quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ainda sobre a greve dos camionistas...

Imagem de Bruno Gaspar do blog Correio Azul


Afinal para que serviu a greve dos camionistas?

Satisfizeram-lhes poucas exigências e a maior de todas, a criação do combústivel profissional de menor custo para as empresas, não foi satisfeito. A resposta maior é que mal foi levantada a grave, as marcas de combustível nacional aumentou-o logo na noite seguinte. Quer-se dizer: fizeram greve para pedir preços melhores para enfrentarem o dia-a-dia e a resposta foram mais aumentos.

Juntemos a isto, o exagero que os camionistas mostraram no comportamento para com os seus próximos de profissão com 1 morto e vários feridos, camiões danificados, imenso material estragado (é uma heresia ver estragar alimentos assim) e muita incerteza provocada nacionalmente.

Mas há contas que depois de feitas mostram aquilo que representou a greve, tal como nos mostra a revista Visão:
"O bloqueio dos camionistas, entre 9 e 12 de Junho, originou uma verdadeira corrida aos postos de abastecimento de combustível, que nesses quatro dias facturaram o triplo da média diária registada entre Março e Maio.
As contas foram feitas pela SociedadeInterbancária de Serviços (SIBS), que gere os terminais de pagamento automático. Segundo a entidade, só no dia 11 de Junho, foram facturados mais de 20 milhões de euros, o triplo do registado nos meses anteriores.
Por outro lado, o prejuízo da paralisação para o sector da camionagem terá ultrapassado os 50 milhões de euros."


É caso para se repetir a pergunta:
Afinal para que serviu a greve dos camionistas?

Como se percebe muito bem, a greve, sob o ponto de vista de quem trabalha, não serviu para nada...
...mas que o protesto gera lucros!

2 comentários:

Peter Gunn disse...

É sempre assim, geralmente a greve nunca trás nada a quem trabalha e por vezes penaliza ainda mais.
É ver o caso das greves dos transportes públicos por exemplo, em que não há autocarros ou comboios mas quem sofre não são os patrões mas sim todos aqueles que se precisam de deslocar quer seja para o trabalho ou para casa.
Nesta greve dos camionistas que tanto queriam afectar o governo, só prejudicaram foram eles mesmos e todos os outros portugueses que dependiam dos seus transportes para trabalhar, comer, viver...

É triste mas é a nossa realidade.

E sem dúvida que é vergonhosa a atitude da Galp de no dia a seguir a toda a gente andar com os depositos vazios, ir aumentar o preço dos combustiveis para arrecadar ainda mais uns milhões...

Um abraço

ArmPauloFerreira disse...

É como muito bem o dizes: as greves na maior parte dos casos não nos melhora em nada...