sexta-feira, 25 de julho de 2008

Uma apreciação ao GPS e Google Maps do iPhone 3G

Como é sabido o iPhone está munido de um GPS assistido pelo Google Maps.

Estes dias li uma muito interessante review ao modo de funcionamento do GPS do iPhone 3G, no site "OmeuGPS.com"

O autor mais habituado a verdadeiros GPS's, utilizou-o e faz observações que merecem ser levadas em conta.
Deixo-vos com algumas partes do referido artigo, para vos aguçar o apetite a lerem a review completa, que está exemplarmente muito bem ilustrada com imensas imagens do ecrãn do iPhone 3G nas variadas situações que envolvem esta função de GPS.

"É interessante reparar que o Google Maps funciona de forma bastante integrada com os contactos. Desta forma, ao escrevermos o nome do local para onde queremos ir, o Google Maps propõe uma série de alternativas retiradas directamente dos nossos contactos."

"Depois de escolhido o destino, o Google Maps começa a fazer o download do mapa para mostrar a Visão Geral. Aqui aparece todo o nosso itenerário. Quer isto dizer que ao contrário dos GPS normais, o iPhone 3G não traz consigo nenhum mapa. Assim, sempre que o usar terá que fazer o download dos mapas por onde vai passando. Espero que isto fique claro, porque quem comprar um iPhone 3G e o usar como dispositivo de navegação por GPS, arrisca-se a gastar uma verdadeira fortuna em tráfego de internet. Principalmente se usar a vista de satélite."

"No entanto, a verdade é que o Google Maps funciona melhor quando estamos a pé, do que num carro. Clicando em "iniciar" começamos a viagem, mas aqui ninguém nos diz - daqui a 300 metros vire à direita - ou - à esquerda - ou, para seguir em frente ou, para seja o que for. O que aparece é a nossa localização e o ponto seguinte da viagem. Mais nada.
Convenhamos que as indicações até estão lá. O problema é que ninguém as diz. No topo do ecrã aparece a indicação do caminho que devemos tomar até chegar ao próximo destino intercalar. Assim que lá chegarmos, devemos clicar na seta que aparece no topo superior direito do ecrã. E assim sucessivamente até chegarmos ao destino.
"

A review acaba por não ser muito positiva para o GPS do iPhone 3G mas mesmo assim o autor ainda destaca detalhes positivos:
"Tem, no entanto, pontos positivos, para os quais devo chamar a atenção. Através do botão pequisar pode encontrar restaurantes, hoteis e outro tipo de estabelecimentos. Pode também adicionar alfinetes com as suas localizações favoritas."

É uma review muito esclarecedora e recomendo a leitura do artigo completo, no site "OmeuGPS.com"


Deixo-vos um video, da At&T, que nos mostra o comportamento do GPS do iPhone 3G como auxiliar de condução.
Podem também ver este video pelo YouTube com a opção de visualizar em modo high-quality (muito melhor para perceber tudo o que se passa no iPhone 3G).


Interessante, não é?

Sem comentários: