terça-feira, 10 de junho de 2008

WWDC 2008: chegou sem surpreender!

Os rumores mais uma vez tiraram o efeito surpresa à Apple. Roubaram um pouco do brilho à keynote de Steve Jobs, que acabou por decorrer mais uma vez  conforme muitos dos rumores que se foram descobrindo (e de muitos que não se confirmaram -a surpresa foi essa mesmo). E sim, temos iPhone 3G, super-baratinho e já em Portugal a 11 de Julho.

Assim o que saiu confirmado e garantido desta keynote WWDC '08:


- Mac OS X 10.6 Snow Leopard:
nova versão destinada a dar estabilidade e melhorias de funcionamento ao OS X. Desta vez o foco será fazer uma pausa em novas funcionalidades mas lá fomos sabendo que terá um novo QuickTime X, suporte nativo com o Microsoft Exchange, a eficiência do uso dos processadores Intel multi-core, a grande eficácia em 64-bits, uma nova tecnologia dedicada aos programadores, o Open CL... e nada mais se sabe para já.
Ficou confirmado que sairá no espaço de tempo de um ano.

Também saiu já informação sobre a versão Server do 10.6. No que me interessou mais foi desta vez ter um server de Adress Book, que é o que mais me está em falta no 10.5 server.

- Mobile me:
o fim do serviço .Mac que é substituido por este novo Mobile me que pretende dar ao utilizador um serviço centralizado de push-e-mail, contactos, músicas, fotos e afins mas manter tudo isto sempre sincronizado com qualquer dos nossos dispositivos Mac ou Windows ou iPhone/iPod touch.
Continua tal como o .Mac a ser um serviço pago (79€ ao ano) e tem em destaque um espaço de armazenamento de 20Gb;


- iPhone 3G:
Cá está ele para todos nós, devidamente revisto, melhorado e com mais algumas habilidades.
Conectividade à rede por 3G, mapas com GPS, suporte nativo para empresas com o Microsoft Exchange, loja AppStore (para obter aplicações, utilitários e jogos), calculadora científica, melhorias no e-mail e maior suporte a anexos mais línguas internacionais.
E claro, mantém tudo o que o tornava um must: um verdadeiro iPod com video, ligação ao YouTube, calendários, contactos, fotos e camera fotográfica de 2Mpx... só que desta vez a preços de "guerra" com a enorme redução dos preços como os $199 para a versão de 8Gb e $299 16 Gb. A versão de 16Gb também tem a opção da cor branco.
Estará disponível em Portugal (e em muitos países) a 11 de Julho e as operadoras são a Vodafone e a Optimus.



Já se encontra disponível a filmagem de toda a keynote no site da Apple e em podcast.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sorry if I commented your blog, but you have a nice idea.

Azrael disse...

eu estou a pensar comprar um!
mas o problema é o contrato do operador :S
vou tentar mandar vir um na apple store para depois não o activar e assim metia o meu cartão SIM pois há muitas zonas wireless que se pdoe aproveitar :D