quinta-feira, 15 de maio de 2008

Microsoft lançou várias actualizações para Mac

Nos últimos dias ou semanas, o departamento da Microsoft, baptizado de Mactopia e que está encarregue do software para Mac, disponibilizou actualizações do seu software emblemático. Primeiro foi o Desktop Remote, a semana passada o Messenger 7 e nestes dias o SP1 para o Office 2008 for Mac.


Remote Desktop Connection


Esta poderá não ser uma das menos conhecidas e pouco usadas aplicações pelo pessoal dos Macs mas é uma aplicação muito curiosa. Este Remote Desktop Connection Client for Mac (quando será que darão nomes curtos para tudo o que é mundo Mac?) serve para fazer aparecer no monitor do seu Mac, uma janela que é exactamente o ecrãn de um PC que tenha por perto na rede e funcionar nele. É uma função idêntica à partilha de ecrãn (screen sharing) presente no Mac OS X Leopard.

Deverá dar muito jeito e ser mesmo uma forma simples e rápida de ter o Windows no seu Mac, embora remotamente. Permite usar as aplicações do PC como se estivesse em frente a ele.
A boa noticia aqui é que funciona apartir de Macs com processadores PowerPc. Acaba por ser um bom substituto de um VirtualPC também...



Messenger 7 for Mac


Nova versão do famoso MSN mas para Mac.
As novidades não são muitas e à partida até lhe parecerá igual à versão 6.

No entanto, este Messenger 7 for Mac divide-se em duas abordagens para dois tipos de conta MSN: a de uso pessoal via Live Messenger e a de uso empresarial quando se está conectado via Office Communications Server 2007, ou seja tem funcionalidades extra para esta última.

Assim agora mostra os contactos via Bonjour, permite atribuir nicknames aos contactos e nada mais de especial. No entanto os utilizadores empresariais têm direito a fazer chamadas de video e voz. Unicamente estes corporate users pois os de Live Messenger (quase toda a gente que usa MSN) não têm direito nem ao video nem voz. Decepcionante mesmo que é esta nova versão.

Assim se com o MSN só se pode fazer o chat escrito, como sempre foi durante todos estes anos... é sinal que somos tratados em Mac de forma bem diferente dos utilizadores Windows, que têm à disposição versões bem mais avançadas e com todas as funcionalidades.
Se já usava o Adium ou outra aplicação de chat para comunicar com o pessoal do MSN (eu uso o iChat com um transporte de MSN via Jabber), não vale a pena mudar pois ainda não há justificação verdadeira para isso.


Office 2008 for Mac com SP1


O bastante famoso Office 2008 for Mac foi há poucos dias servido com uma grande actualização de vulto com o lançamento desta actualização Office 2008 SP1.
Não vou aqui enumerar as melhorias pois não tive ainda a experiência com o Office do SP1 (já vão perceber porquê). Apenas indico que segundo dizem, melhorou bastante a nível de performance tanto em arranque ou a abrir ficheiros ou durante o uso com ficheiros grandes. Foram também corrigidas vulnerabilidades para o tornar mais seguro.

Uma volta pela blogosfera deu-me a conhecer que este Service Pack 1 para o Office 2008 ainda não estará bem afinado como deveria ser:
- Diz António Lopes do blogue "The tech in me" para não instalarem este SP1 porque depois da actualização o seu MacBook Pro começou a ter um comportamento anormal com aquecimento e a consequente elevada rotação das "turbinas" de refrigeração do portátil. Afirma que até parece que iria levantar vôo.
- Outro blogger, o Carlos Serrão do blogue com o mesmo nome refere problemas com o assistente de registo a lançar-se sempre que uma aplicação do Office arranca. Pelos vistos fez tudo o que a aplicação pedia e mesmo assim continuou a incomodar no arranque. O problema aqui é que se o assistente não considera que ficou tudo bem, nenhuma aplicação do Office arranca.


Ora é aqui, neste último ponto citado, que passo agora a referir o meu triste exemplo também (a razão do "já vão perceber"). Este assistente exige que se corresponda em todos os passos da configuração, que é online e feito em regime de Live Messenger. Têm inclusive de ter um conta Live Messenger na Microsoft, usar a vossa conta com todos os vossos dados e ainda, obviamente, preencher o número de série que acompanha o seu Office 2008 for Mac. O problema que levanto prende-se com os regimes "fora do legal" (software copiado de um amigo, ou sacado pela net...). Assim, depois de instalado o SP1 se não ficar devidamente registado no site da Microsoft... nenhuma aplicação arranca! Nada funciona abrindo-se apenas o registador...
I'm really fucked now!!! Bom vou-me ocupar a re-instalar a versão inIcial sem SP1... e entretanto voltar a pôr em dia o meu querido NeoOffice.

4 comentários:

JPCarvalhinho disse...

quanto ao MSN é preciso esperar.

Em tempos num post no blog do MacBU foi indicado que tal iria acontecer. O que se passa é que este messenger para mac 7.0 já tem os codecs necessários para video e som, mas as plataforma live publica ainda não está actualizada...daí funcionar em ambiente interno servido pela nova versão do comunications server.
Temos só que esperar que a plataforma LIVE seja actualizada com os codecs para passar a estar disponível... podemos dizer que estamos um passo à frente do msn para windows :)

JPCarvalhinho

ArmPauloFerreira disse...

Pois, pois...

Eu sabia disso dos codecs mas a realidade é esta: não há videochamada com o MSN de Mac. No Windows têm à muito tempo. Se a vontade fosse maior da Microsoft, já estaríamos à altura do Windows mas não me parece que assim seja. Dá-lhes jeito continuarmos assim...

Não acho portanto que estamos um passo à frente... estamos muitos atrás ainda no aspecto geral.

Se a Microsoft fosse inteligente, baseava os codecs em XMPP e acabava com o problema da interoperabilidade também. E repara que uma conta Gmail no iChat permite fazer videochamada, ou só chamada de audio... e faz-se chat com todos os IM baseados em Jabber.

JPCarvalhinho disse...

Sim mas creio que o Jabber só trata da sinalização, ficando da responsabilidade do programa cliente a capacidade de interagir... ou seja... ligares de um ICHAT para um SAPO Messenger com duas contas gmail... não deve funcionar. Creio eu de que...

O problema é que os codecs antigos ainda estavam em "powperpc nativo"... estar a refazê-los só para aguentarem uma coisa a boiar por mais um ou dois meses era ridículo...

Mas sim... para já não funciona... o bom bom era o Ichat aprender algumas coisas com o Adium.. mais não fosse para meter

ArmPauloFerreira disse...

Ó JPC... o meu maior gosto era ver a Microsoft abandonar o seu standard privado para o MSN e vê-los a adoptar o mundo da interoperabilidade Jabber.

Uma qualquer conta Jabber comunica com qualquer outra que tenho um serviço baseado em Jabber.
Por exemplo o meu i-chat tem unicamente a conta do Gmail. Assim consigo falar com todos do gmail, do sapo, da netcabo, qualquer conta de chat de servidores de empresa (lá está em XMPP/Jabber).
Um MSN só dá com quem use o mesmo serviço. No fundo faz lembrar o Skype, o Yahoo e mais alguns que têm regimes proprietários.

Se abrires uma conta Gmail e meteres os dados no ichat também poderás fazer chamadas de audio e/ ou video com outra pessoa que use uma conta gmail no iChat. E suporta mais que dois a conversar (já tive 3 por video).