quinta-feira, 17 de julho de 2008

A campanha dos reis magos da TMN

Hoje vou fazer uma repescagem de um comentário meu a um artigo de outro blogue (leia-se falta de tempo para fazer melhor post).

É que isto vem a própósito de um artigo publicado no blogue Vitamina Y sobre a continuação da campanha da TMN com os 3 Reis Magos e acho que vale a pena partilhar com o meu público esta discussão muito interessante.




No seu artigo, "Reis magos na praia", Ypslon denunciava:
"Em tempo de férias quem é que anda a passar pela praia? Os Reis Magos da tmn, claro! Sempre a triplicar o saldo dos clientes, mas... não se tornou ridículo de mais? Não é um beco comunicativo sem saída?

A cena é: eu já vi milhares de vezes estes anúncios de triplicar o saldo mas... ainda não percebi muito bem. O anúncio não esclarece. Sou só eu que vejo reis magos, galhofa e uma musiquinha, e esqueço-me do que eles estão a comunicar, ou o problema é geral?

Eu não consigo gostar de um anúncio da tmn...
"


A minha visão destes spots cómicos...

(passo a transcrever o meu comentário melhorado e com mais algumas palavras extras)

A campanha é foleira sim e estes novos spots agravam ainda mais o tom foleiro... mas é precisamente isso que o português em geral gosta ou adora. Iconografia cómica (e se for da despojada de intelectualidade ou profundidade ainda mais adoram).

(...) Estas campanhas são dirigidas a um certo público que provavelmente até precisam que lhes seja explicado como funciona "isso de triplicar". Se o anúncio explicasse muito e não "fosse de rir", na generalidade quando ele passasse até mudavam de canal... Assim este tipo de spot intrigante por ser absurdo e non-sense faz-lhes as delícias e (acredita no que te digo) quando passa na TV nem o vêem como publicidade mas sim como um "réclame muita fixe!". Se é fixe... faz dinheiro.

Por exemplo: O spot do licor Beirão insere-se no mesmo espirito. Quantos não terão reproduzido a mesma situação nos locais que frequentam (cafés da "zona", festas, bares, discotecas, etc) só para se armarem. É sinal de que o foleiro cola bem com mensagens publicitárias.

No fundo junta-se aqui a malta jovem principalmente que usam "telélés" topo-de-gama pra exibirem video de rir com coelhinhos cantadores, animais em peidologia melódica, sapos a andar de mota, as mais escaldantes gajas em cenas de "foda", videos onde o objectivo é o maior número de malcriadices por segundo (falado e encenado é claro) e... muitas mais cenas loucas que nem nos passam pela cabeça!
Assim os 3 reis magos estão em sintonia com "esse" estilo. É a minha maneira de ver estas coisas.


Actualmente não acho assim tão mas os spots actuais (há bem piores), inserem-se no espírito festivo e descontraído do Verão, da mesma forma que os anteriores deixavam no ar a ideia que o rei mago iria dizer uma asneira quando cantarolava no final dos spots da Páscoa.

(Obs: se me vierem bater pela opinião... façam-no de levezinho para não doer muito...OK?!)


Fonte deste artigo: Vitamina Y

Sem comentários: