sexta-feira, 3 de outubro de 2008

CEO da Nokia impressionado com o iPhone (e ainda fotos do Nokia 5800)

É bonito ver que até mesmo a própria Nokia se sente impressionada (e assombrada) pelo iPhone.

Segundo a AppleMania.Info:
Olli-Pekka Kallasvuo, presidente e CEO da Nokia, disse [nesta quarta-feira, 1] que rivais emergentes como Apple, Google, Research in Motion e Microsoft ajudaram a acelerar o interesse no uso da Internet em celulares”, escreve Eric Auchard em artigo publicado pela agência de notícias Reuters."

"Ainda segundo Auchard, o executivo da Nokia destacou o impacto positivo da Apple no setor com seu iPhone no último ano, “dizendo que a empresa de computadores e de eletrônicos de consumo de Cupertino fez pela indústria dos celulares ‘um grande favor’. ‘Temos um concorrente novo e sério neste negócio. Tenho que tirar meu chapéu [para a Apple]‘, disse ele sobre como o iPhone elevou as expectativas sobre celulares. Ele adicionou: ‘Claro que temos que ser capazes de responder a qualquer concorrente e assim o faremos’”.

Não deve ser á toa que os mais recentes modelos da Nokia dos últimos tempos, têm features que me fazem lembrar certo telefone com uma maçã...

O mais recente novo take da Nokia, o 5800 XpressMusic lembrou-me logo qual o nível de importância que representou o iPhone desde que apareceu á um ano e tal...
Onde está a inovação da Nokia?
Ahhh... agora têm touch screen também...




Podem saber mais no Gizmodo este Nokia 5800 e ver mais fotos pelo site.

22 comentários:

Alexandra Paulo disse...

Bom .... o meu Nokia, apesar de o achar excelente, parece que já passou à história.

; )

ArmPauloFerreira disse...

O método Nokia é lançar um modelo por cada nova pequena função que eles desenvolvam ou melhorem.
Praticamente têm sempre um novo modelo a lançar... mensalmente.
Há que conviver com isso...

Anónimo disse...

Acho incrível como é que ha gente que quando se lhe enfiam uma coisa na cabeça, nao a tiram, mesmo que as coisas sejam evidentes!!Se calhar as coisas evoluem e se calhar o iPhone já passou à história, não?! O iPhone FOI um telemóvel que deu nas vistas e tal, que tem um touch-screen, tem umas coisas novas, mas é só mesmo isso!Todas as pessoas que conheço que tiveram/têm um (e garanto que nao são só uma nem duas) disseram que "sim senhor, é engraçado..mas nada de especial, nada do outro mundo!!" E acho especial piada ao dizerem que andam a "copiar" a Apple ou o iPhone e ao dizerem "Ahhh... agora têm touch screen também..."..se calhar alguem tem que começar, alguem tem que dar o impulso, nao?!Neste caso foi a Apple..no caso dos automóveis foi o Ford e agora vai dizer que andamos a copiar o senhor Henry Ford?!Assim toda a gente copia toda a gente, até a mais ínfima coisa!!
Por amor de Deus..As coisas evoluem, é a lei do mercado e ainda bem que assim é e nem vou dizer porquê, porque deve ter uma pequena noção!E também acho bom que a Nokia esteja sempre a lançar telemóveis..sinal de poder escolher, dentro do melhor, aquilo que mais se ajusta a cada pessoa! Sim porque a Nokia é uma das melhores fabricantes (se nao a melhor) de telemóveis!E também ja li pessoas a dizerem que o software Symbian é pesado dá problemas e tem os dias contados.. lololol é a coisa mais cómica do mundo que ja li até hoje!É por isso que se tem mantido há anos, não é?!

Ah..já agora, o Nokia 5800 Express Music é melhor que o iPhone!Por favor, dêm-se ao trabalho de ver as caracteristcas e comparar, ok? Obrigado!! ou entao entrem aqui: http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://update3.net/wp-content/uploads/2008/05/nokia-tube-live.jpg&imgrefurl=http://welersonmacedo.spaces.live.com/blog/&usg=__zWPvF9vOXRMVGZYtI1SEcN4qmw0=&h=355&w=468&sz=35&hl=pt-PT&start=68&um=1&tbnid=G0ss0PQgWOaaXM:&tbnh=97&tbnw=128&prev=/images%3Fq%3Dnokia%2B5800%2Bexpress%2Bmusic%26start%3D63%26ndsp%3D21%26um%3D1%26hl%3Dpt-PT%26lr%3D%26rlz%3D1G1GGLQ_PT-PTPT294%26sa%3DN

ArmPauloFerreira disse...

@ N: Provavelmente não acompanha este blog e os muitos artigos que já lancei a respeito do iPhone e do que penso sobre ele.
Eu conheço bem os Nokias, e tenho contacto com vários regularmente (N81, N95, etc). Sei bem como são as coisas ao bom estilo Nokia... mas nada disso se pode comparar ao iPhone. No papel as caracteristicas, os números, as funcionalidades, estão do lado do 5800 Xpress mas nem tudo se deve ver pelos números... e é aí que o iPhone se torna uma surpresa.
Não é um telefone convencional, o iPhone é um novo estilo alternativo de funcionamento e repare que tem ainda tão pouco tempo e já criou um estatuto tal que todos os que estavam implantados no mercado há anos vêem-se agora na posição de ter de fazer melhor que o iPhone em todos os níveis... e não conseguem. Não se trata de mais megapixels, mais tempo de bateria, maiores capacidades, etc... trata-se de funcionar BEM para aquilo que foi desenvolvido.
Não quero debater consigo as virtudes do iPhone (que também tem defeitos é verdade)... talvez aí no seu país e devido ao preço altissimo que ele custa por aí vos faça ter essa posição e "aversão".
Pode a Nokia fazer o melhor do mundo que nunca vai atingir o "feeling da experiência" iPhone que a Apple soube e bem proporcionar.

Ver as caracteristicas e comparar... enfim...

Anónimo disse...

boas, eu tenho um nokia 5800 e até a data estou a gostar dele mas conheço pessoas que usam (de um modo inteligente) iphones e que nao o trocam por nada e eu, tal como muitas pessoas, adoro mexer nele..
apesar das "caracteristicas" de base de um iphone, e possivel fazer quase tudo com ele por ex, estes iphones que estou a falar gravam video e voz, enviam e recebem MMS, o teclado qwerty funciona tambem no modo horizontal, a maquina fotografica teve melhoramentos significativos.. e o touch screen nao se compara a nenhum outro, o dicionario inteligente, entre muitas outras coisas que a apple conseguiu meter la juntamente com a imensidao de aplicaçoes sem defeitos que estao disponiveis, muitas delas de graça..
Mesmo assim comprei um nokia, so para ver que estas "guerras" so ajudam a que se façam telemoveis cada vez melhores e mais competitivos

ArmPauloFerreira disse...

@ Anónimo: Essa de gente a usar o iPhone de modo "inteligente" está boa.
Percebi e compreendo todos aaueles que decidem fazer o jailbreaking ao iPhone. No entanto, acho que o jailbreaking fez imenso sentido na primeira versão do iPhone (2007) e onde ele era muito limitado no que fazia... mas com a segunda versão de iPhone OS X e especialmente pela AppStore, tudo mudou.
Existem tantas aplicações disponíveis na AppStore, que practicamente tornam o jailbreaking desinteressante. Depois há também aqueles que não estão interessados em estar constantemente a batalhar para que continuem a ter em funcionamento esse modo inteligente.
Cada qual usa aquilo que mais aprecia...

Anónimo disse...

Só agora é que me apercebi de uma coisa... Pelo que vejo, você é de Vila Nova de Gaia, de Portugal.E se bem me lembro,na resposta ao meu comentário disse: "talvez aí no seu país e devido ao preço altissimo que ele custa por aí vos faça ter essa posição e "aversão"".Acho graça.. tanto quanto me parece você vive no mesmo país que eu e, meu caro, nao se justifica minimamente que o iPhone custe, no mínimo, 500€!É UMA ABERRAÇÃO!!! O nokia n95 8GB custa o mesmo e faz bem mais coisas que o iPhone e é uma estupidez de preço!!Para que é que eu vou estar a gastar 500€ numa coisa, se por 350€ tenho uma coisa bem melhor?!Ah, desculpe, o touchscreen do iPhone é melhor...
É certo que o iPhone foi "um novo estilo", mas como ja disse no meu outro comentário, as coisas evoluem e a novidade iPhone já passou à historia (mas continua com a mesma aberração de preço!!)
Ah..e em relação a comparações de numeros...veja uma coisa, vivemos num mundo em que cada vez mais a comparação de numeros, caracteristicas é maior e há que pôr sempre as coisas na balança e ponderar...

Mas realmente nao vale a pena estar aqui com este paleio todo quando só vê Mac's e i's à frente...por mais coisas que se diga o Mac e o i vão ser sempre a melhor coisinha do mundo mesmo q não valham nada!

ArmPauloFerreira disse...

@ N: Imaginei que fosse do Brasil... peço desculpa só por isso.
Digo-lhe desde já que não tenho de me justificar sobre nada e muito menos quando um espertalhão como caro "N" o exige.
Quanto ao resto da sua prosa é como diz e até bem resumiu "...por mais coisas que se diga o Mac e o i vão ser sempre a melhor coisinha do mundo...".

É o mesmo que entrarmos na guerra de qual o melhor sistema operativo: Windows (XP+Vista+W7) vs Mac OS X (10.5 Leopard).
Já sabe qual é o meu vendedor...

Acho que a sua ira deverá ser dirigida a outras pessoas noutras paragens e não aqui. Até porque o caro amigo não vê mesmo mais nadinha...
E deste artigo não retiro nada. NADA!!!

Até acrescentava... pode ir vendo isto:
http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/10/observaes-sobre-os-telefones-3g-vs-o.html

Anónimo disse...

Antes de mais, gostava que me pudesse explicar de que artigo se está a referir!
Mas adiante.Parece-me que ficou um pouco ofendido com o meu comentário...não era para ficar!Mas como qualquer fanático tomo-o por isso!O que é preciso é ter calma!!A minha intenção nao era, certamente, essa e muito menos pedir-lhe justificações...Nunca na minha "prosa" lhe pedi isso!Que fique bem claro que não preciso das suas justificações para nada!!!
Outro ponto que eu queria focar era a falta de respeito e a má educação que o senhor (que se deve achar muito sábio) teve, ou tem...especialmente qd me trata por espertalhão e por caro amigo!Nas várias "prosas" que fiz, nunca lhe faltei ao respeito e, por isso, gostava que o senhor fizesse o mesmo!Parece-me que já tem idade para ter um bocadinho mais de boa educação!(mas como é de V. N. Gaia nao me admira nada!)

E mais uma coisa...a minha "ira" não é dirigida a nenhum telemóvel ou a nunhuma marca ou a qualquer coisa do género.Tenho o que tenho, gosto do que gosto e sou feliz com isso!A minha ira é mais dirigida àquelas pessoas, como o senhor, que parece que têm uma pala nos olhos como os burros e só vêm aquilo que lhes interessa/gostam..não abrem o horizonte!Porque mais uma vez, o senhor só foi capaz de tirar da minha frase aquilo que mais lhe interessou que foi e passo a citar: "...por mais coisas que se diga o Mac e o i vão ser sempre a melhor coisinha do mundo...", mas a parte "mesmo q não valham nada!" não foi capaz de a escrever! (porque será?!)

ArmPauloFerreira disse...

@ N: O endereço do artigo é bem visível no final do comentário...

