sábado, 17 de maio de 2008

Nostalgia dos anos 80: genericos de programas infantis (parte 2)

Regresso com o segundo artigo sobre a nostalgia dos anos 80 dedicado aos programas infantis (pode consultar o primeiro artigo clicando aqui). Este será o último dedicado à infância. Nos seguintes falarei de outros assuntos. Mas vamos lá ao que interessa agora...


Dartacão e os Três Moscãoteiros

Este tinha sem dúvida o melhor jogo de palavras. Era tão bom que ficava confuso se a palavra correta era "Mosqueteiro" ou "Moscãoteiro". Uns anos mais tarde quando vi um filme com pessoas reais, as personagens parecia ter nomes errados até...
E a canção do genérico era, para mim, das melhores e mais memoráveis de sempre num programa infantil. Até na escola se cantava com orgulho temas como este.
E havia aquele lema célebre: Um por todos, todos por um!




Vitinho

... este não é de um programa infantil mas era dirigido às crianças diáriamente e acabou por ser marcante para uma geração. Talvez até traumático... pois simbolizava que nós as crianças da altura já não podíamos ver mais televisão apartir do momento que passava o Vitinho.
Ainda me lembro de frases como esta:
"Oupa! Já deu o Vitinho! Cama!!!"


E como não vamos já para a caminha (porque já somos todos "grandes" agora)... dá tempo para recordar outra serie infantil incontornável.


Sitio do Pica-Pau Amarelo

É obrigatório e deve ser referida em tudo o que seja nostalgia dos anos 80 (a série começou nos finais dos anos 70 mas por cá a popularidade foi maior nos 80).
Este série brasileira era a nossa novelinha repleta aventuras, da sabedoria e ternura dos mais idosos e principalmente pelos mundos fantásticos por onde fazia as suas incursões em cada temporada (recordo com grande nostaliga uma das temporadas que tinha os mais populares super-heróis alojados na taverninha desde o Mandrake ao Super-homem... não faltavam lá as delicias da nossa imaginação). Também uma palavra para os actores que tinham uma dedicação especial e doação á "novela" impressionante. A boneca de trapos que falava (à custa de uma pílula milagrosa passou a falar...), à "vovozinha"... enfim, tempos mágicos e inocentes mesmo.



Como poderão reparar, faltaram aqui imensas animações dos anos 80 que mereciam igual destaque. Animações infantis memoráveis como a Heidi, Marco Polo, Era uma Vez... (o Espaço! ou o Corpo Humano), Vicky o Pequeno Viking, Os Estrunfes, e tantos outros que agora a minha memória já nem recorda.

Nos dias de hoje acredito que só os mais pequeninos (± menores de 7 anos é que apreciam boas coisas -Ruca, o Noddy, o Bob, etc), pois os mais graúdos é só animação com imensa pancadaria e temas mais fortes.
É caso para se recordar aquela cantiga: "Ó tempo volta para trás..."

5 comentários:

Anónimo disse...

Ahhhh....

As saudades que eu tenho do Dartacão... De chegar a casa de pois das aulas, fazer umas sandes ou uma tijela de cereais e sentar-me no sofá a ver o Dartacão. Tempo, volta para traz...

ArmPauloFerreira disse...

E havia tantos tão bons assim!

Nuno Pereira disse...

Dartacão até nas discotecas cheguei a contar a musica....

Se tivesse que eleger o meu programa de Tv favorito de todos os tempos essa maravilhosa serie era um serio candidato

Hugo disse...

Há muito tempo procuro adquirir a série infantil dos anos 80 "Noeli". Contudo não tenho tido sorte nesta demanda. Assim peço vossa ajuda para que indiquem como e onde poderei obter esta série infantil que marcou minha infância.
Aguardo esperançoso pela vossa ajuda.

ArmPauloFerreira disse...

@ Hugo: Lamento mas não o posso ajudar muito nisso. Nem estou a reconhecer pelo nome.
Tente no blog "Cine 31" ou no "Um dia fui ao cinema"... pode ser que até saibam mais e lhe deiam mais pistas (os links estão na barra lateral).