quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Controlar o iTunes no Mac pela barra de menus

O iTunes é um gestor de música impressionante!

Para muitos de nós é uma constante companhia, quer estejamos a navegar na web, a ler os e-mails, a tratar dos nossos projectos ou até mesmo a trabalhar. O iTunes lá vai tocando e em segundo plano, sem se intrometer no que fazemos.

Mas não seria bom podermos continuar a ter algum domínio sobre o que vai tocando no iTunes, mesmo quando este se encontra em segundo plano?

- Poder ver qual a classificação/rating da faixa e poder corrigir na hora sem ter de recorrer aos iTunes.
- Parar ou avançar ou retroceder na hora.
- Poder escolher uma playlist sem abrir o iTunes e tê-la a tocar nesse momento.
- Ou melhor ainda vislumbrar a capa da canção que começou a tocar ou até ver as covers sempre que mudar de faixa... 
Enfim, vários desejos de controle do iTunes que a aplicação por si só não nos disponibiliza.

Existem vários ad-on para muitas destas tarefas mas há uma muito jeitosa pequena aplicação que nos dá tudo isso: You Control: Tunes!


E é gratuita e é um utilitário muito... útil!

Para obterem basta irem ao site do produto e descarregar de lá. 
No entanto, há um pequeno detalhe: esta aplicação é gratuita mas necessita de número de série. Para isso depois de a terem descarregado devem fazer um simples registo com o vosso nome e endereço de e-mail. O e-mail é apenas para a marca vos enviar o número de série personalizado.
Instalam, registam com o número que vos enviaram por e-mail e... prontos aí está ele a funcionar!

Com esta aplicação, que arranca sempre que ligarem a vossa sessão no Mac OS X, podem através da barra de menus do OS X, obter imenso feedback do que está a tocar e podem personalizar a belo prazer a forma como as covers surgem no ecrã (a posição, o tamanho e até o nome de artista, do álbum, etc).
Ahh... e óptimo para irem classificando o faixa que toca no momento clicando na quantidade de estrelas que a canção merece. Especialmente para quem ouve em modo Party Shuffle ou pela lista Genius.


Nota: a You Control tem mais aplicações, tais como Desktops, Fonts ou uma Suite com todas as funcionalidades mas essas são todas pagas e só a versão Tunes é que é gratuita. Unicamente para Mac OS X.

2 comentários:

Anónimo disse...

vou já fazer download disso! deixou-me com água na boca eheh

ArmPauloFerreira disse...

Devem de haver imensas opções por aí mas uso esta há tantos anos (desde que saiu), que já é um parceiro inseparável dos meus iTunes.
Simples e eficaz...