sábado, 27 de setembro de 2008

Música da semana: The Verve e o novo álbum "Forth"

Ora aqui está mais um banda que regressa a 2008, 11 anos depois de ter lançado o último álbum de originais.
Parece que o ano 2008 é um ano adorado por muitas das bandas e artistas que aprecio. Depois dos Portishead, Tricky ou Tindersticks, etc..., eis que temos de volta os The Verve aos discos com "Forth"...


Breve sumário...

Em 1997, a banda The Verve, colocou-se no mapa mundial da música com os singles que foi extraindo do genial álbum "Urban Hymns". Ninguém ficou indiferente aos arranjos de cordas da canção "Bitter Sweet Symphony", oriundos de um sample dos Rolling Stones.

"Bitter Sweet Symphony"


Essa canção colocou-os no mapa do britpop mas foi com os seguintes singles lançados que os consolidou como uma banda a ter em conta: "The Drugs Don't Work", "Sonnet" e "Lucky Man".
Na minha apreciação, "Urban Hymns" valeu muito mais por outras faixas que continha. "Catching The Butterfly", "Neon Wilderness", "Space And Time" e a magnífica "Velvet Morning", compunham um álbum saboroso, charmoso, bem doseado e equilibrado e cheio de verdadeiros hinos urbanos.

"The Drugs Don't Work"


"Velvet Morning"


Não foi á toa que foi um dos 3 discos do ano 1997 mais votados por toda a especialidade do mundo da música (junto com "OK Computer" dos Radiohead e de "Ladies And Gentlemen We Are Floating In Space" dos Spiritualized. Curiosamente todos os 3 discos são impressionantes álbuns rock neo-psicadélicos de eleição.


Até aqui tudo bem, não fosse a banda imediatamente a seguir se zangar e acabar com a carreira. Atingiram o auge e logo de seguida deram o fim á banda. Para a maior parte foi uma curta carreira mas na verdade "Urban Hymns" já era o terceiro álbum de originais desta banda britãnica neo-psicadélica. "A Storm in Heaven" de 1993 e "A Northern Soul" de 1995, foram os álbuns anteriores e com sucesso por terras de sua Magestade (e não só).


Richard Ashcroft a solo...

A seguir á banda ter terminado em 1999, os membro separaram-se e cada qual seguiu os seus objectivos. O vocalista da banda Richard Ashcroft, iniciou assim uma carreira a solo ao bom estilo da britpop e da pop. Lançou em 2000 "Alone With Everybody", um disco interessante e com vários momentos calmos.
Destaco a magnifica canção "A Song For The Lovers" talvez mesmo a sua melhor canção de sempre (grandiloquência q.b. num tema pop/rock upbeat polvilhado com orquestra) e ainda também a "Slow Was My Heart".

"A Song For The Lovers" (o video não faz justiça á música)


Depois lançou em 2002 "Human Conditions" que continha hits como "Check The Meaning" ou "Science Of Silence" e em 2006 lançaria ainda um terceiro álbum a solo "Keys to the World" que pouco interesse fomentou.
Participou ainda como vocalista convidado no álbum dos Chemical Brothers "Come With Us", na interessantíssima "The Test", uma canção bem á sua medida.
Na verdade, a sua carreira foi decaindo a cada álbum que lançou.



O regresso dos The Verve...

Em 2004 a compilação de singles "This is Music: The Singles 92-98", juntou numa só edição muitas dos melhores criações da banda.
Nele não faltam os mediáticos sucessos de "Urban Hymns" mas o melhor seria voltar a reencontrar os temas mais antigos (ambientados num britrock neo-psicadélico).

Vale a pena voltar a escutar temas do passado como "Slide Away", "History", "She's A Superstar" ou "Blue", junto dos hits de "Urban Hymns" e das duas novas canções "This Could Be My Moment" e "Monte Carlo".
Recomendo a descobrirem-no pois é uma boa forma de conhecer a banda.



Em 2007, Richard Ashcroft e os antigos membros, decidiram pôr as diferenças de lado e lá reataram a banda. É assim que nos surge este quarto álbum em 2008, imaginativamente chamado de "Forth".

E se a carreira de Richard Ashcroft decaiu a cada novo lançamento... este "Forth" parece seguir as mesmas pisadas. Não é tão valente como os anteriores mas mesmo assim tem bons momentos que merece destaque como as faixas "Sit And Wonder", "I See Houses", "Appalachian Springs" e claro, a "Love Is Noise", que é já o single que roda por todo o lado e do qual deixo o video.

"Love is noise", é o destaque da semana.



Podem escutar na iTunes Store (PT), a obra dos The Verve e de Richard Ashcroft.


Sem comentários: