sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Mind Da Gap de regresso!!!


Uma das bandas que mais gosto, os Mind Da Gap, regressam às edições discográficas com uma colectânea. A colectânea "Matéria -Prima (1997-2007)", junta numa só edição os supostos melhores momentos criativos desta banda hip-hop portuense, que conta já com 15 anos nesta lida.

Em "Matéria-Prima (1997-2007)" desfilam imensos dos melhores temas dos 4 álbuns da banda: o magnífico "Sem Cerimónias" (1997), para mim a melhor edição hip-hop nacional de sempre; "A Verdade" (2000); "Suspeitos do costume" (2002) e "Edição Ilimitada" (2006).

Juntam ainda 3 novas canções: "Dar o Máximo" com a participação de Kika Santos, "Não tenhas medo" e "Se Assim For".
Promete!


Mas... É pena terem só restringido a selecção dos temas pelas edições de longa duração que lançaram (entre 1997 e 2007).
É que o bom conhecedor dos Mind Da Gap, tal como eu sou (ainda eles nem sequer tinham lançado CDs), sabe que o momento mais significativo dos MDG está ausente na colectânea. É que não se admite comprar uma edição deste calibre e não estar lá o já raro tema "Piu Piu Piu"!?
Então como é rapazes???

E em sequência a este tema tão célebre... a completa ausência de faixas do verdadeiro primeiro lançamento em Cd que fizeram, que é o EP "Mind Da Gap" (1995) que além de uma versão diferente do "Piu Piu Piu" continha ainda mais 5 interessantes canções, sendo uma delas com a participação de Melo D (na impressionante "Dádiva).
Enganem-se aqueles, que me estão a ler, que sei perfeitamente o significado do titulo inteligente da colectânea quando estes adicionam a pequena deixa "1997-2007". Exactamente aí está tudo dito e eles lá terão as suas razões para quererem ocultar os seus primórdios.
É que seria mesmo muito mais interessante terem recuado mais no tempo para termos finalmente em edição CD o tema "Piu Piu Piu" na versão original que tomou Portugal de assalto em 1994.
Recordo com saudosismo os tempos que esperava pelo programa de José Marinho, na Antena 3, só para poder ouvir os Mind Da Gap.

Outro facto de grande valor seria também incluírem algum material do EP "Flexogravity" (1996) que lançaram em conjunto com os Blind Zero (outra banda portuense). É que as faixas do memorável "Flexogravity" são de alto nível (arriscaram mesmo numa faixa fazer algo em estilo trip-hop com Miguel Guedes na voz e guitarra à gangster a ilustrar um cenário cinematográfico.
É por razões como as que deixei que me desanima em grande parte esta edição à lá "greatest hits".


Noutro sentido fiquei algo triste por não encontrar os Mind Da Gap na iTunes Store para poder adquirir apenas as 3 novas faixas. É que tenho tudo que eles editaram (4 primeiras edições em CD autografados pessoalmente pelo DJ Serial com quem gostava muito de falar na altura sempre que o encontrava) e obviamente tudo o que está na colectânea excepto as 3 novidades referidas.


Dei uma saltada à FNAC online e por lá está anunciada uma edição exclusiva da FNAC com dois discos e autografados pelos 3 membros da banda. Cerca de 15€ por 35 músicas vale bem a pena (vejam por lá o alinhamento desta edição especial)... especialmente para quem não tem nada de Mind Da Gap.
Mas para mim... é uma pena mesmo assim.

Por falar em FNAC, fica aqui o aviso ao interessados que, os Mind Da Gap vão estar hoje, dia 22 de Fevereiro, na FNAC de Braga às 22h. Seguem-se as FNAC do Porto, dias 23 no NorteShoping e dia 24 na loja da rua Sta. Catarina, sempre às 17h.
Rumam depois para sul a 28 de Fev (FNAC Alfragide), 29 (FNAC Almada) e a 1 de Março na FNAc do Colombo em Lisboa.
Saibam mais sobre os MDG no site oficial e pelo MySpace.


"Dar o máximo"


Sem comentários: