segunda-feira, 3 de março de 2008

Afinal, porquê escolher o MacBook Air?


Numa voltinha pelo blog iPhil, deparei-me com uma abordagem feita pelo Phil sobre escolher o MacBook Air, quando o MacBook e o MacBook Pro são mais bem equipados, melhores nas especificações e principalmente muito mais baratos que o Air.
É muito pertinente arranjar uma justificação boa para se escolher um Air e não um dos outros portáteis da Apple.

O blog Mac2 tem algumas justificações sobre optar por escolher o MBAir (até lhe juntou previsões do futuro).

Eu acho que todos os que pensam num MacBook Air passam por sentimentos de culpa pelo simples facto de terem para si mesmos de arranjar uma justificação para escolherem este modelo.
Ele é tão especial que esse sentimento poderá saltar no imediato mas eu penso que o pecado do Air é ser muito apelativo. É que na verdade, neste modelo e pela primeira vez na Apple não é pela procura das altas especificações que se escolhe um Air.

Existem outros factores que pesam na escolha do Air. Contudo, não são quantificáveis pela simples análise das especificações.
O Air é um produto especial da Apple dedicado a um nicho muito próprio. O status de exclusividade que dá, o aspecto mínimo que tem, o facto de ser tão leve e fino, têm outro peso na escolha.
Pode-se ter algo que se pode comprar por menos dinheiro e com mais capacidades mas que depois não tem o mesmo status.

Se todos nós optássemos só pelas caracterísiticas, não se vendiam Mercedes, BMW, Audi, etc.. Andávamos todos de Clio ou Polo ou Ibizas, etc.
Ou compravam-se fatos de executivo "baratuchos" a 100 euros e ignorávamos que também existem fatos de 500, 1000 ou 2500 euros... Rapidamente questionava-se para que existem lojas de pronto-a-vestir como a Decenio e outras do mesmo segmento. 
Se o caso for a diferenciação do factor status o Air terá impacto e relevãncia. E muito...

Afinal de contas, um director aquando de uma reunião para quebrar o gelo falará do quê? É claro que vai falar das suas "coisinhas" novas para impressionar também os outros. E quando se está em prosperidade a sua presença e aquilo que tem e aparenta, constroem e ajudam a definir a sua posição. E nesse mundo o respeito por vezes também provém daí desses factores não quantificáveis.

Por isso os telemóveis fazem imensas coisas para escritório nos dias de hoje e esses senhores têem-nos. Mas saberão utiliza-los devidamente? Se calhar não... Saberão levar ao limite o GPS de última geração? Não!
Quando contam que a sua sala tem uma grande televisão nem sequer sabem dizer se ela é LCD ou plasma ou se é full-HD... mas estas coisas contam muito para fechar negócios.

Eu imagino um cenário assim: o director que se apresenta pela primeira vez numa reunião e "saca" do meio dos seus relatórios e demais documentos A4, um envelope. De dentro do envelope sai um MacBook Air... Nessa reunião o que vai marcar vai ser esse acto e a forma como depois dele conduziu a sua visão. Se tudo correr bem, o seu atrevimento vai ser compreendido por ser o inovador que precisam e de alguém muito à frente e capaz de levar a empresa a rumos que a direcção pretende. E se ele na vida já se conduziu ao ponto do aparato que tem... então isso vai representar o mesmo para a empresa.
"Negócio fechado!" ou "Já sabemos quem vai ser o próximo director!"... poderá passar nas cabeças da administração. O status é importante também e é isso que vos pretendo transmitir.

Eu ainda acrescento por fim que existe o factor terreno: andar com o Air ou o Pro na rua são coisas muito diferentes. Se o profissional que anda sempre na rua (especialmente aqueles que ficam a semana fora de casa) dias mais tarde vai optar pelo Air porque... porque sim!
Tenho um conhecido, que tem um Air, que me revelou que afinal as ausências de portas, etc, não faz diferença nenhuma até porque usa-as pouco na rua e quando é necessário é só uma que está a necessitar nesse momento. E saber usar as tecnologias de hoje fazem mudar a apreciação ao Air e a sua suposta ausência (ter Wi-fi disponível no hotel ou no shopping, os alojamentos de dados on-line, só para citar alguns exemplos). Com o uso no terreno, as ausências acabam por ser o seu trunfo. É que as costas e ombros também mandam...

Cada qual é que sabe o que quer e o que gosta. O Air não é indiferente a isso!
Saibam mais sobre as minhas apreciações ao MacBook Air noutros artigos que já publiquei. Comece pelo artigo "MacBook Air: detalhes e considerações a ter em conta" clicando aqui.

6 comentários:

Anónimo disse...

Sem duvida o Air é um portatil com um Design muito bom, para um director de uma empresa e etc...

Mas escrever que será por isso que se fecha um ngocio ou mesmo que se passa a director de uma empresa, por amor de Deus, esta Gente Trabalha ao menos??Secalhar o que conta menos será todo o aparato e mais os SkiLLs, não?
shame on You...

ArmPauloFerreira disse...

Não estou a afirmar que é exactamente assim que se passam as coisas no mundo. Estava a fazer uma suposição como um modo de dar um exemplo daquilo que pode impressionar.

E olhe que nem tudo se passa assim é certo mas na vida tenho apreciado que os "donos" de empresas e imensos administradores são pessoas que nunca foram doutores mas que ergueram empresas à custa do seu trabalho e esforço. Acontece é que em muitos casos esses mesmos administradores têm poucos estudos (alguns apenas a antiga 4ª classe ou menos). Esses "donos" de empresa gostam de ver naqueles que lhes servem progressos e isso inspira-lhes muitas das vezes confiança.

A minha abordagem foi tentar reflectir um pouco essas situações também. E lançar mais uma opinião não é sinal para me atacar com um "shame on you"... Compreenda o meu artigo com alguma abertura. OK?

Anónimo disse...

esses mesmos admin. que têm a 4ºclasse se reflectir bem, muitas das vezes crescem a custa de exploração de empregados, de notar que foram esses mesmos admin. que queriam que uma lei de despedimento sem justa causa fosse para a frente...

Os Gestores com formação e com regras/personalidade/etica , não se deixam influenciar com coisas destas, mas sim pela performance que têm durante apresentações e execução de trabalho!

Em relação ao MacBook AIR, na minha opinião é um portatil para Raparigas, ou mesmo apra pessoas que só usam Work/Excel/Power Point, nada mais...

De facto não posso deixar de concordar que tem um design fantastico, sim tem...mas as suas caracteristicas são as que já sabemos!

Peço desculpa talvez da forma como escrevi o ultimo topico, mas não gosto de ver ninguem a relactar coisas do genero...

Cumprimentos.

ArmPauloFerreira disse...

Pois meu amigo mas são esses quase sem escolaridade que têem a massa.
Já percebi que se sente ofendido como o meu artigo e que não nutre nenhuma apreciação pelo Air. Tudo bem! Cada qual tem a sua opinião e forma própria de ver as coisas.
Contudo, acho positivo que cada um possa ter a liberdade de expressar a sua versão/opinião.

Não é minha intenção ofender a classe (que me parece também a sua). E sim é o mérito que conta. Mas nos dias de hoje fazer bem já não chega. Também é preciso parecer e convencer que fez bem. Isso já e outra conversa.

Se fosse assim os admnistradores e afins não compravam brutos carros só porque o podem pagar. É por muito mais razões...

Seja mais positivo. Fique bem. E volte que gostei da sua abordagem e visão diferentes.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Lamento muito esses "empresario" dos brutos carros, que até têm coleções deles (saio uma vez uma noticia disso no publico) onde vão para a empresa em carros ditos "normais" para os empregados não saberem que têm coleções de Ferraris e etc, e no entanto esses mesmos não pagam ordenados aos empregados, e não é só um ou 2 messes de atraso , são "n" messes, não é a minha maneira de estar no mundo empresariaL, e muito menos essa a minha visão, para ter uma ideia, como administrador, sou o ultimo a receber o ordenado... E defendo que assim é que deveria ser em todas as organizações!

Claro que percebo também perfeitamente o embate ou surpresa quando alguem numa reunião/apresentação saca so seu belo MB.AIR, tal impacto que poderá surpreender, mas não irá surpreender se a performance não corresponder , logo o AIR ou o Ferrari não valeram de nada!

Desde já os meus parabens para sua abertura a opniões diferentes! Gostei bastanto de escrever aqui , apesar de não ter postado da melhor forma o meu primeiro comentario.

Cumprimentos

ArmPauloFerreira disse...

OK "Anónimo". Mas mantenha as coisas sempre positivas, OK. Só assim se consegue viver quando tudo por vezes parece estar contra nós. Sucesso para si!

E da próximo assine com um nome...