terça-feira, 23 de setembro de 2008

Adobe: anuncia o novo Creative Suite CS4 (contém nota final)

Ora aí estão a chegar novidades fresquinhas da parte da Adobe. Depois de recentemente ter lançado um novo Acrobat 9, eis que temos agora a renovação da gama Creative Suite CS4.

Em suma, seis variantes da mesma suite de forma a adequar-se todos os públicos, profissionais ou não:
- Design Premium
- Design Standard
- Web Premium
- Web Standard
- Production Premium
- Master Collection

Não tenho a dúvida que quem olha para as suites todas, cai logo por atenções sobre a Master Collection. No fundo é este pacote que trás tudo, tudo, tudo... mas cá para mim não me diz nada tanta coisa porque o meu objectivo é a criação 2D e impressão.
Cada um tem os seus objectivos finais (design, pré-impressão, impressão, fotografia, web, video) e é por isso que a Adobe tem várias suites gráficas.
Como tal a escolha deve ser feita baseada sobre aquilo que necessitamos para conseguir "batalhar"... vejam o gráfico.


Passo a destacar o que mais me agradou, mas existem imensas novas funcionalidades e novas aplicações nas várias suites que poderão potenciar imenso a forma de trabalhar de cada um.


- Illustrator CS 4

Finalmente a Adobe contornou a limitação de o AI só ter uma página. Continua sem ser multi-páginas mas tem algo muito parecido e que poderá acabar por fazer o mesmo: múltiplos workspaces. Permite ter vários espaços diferentes e exportar para PDF com essas diferenças. Faz sentido e será muito útil!



Outra enorme vantagem desta nova versão é finalmente ter a possibilidade de visualizar as separações de cores, como já fazia o InDesign. Muito útil.



Há ainda melhoramentos ao nível do uso da aplicação (paletes e menus), pincel irregular, edição da aparência num só painel, transparência em gradientes (aka dégradés), novos controles nos gradientes (á lá CorelDraw e FreeHand  MX) visiveis em pleno layout, melhoramentos ao nível das máscaras de corte (modo de isolamento com mais caracteristicas) com afinação dos cortes, etc, etc.

Saiba mais na página do Illustrator CS4 sobre as novas características. Clique aqui.


- InDesign CS4

Gostei muito da forma como passa a apresentar em tempo real informações de erros de pré-impressão.


Os links passam a ter uma palete mais apetrechada de informações (as infos são personalizáveis ).
Passa também a ter a habilidade de visualizar  com rotação em elementos não horizontais (para não termos de virar a cabeça para lermos textsos verticais ou ver imagens muito inclinadas).
E depois existem as muitas facilidades de integração com a web (não me dizem nada) e o suporte muito mais completo com o Flash.

Saiba mais na página do InDesign CS4 sobre as novas características. Clique aqui.


- Photoshop CS4 / Extended

Acho que a "vedeta" maior deste novo PSD é modo de resizing por seam-carving (Content-Aware Scaling ), que permite esticar ou encolher uma foto sem distorcer as características da imagem. Não é fácil de explicar esta característica mas é mesmo altamente redimensionar uma imagem e ela se adaptar sozinha. Promete!

Gosto particularmente da movimentação panorâmicas e zoom mais suaves com livre rotação da imagem pelo ecrãn. Ou seja permite-nos percorrer pela imagem de forma quase cinematográfica e suave, enquanto se movimenta a imagem, amplia, reduz e muito especialmente rodar a imagem para não termos de andar sempre a virar a cabeça. Vejam na página do PSD CS4 o video sobre esta característica que é bem elucidativo.
Muito interessante!

Depois há ainda... pintura em 3D, a mistura automática de imagens, melhoramentos ao nível das ferramentas para correcção de cor, melhor integração com as aplicações LightRoom e Bridge, alinhamento automático de camadas, novo painel para Máscaras, novo painel de ajustes.

Sofreu ainda imensos melhoramentos ao nível da impressão para as impressoras, agora com gestão de cores de alta qualidade, integração com os principais modelos de impressora e a capacidade de visualizar áreas de imagem sem gama de cores e o suporte para a impressão de 16 bits no Mac OS (aumenta a profundidade de cores e a claridade).

Saiba mais na página do Photoshop CS4 sobre as novas características. Clique aqui.



O que pensar das suites CS da Adobe?

Profissionalmente falando do meu caso, a versão Design Standard chega-me (e sobra até) para entrar na "batalha" do dia-a dia que é o mundo gráfico, no meu caso focado na impressão. Como tal, o meu foco pessoal recai sempre sobre as novidades do Illustrator e do InDesign, deixando o Photoshop e o Acrobat para um não menos importante segundo plano.

Falar de CS4 significa também uma imensidão de novas aplicações e/ou características novas para dominar em apenas 18 meses (como sempre). E porquê 18 meses?
Porque é passado esse tempo que novas suites da Adobe são anunciadas... enfim um investimento a cada 18 meses. Na verdade, ainda ando a consolidar os hábitos com o CS3 e já cá temos um novo upgrade. É por isso que sigo a politica de actualizar versão sim versão não. Os timings da Adobe para mim deveriam ser mais intervalados. É o que acho.
Como o CS que tenho é a versão 3... toca a esperar pela versão 5 que trará tudo isto e ainda mais!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom post... como é habitual. Ontem foi dia de alvoroço aqui na agência pk comprámos o CS3 à 4 meses e agora sai este... enfim. Vou falar com a Adobe pk ouvi uns rumores que quando a compra é inferior a 6 meses fazem a troca gratuita. Duvido, mas não custa tentar. Se não for o caso, vou mais pela tua postura... daqui a 1 ano sai o 5 e por essa altura, muda-se. Apesar de ter novas funcionalidades, não me parece que sejam factor decisivo para investir agora cerca de 5000 euros em software. Abraço.

ArmPauloFerreira disse...

@ Nelson Gago: Já somos dois pelo menos a pensar parecido.

As administrações das empresas, patrões, etc, são uma "malta" pouco fácil de fazer entender o valor de uma nova versão. Mas no caso da Adobe até têm razão por não estarem para aí virados em abrir logo a bolsa só porque a existe um novo CS x.

Na maioria dos casos, proposta para aqui, proposta para ali... que por vezes envolvem algumas das máquinas (Mac/PC) terem de ser também substituídos por mais recentes por já não aguentarem... as decisões acabam por se arrastarem no tempo. Quando decidem-se finalmente por aprovar porpostas e adquirir... já a Adobe tem um novo CS a sair.

E não me refiro só com este CS4... imagina começar agora a tratar disso, o tempo que se vai arrastar nas decisões e estratégia melhor e tal... faz-se a encomenda, espera-se que chegue (demora sempre), começa-se a trabalhar no software e de certeza entre muitíssimos poucos meses já está o CS5 a sair e a fazer com que entremos em nova depressão de upgrade. nem se chega a dominar os software.
Assim versão sim versão não... aumenta-se o tempo em 36 meses...

E curiosamente na empresa tivemos finalmente o CS3 em Janeiro... agora esperarei pelo CS5! ganha-se de duas maneiras: o dobro das funcionalidades/novidades e aprende-se a conhecer o software. Não sei se será muito vantajoso ou não a nível financeiro...