Já me acusou de tantas coisas e disse outras tantas que ainda tem o desplante de me acusar "falta de respeito e a má educação", que a forma como me dirigi a si até foi bem simpática:
- Precisamente no meu próprio espaço e onde uso o meu pluralismo para abordar vários assuntos mas entenda que um blog é sempre pessoal e não tenho de ser imparcial. Cada individuo tem a sua própria opnião e faz as suas escolhas neste caso (que para mim são as acertadas).
- Quando me acusa de "falta de respeito e a má educação", lembre-se que sou eu também o moderador dos comentários deste espaço. Repare que ainda não lhe descartei vez nenhuma a sua opinião, oposta à minha é certo mas dirigida de forma rude e atacante (sem respeito pela opinião dos outros -neste caso a minha), e mesmo assim as publico e lhe dirijo umas palavras de seguida para que entenda que as vi com atenção, apesar que nesta fase já deixou de merecer.

A continuar com esse seu estilo, sempre ofensivo e para ofender, mais nenhum comentário seu será publicado aqui.

Espero que entenda a situação e acho que já não há mais nada a dizer. Da minha parte este assunto está encerrado e ficamos por aqui.

Escolha sempre aquilo em que acredita e gosta. E que opiniões são sempre de quem as tem...
Fique bem!

Anónimo disse...

Boa tarde!
Em jeito de rematar a nossa conversa e sem querer criar mais "discussão" vou transcrever aqui uma frase que vi e que se aplica muito bem ao senhor e àquelas pessoas que, basicamente, não admitem que se "diga mal" do iPhone.
A frase vem no seguimento de um comentário de um blog que dizia que havia, de facto, melhores coisas que o iPhone. E a frase é a seguinte:

"Claro que os AppleZumbis de plantão devem discordar…"

Fique bem também!

Anónimo disse...

boas... bem eu posso dizer k tenho um i e o nokia 5800, e a verdade seja dita o i nao vale o dinheiro que dei por ele, nao e so por ser mais caro que se pode dizer que e melhor, a marca e o preço por vezes nao e tudo e posso tb dizer k conheço todas as funcionalidades dos dois e prefiro mil vezes o nokia (5800), basicamente o meu i fica sempre em casa!!!

mas cada um tem a sua opiniao e eu tenho a minha, nas a verdade seja dita k a a nokia foi sempre a nokia mesmo que nao seja a "criadora" consege ser sempre melhor! (ate nos preços)



tania pereira

Pedro, Maia disse...

Bem! Posso vos dizer que ontem comprei o Nokia 5800 em detrimento do iphone . As principais razões foram o preço, a dimensão do telemóvel e o facto de que se adquirisse o iphone teria que passar 80 gigas de mp3 pelo itunes. o que provavelmente faria com que perdesse muitíssimo tempo nesta simples operação, quando tenho ao longo da minha vida organizado a minha biblioteca musical ao meu gosto… Sou fã incondicional da Apple, quer do iphone quer de outros produtos, pela qualidade estética que apresentam (à qual dou muito valor, pela minha formação artística), pela qualidade funcional, bem como pela capacidade inovadora que normalmente (re)(a)presentam. No entanto, e apesar do esforço que a Apple tem feito, que me parece fruto da necessidade de sobrevivência, continuam a ter, na minha opinião, uma atitude demasiado monopolista ou por outras palavras, identificativa. Se calhar se há 15 anos tivesse optado pela Apple em vez de um PC, a minha opinião seria hoje diferente. Ah! Há cerca de dois anos comprei um portátil Toshiba e andei até à última a “namorar” um ibook. Parece que já não tenho emenda, talvez a Apple me ajude a ultrapassar este trauma…
Pedro, Maia

ArmPauloFerreira disse...

Tenho um familiar que tem um 5800 também e digo que gostei do Nokia. Mas gosto mais do iPhone 3G... cada qual tem o seu gosto!
Se tivesse de recomendar um dos dois a qualquer um seria o Nokia e não o iPhone, que é um telefone alternativo e que pode em muitos casos não ser o mais correcto para qualquer um. E como o 5800 é bem mais barato e tem um leitor musical bom é uma boa escolha para a grande maioria.
Agora o iPhone é um dispositivo muito mais que música ou estilo...

N disse...

Boa noite.
Cá ando eu por estes lados outra vez, não é verdade!? Lembrei-me e vim ver como andavam estas bandas... E não é que me deparo com uma coisa bastante engraçada e interessante?!
Numa das respostas que fez a uma das minhas "prosas" (acho que logo a primeira) o senhor diz que "...o iPhone é um novo estilo alternativo"! Até aqui tudo muito bem... mas no último comentário que fez (31 de Março de 2009 17:43) diz que "...o iPhone é um dispositivo muito mais que música ou estilo..."!!
Estou baralhado! Então, o iPhone é ou não é um novo estilo?! Impõe ou não um novo estilo?!

Fique bem

ArmPauloFerreira disse...

o iPhone é mais que estilo no sentido de aspecto visual/design... quando refiro estilo alternativo é precisamente porwue ele não se movimenta pelas mesmas regras dos comuns telemóveis até aqui, popularizadas pela Nokia, Motorola, Sony-Ericsson e outras.

O iPhone como bem sabe fez mudar todo o género dos telemóveis, principalmente no campo dos smart-phones. É o dispositivo que impulsionou fortemente o twitter, o uso real de internet e e-mail em qualquer lado (pois ele tem tarifários próprios onde a internet está presente por obrigação), revolucionou o mercado com a AppStore de onde se podem adicionar novas caracteristicas/funcionalidades extra.
Se reparar bem o mercado está agora a ficar inundado de propostas de dispositivos semelhantes ao iPhone: na forma, visor grande por toque, cópias da AppStore ( Nokia fez abriu uma recentemente idêntica, a Microsoft vai lançar uma também e por aí fora).
Era isso que pretendia dizer com o "estilo alternativo" e a verdade é que o mercado está a tentar fazer igual á Apple e ao iPhone. Isso significa que acabou por o iPhone apenas com unicamente dois modelos semelhantes no mercado, a impôr a ideia de como deve ser um telemóvel.

Observações sobre os telefones 3G vs o iPhone 3G...
é um artigo onde falo um pouco mais do que o iPhone conseguiu em tão pouco tempo no mercado. Pode não agradar a todos mas é inegável que sacudiu o mercado dos telemóveis...



Modernices tecnológicas... e muito déjá vu Apple
é um exemplo de detalhes Apple, que encontro a disseminarem-se no mercado.

Espero que sossegue desse lado...

N disse...

Realmente não deve dar para ter conversas em condições com o senhor! Lembrei-me de passar por aqui e ver.. achei uma coisa engraçada (e caricata a meu ver) e comentei (coisa que já não fazia há meses!!), sem rancor, sem nenhum interesse em voltar a entrar em conflitos... e o que você faz é dizer "Espero que sossegue desse lado..." Sossegue?! Porquê?! Um blog não é para ser comentado?! Disse algo que o ofendesse?! Depois ainda vem dizer que eu é que falo mal e que o acuso não sei de quê...
Eu simplesmente fiz perguntas e bastava a você ter respondido com o primeio parágrafo, porque é realmente a resposta à minha pergunta e era, de facto, aquilo que eu queria saber, nada mais! Até porque depois não diz nada de novo! Nada que já não tenha repetido vezes sem conta, mesmo quando não é isso que se põe em questão!!

Espero que sossegue é você desse lado, que essa a mania da perceguição desapareça e que apareça mas é um espírito crítico e de aceitar as críticas das pessoas! Digo-lhe, ser-lhe-á muito útil no futuro!

Fique bem

ArmPauloFerreira disse...

Não foi com ofensa, aliás bem longe disso. O termo "sossegue" é para não estarmos sempre a debater a mesma coisa (mesmo que por ângulos diferentes) para chegarmos às mesmas conclusões de sempre.

Cada um defende a sua posição... a minha é até mais pública por estar no meu blog.
Acredito que gosto que comentem, mesmo que estejamos em desacordo, facto que cada um deve argumentar e bem aquilo em que acredita.

Eu continuo a acreditar no iPhone... e repare que recentemente o iPhone 3G ganhou muitas mais características com o iPhone OS 3.0. Ao mesmo tempo está para chegar a Portugal em Julho um novo modelo, o iPhone 3G S, que ainda tem mais algumas habilidades (gravação de video, comandos por voz, etc).
Por exemplo o Nokia N97 custará um preço muito idêntico e com o 3G S, ao nível de características acho até o iPhone 3G S bem melhor.
Deixe-se dessas acusações da mania de perseguição. Repare que tenho a gentileza de responder ou prestar umas palavras de atenção, mesmo quando a coisa para estar a dar para o torto...
E sim, apreciei bastante ter voltado a debater o assunto, logo numa altura tão curiosa em que o iPhone ganhou mais valias. Mais valias para o mesmo modelo que tenho há quase um ano. Anote bem é o mesmo!
Quando é que um Nokia (pode trocar este nome por outra marca) novo ganha mais funcionalidades assim? Eu vejo é por cada nova habilidade um novo modelo (Nokia e afins)...

Vá aparecendo sempre pois existem muitos mais artigos além deste.

N disse...

Ok.. então tudo bem! Penso desculpa por ter reagido assim! De facto, não foi esse significado que dei à palavra "sossegue"!
Já tenho conhecimento do novo 3G S... parece-me bem melhor que o antigo 3G! Já tive a ver as características e digo-lhe que até gostei bastante! Mas câmara de 3MP porquê?! Sem flash, porquê?! É o único ponto que não gosto (dentro do bom, podia ser melhor)!
Em relação ao N97.. já estive com um na mão e pude ver tudo o que ele é capaz de fazer.. e digo-lhe também, não é mesmo nada de se "deitar fora"!Não é facil de fazer um telemóvel com tanta coisa boa!Por outras palávras... alias, só uma... Fantástico!!

Em relação à sua ultima frase. concordo e discordo consgio! É verdade que a Nokia (e outras) estão sempre a lançar novos modelos por cada coisa que se lembram de inventar.. Mas como lhe disse num comentário anterior, até acho isso bom para poder haver escolha!
Imagine se a Apple fizesse, para além do iPhone normal, "um iPhone mais fraquinho" (por metade do preço que fosse) e com menos coisas... se calhar as pessoas aderiam mais e a Apple até ganhava com isso! Espero que me esteja a fazer entender... Eu acho que é essa política que a Nokia (e outras) têm.. que é fazer vários telemóveis, uns com umas coisas, outros com outras e outros com tudo para se puder escolher!

Fique bem e pode crer que vou continuar a aparecer por estes lados...

Anónimo disse...

Comparar telemóveis de 219 e 499 é ridiculo.

Anónimo disse...

eu tenho um 5800, mas acho que o iphone é melhor.
tem o melhor acelarometro, é mais rapido, esta melhor construido, ..., tem grande qualidade mesmo.
digo isto, porque o meu irmão tem um.
apenas comprei o 5800, porque dizem que é igual ou melhor que o iphone, mas na realidade eu acho que não é. 5800, sem duvida grande telemovel e nao estou arrependido, mas acho o iphone é melhor, acho que marca pelos pormenores que tem.

ArmPauloFerreira disse...

Este artigo foi desde o inicio dedicado ao Nokia 5800, sob um olhar de quem usa e prefere mais um iPhone.
A verdade é que o iPhone que existia na altura era o 3G... no momento o modelo de referência já é o 3Gs... e ambos os modelos receberam melhoramentos acentuados e são já tantas as possibilidades existentes em aplicações pela via da AppStore, que juntamente com o auxilio do iTunes, faz-me acreditar que já nem é comparável os Nokia's vs iPhone's...
Nokia no actual momento significa o passado. iPhone e Android o futuro.