sexta-feira, 13 de junho de 2008

Observações sobre o iPhone 3G...


Finalmente Portugal terá o iPhone!
A espera até acabou por ser benéfica para todos nós pois o modelo que vai finalmente cá chegar é muito melhor que o original lançado nos EUA há um ano.
Olhando para o panorama do mercado dos telefones 3G, o iPhone 3G consegue ter também um apelo muito grande relativamente á oferta do mercado. O seu factor cool pelo simples facto de operar por toque apenas, o ser um potente iPod, um dispositivo com verdadeira internet e browser a sério, o GPS... tudo num aparelho de aspecto minimalista mas muito adorável, fazendo dele o hit que é (não fosse a campanha massiva que também tem). Mas tem alguns senãos que se podem observar rapidamente.


O que não tem o iPhone 3G...

Sendo um aparelho 3G não tem:
- uma câmera de video frontal para fazer video-chamadas;
- não filma com a sua objectiva;
- não tem MMS;
- não tem uma aplicação de IM/chat/Skype;
- o bluetooth serve apenas para ligar os seus periféricos. Não dará para nos servirmos dele para trocar funny-videos com os amigos. Ou qualquer outra coisa que a malta gosta de passar de uns para os outros;


E tem algumas necessidades também... pois precisa sempre de ter um computador com conta iTunes associado só para ele.
Como acha que a música entra lá para dentro? Ele sincroniza amigos!
Sincroniza os dados que estão no computador (Mac ou PC) e se modificarmos alguma coisa ou acrescentarmos mais dados (na agenda, calendário, fotos, músicas compradas na iTunes Store, bookmarks de safari, e-mails etc), esses dados e ficheiros serão depois sincronizados para o computador de volta. Fixe!

Se não perceber bem isto poderá não se adaptar muito bem ao conceito do ecossistema da Apple. É o mesmo que o aplicado ao iPod...
Saiba mais sobre a sincronização de dados aqui.


...não tem mas que poderá vir a ter!



Apesar de tudo tem a vantagem de ser dos poucos telemóveis que não é estaque nas características desde o momentos que é comprado. O que se verificou com o modelo original, é que á medida que vai avançando o seu uso a Apple vai corrigindo o software e lança updates que o melhoram e até acrescentam funções.
E depois disso temos ainda a AppStore que nos permitirá acrescentar funcionalidades (pagando) por aplicações que o poderão dotar de mais características e ampliar ainda mais o seu funcionamento. Uma das grandes possibilidades que permitirá a AppStore é nos jogos dedicados. E julgando pela keynote... o mundo dos jogos ganhou uma grande consola de jogos. Jogos da Sega e tudo!!!

Acredito que situações como o MMS, a filmagem, uma aplicação de IM (chat), até mesmo a troca de ficheiros por bluetooth, serão possíveis  de funcionar pois pode a Apple a determinada altura actualizar o software do iPhone 3G.
Acho que a parte de poder filmar simplesmente é uma lacuna incompreensível. Seria muito interessante filmar e até fazer o upload do video directamente para o YouTube.
Apenas a video-chamada não dará por não ter a câmera frontal... mas é realmente uma pena não ter a câmera frontal pois ficava mais tranquilo em ter a possibilidade de fazer algumas chamadas de video. Isso não vai dar mesmo!

Mas tenho e dizer que é muito raro eu enviar um MMS e  fazer chamadas de video seria algo ao inicio para ver a funcionar mas que depois teria  raro uso. Basta-me ver esse facto pelas raras chamadas de video que faço no Mac... portanto são handycaps que não maçarão muito o nosso juízo.

Em troca passarei finalmente a ter um iPod completo (quero dizer com video) pois o meu iPod nano da 1ª geração só dava para ver fotos minúsculas. Com o iPhone 3G verei finalmente as fotos gloriosamente.
Vai ser uma alegria, ter um só dispositivo no bolso e ele fazer quase tudo. Vai dar até para de vez em quando espreitar aqui o blogue e quem sabe até fazer um artigo em qualquer lado.


Espaço de armazenamento

E não pensem que 8 Gb é pouco... (ok, 16Gb é ainda melhor).
Com um iPod nano de só 2Gb... tenho tido espaço sempre a sobrar no "bichinho" (entre 150 a 380 Mb). No nano só com 2Gb tenho sempre montes de música, montes de fotos, podcasts, a agenda e todos os calendários... logo o aumento de capacidade para 8Gb vai permitir ter muitas mais coisas. E se optar por 16Gb será ainda maior a loucura.
Ai... que ainda falta tanto para 11 de Julho...


Tarifários

Espero que a Vodafone tenha uma boa oferta de tarifários e boas opções de tráfego.
Se os preços não forem convenientes para a malta... o sucesso do iPhone 3G chegar a muitas mãos cairá por terra. Se rondar os 25 euros mensais um plano que já dê para fazer algumas coisas com o iPhone 3G (falar, mandar alguns SMS e usar um pouco da internet) já será muito porreiro. Mas ainda não se sabe nada em concreto e assim temos de aguardar alguns (longos) dias para as dúvidas se dissiparem.

Sem comentários: