quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Novos filmes em estreia: Wall-E (Pixar)


Chega hoje finalmente aos nossos cinemas, o novo filme da Pixar: Wall-E

Como todos bem saberão, a Pixar era aquela pequena empresa de filmes em animação 3D que o visionário Steve Jobs, o tal da Apple, Inc (a empresa criadora dos Macs, iPods, iPhones, iTunes, etc), transformou desde 1986 como o standard da animação computorizada, pelo qual todas as companhias copiam o método. Curiosamente, não são só as "coisas" Apple a servir de inspiração... pois até os "frutos" da Pixar são copiados até à exaustão sem os mesmo resultados e arte.
Hoje em dia a Pixar pertence á Walt Disney... e claro, Steve jobs é um dos maiores accionistas desse gigante da animação. Tudo porque as criações da Pixar, têm a arte de saber contar uma grande história, um traço artístico sempre muito á frente dos outros e com inovações técnicas sempre cativantes mas ao serviço de contar e servir uma história.

Até aqui a Pixar tem imaculadamente percorrido um percurso feito de cinema em estado puro e nos brindado com excelentes obras:
Toy story (1 e 2), Uma Vida de Insecto, Monstros & Cia, À procura de Nemo, Os Incríveis, Carros, Ratatuille e agora o Wall-E.

São filmes que não nos deixam indiferentes.
Fascinam imenso as crianças mas em simultâneo conseguem ter subtilezas em subtextos profundos que agarram os adultos. Estes são filmes familiares por excelência e muito mais que meras animações.

Filmes como o Toy Story 2, o Nemo ou Ratatui são autênticas obras-primas absolutas e o Wall-E eleva ainda mais a fasquia.
Digo, tudo isto para quê?

Para transmitir a mensagem que este novo ópus da Pixar é algo mais que desenhos animados em computador. 

Wall-E, é uma reflexão sobre a solidão e o abandono (curiosamente estreia em pleno Verão, na época onde imensa gente abandona os seus animais de estimação), a esperança e de perseguir a felicidade. Consegue ainda retratar magistralmente o impacto do Homem no mundo e os seus efeitos no ambiente, com a ironia fina de que o único representante da humanidade na Terra ser uma máquina, que se ocupa a recolher lixo durante anos e anos (e é sem dúvida ainda muito interessante reparar no que este robô considera lixo).


Sinopse (via blog Hotvnews) de Wall-E

"A história de Wall-E tem início no ano de 2700 onde, devido ao modo terrível pelo qual nós, Humanos, tratámos o planeta, a Terra é agora, uma gigante esfera de lixo que gira no espaço.

Com o planeta inabitável, a Humanidade foi forçada a abandoná-lo, indo viver para cruzeiros luxuosos no espaço por um período de 5 anos. Para que possam regressar passado esse período, a Humanidade contrata uma enorme corporação chamada Buy N Large com o intuito de supervisionar todo o processo de limpeza. A companhia manda então para o nosso planeta, centenas de milhares de robots para limpar o lixo - os Waste Allocation Load Lifters - Earth Class (os Wall-E). Infelizmente, todos os robots, expecto um, acabam por avariar e 400 anos mais tarde a Humanidade continua a viver em Órbita, enquanto na terra o único robot sobrevivente continua sozinho a tentar limpar todo o planeta.

Com o passar dos anos Wall-E começa a ficar extremamente curioso em saber mais sobre o planeta onde está e sobre os seus habitantes. Acaba por “ganhar” um animal de estimação, a barata Spot e começa a coleccionar objectos relacionados com a Humanidade.

Anos e Anos a coleccionar e a limpar fazem com que Wall-E desenvolva uma personalidade e ganhe sentimentos. Sendo o único robot operacional no planeta, Wall-E sente-se extremamente só e implora por uma companhia… O seu pedido acaba por se realizar quando uma nave chega à Terra com o intuito de saber quais os progressos conseguidos na limpeza e envia uma robot chamada Eve para documentar as descobertas.

Wall-E apaixona-se perdidamente por Eve mas apesar desta ser um robot mais avançado, não está programada para ter sentimentos e como os robots não falam, só podem comunicar entre si com beeps e sons mecânicos. Wall-E tenta mostrar-lhe o que é o amor mas não consegue, e quando Eve termina a sua missão e abandona a Terra, Wall-E recusa-se a ficar para trás e infiltra-se também na nave… dando início a uma grande aventura pela galáxia.
"

Este filme tem sido considerado como um dos melhores do ano, juntamente com o novo Batman ("TDK") e o facto de ser uma animação é apenas um detalhe. O que é importante é a forma como nos é contada uma história. Afinal, cinema é precisamente isso: a arte de contar histórias.

Deixo dois trailers bem elucidativos...





Consulte o site da Pixar para saber mais: Pixar

9 comentários:

Anónimo disse...

O meu filho mais novo vê o Cars 2 a 3 vezes dia. Foi um filme que não me chamou à atenção inicialmente mas agora acabo por ver com ele muitas vezes e tb não me chateia nada. Tenho tudo o que é brindes e acessórios e livros do filme. A mesma febre se passou com o meu filho mais velho em relação ao Monstros & Cª. Acho o argumento do Monstros bestial. Incomparável. Ainda não vi o Wall E mas promete... Em animação,uma palavra ainda para os "outsiders" da Blue Sky com os Idade do gelo 1 e 2. Com orçamentos reduzidos em relação à Pixar conseguiram criar 2 bons filmes.

Anónimo disse...

Faltou uma palavra à produtora que já fez muito mais filmes que a pixar... A Dreamworks produziu alguns bons filmes como são os casos da triologia Shrek, Panda do Kung Fu, Madagascar 1 e 2 Fuga das Galinhas, Bee Movie, etc...

ArmPauloFerreira disse...

O Idade do Gelo 1 é muito bom... lá está preocuparam-se mais em contar uma história bem contada (sem esquecer o humor) e com os menores recuros que dispunham conseguiram fazer algo muito bom. O Ice Age 2 é jeitoso também. Mas há mais animações deste género de categoria, agora eu só acho é que não há assim muitos que contem histórias tão bem e tão profundamente como os da Pixar.

Quem esquece o impacto de ver pela primeira vez o Toy Story na década passada? Dum momento para o outro tudo foi posto em causa pela excelência do filme quer a nível de argumento, quer a nível visual.

Anónimo disse...

Concordo plenamente, tanto em ralação aos Ice Age (1º é bem melhor) e aos argumentos da pixar que são superiores...

ArmPauloFerreira disse...

Os filmes da Dreamworks são bons também na sua maioria. Mas há claramente uma grande diferença entre todas as outras para a Pixar.
Normalmente as outras puxam mais para certos aspectos (tentam usar melhor tecnologia, fazer cenas ainda mais estonteantes, com melhores cores e mais detalhes) deixando alguns outros (argumento, incapacidade de agradar totalmente ambos os públicos crianças e os adultos -descaindo mais para um lado que para outro). Alguns são até patéticos também... Nos da Pixar existe um padrão apenas: excelência e equilíbrio artístico de todas as partes.

Nelson Gago, é a minha opinião e como me revejo nos filmes. É claro que há gostos e cada um tem os seus...

Anónimo disse...

Concordo plenamente....
Todos os filmes da Pixar são espectaculares! Vamos lá ver como se sairam agora com este novo filme...estou curiosa.......já sentei o meu filhote a ver o Cars, mas não deu muito resultado, não ligou muito.......

middle finger disse...

Estou muito curioso em relação a este filme. Acho que não vai decepcionar. A Pixar tem uma capacidade estonteante de transformar objectos ou animais em seres de características e expressões humanas. É isso que mais me fascina, ver como colocaram um robot sem falar a exprimir-se.
Quanto ao debate devo acrescentar (se bem que não percebo muito, mas são os membros da Pixar que o dizem) que eles não recorrem ao motion capture, que segundo percebi aconteceu por exemplo no "Dia de Surf", aquela água toda era verdadeira, enquanto que por exemplo o Nemo foi feito todo recorrendo a computador.

abraços,
Bruno Ribeiro

Anónimo disse...

Este é sem dúvida um dos melhores filmes de animação que jamais vi na minha vida, ao lado da Idade do Gelo 1, Madagascar e Ratatuie.

Eu já o vi por outros meios porque não aguentei a angustia de esperar um mês para que chegasse a Portugal, adorei e vou voltar a ir vê-lo ao cinema para poder aproveitar todos os pormenores.

Quanto à Pixar, para mim são os reis da animação, eles conseguem transmitir emoções e sentimentos de uma forma que mais nenhuma o consegue.

Este filme também tem muito dedo da Apple, primeiro a EVE foi criada pelo Jonathan Ive, designer da Apple que criou o iMac, iPhone, iPod! Depois quando o Wall-E recarrega as baterias, ao ligar faz o mesmo barulho que os Mac fazem.

JPCarvalhinho disse...

Lmebrei-me... lembrei-me era o curto circuito... ;)

http://www.christianitytoday.com/movies/commentaries/images/shortcircuit.jpg