sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Renovações de imagem pouco originais da Optimus e do Banif

É muito se tem falado pela nossa blogoesfera sobre a originalidade das recentes campanhas da Optimus e do Banif.

A mais gritante vai sendo a campanha da Optimus pois tem aparecido "material" feito muito antes com as mesmas ideias e soluções gráficas. O jormal independente Meios&Publicidade destacou um post onde é referida esta questão (ver: "Questionada originalidade da nova imagem da Optimus").

É o lettering igual ao da Vodafone, as semalhanças liquidas com o 3Play da TVCabo (e a EDP 5D), as bolhas à lá Nokia Trends e "Compromisso Portugal", etc. 
Nem comento... vejam as imagens!
(Cliquem para ampliar)




O Banif também recriou-se e bastante. Acho o tom de cor  escolhida um pouco questionável. Ao ver as campanhas do Banif pelos sites fez-me lembrar o design que a Apple desenvolveu para o Mac OS X Leopard muito antes.
Cá para mim, como a maior parte dos designers usa Macs (e estão expostos às criações do marketing da Apple), não é de estranhar ficarem tão influenciados... como podem concluir pela imagem seguinte.




Fontes: As imagens "optimus-vs-nokia", "optimusvsvodafone" e "banif-vs-leopard" são provenientes do blog "Brained". As restantes das próprias marcas...

2 comentários:

Anónimo disse...

Confirma-se, és mesmo obcecado pela Apple, só pode. Onde raio é que o Banif foi buscar a inspiração ao Leonard? Por ser roxo? EPA DEIXEM DE USAR AZUL NO LOGO PQ É COPIA TMN E LARANJA PQ É OPTIMUS! ESCANDALO! lol <-

ArmPauloFerreira disse...

Na verdade nem vejo muito pecado no caso do Banif. Apenas é uma coincidência. Foi por outro blog que senti a semelhança (Brained) e a imagem àLeopard tmabém é proveniente de lá (tal como indico no artigo).
Não sou obcecado pela Apple mas importo-me com tudo o que se passa com esta marca. Desgosta me ver imensas vezes casos de uso abusivo dos produtos Apple e depois ver que as pessoas não se incomodam...