Bragança e Bourbon disse...

seu blog é muito legal e me foi muito util.

abraços

ArmPauloFerreira disse...

Ainda bem que foi útil o artigo para alguém.