segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Música da semana: Spiritualized "Songs In A&E"

Ora aqui está mais um projecto que regressou em 2008, o ano que parece adorado por muitas das bandas e artistas que aprecio. Depois dos Portishead, Tricky ou Tindersticks, The Verve, etc..., eis que temos de volta o "Spiritualized" de Jason Spacemen.

O novo registo dos Spiritualized, "Songs In A&E" já saiu há alguns meses mas merece ser abordado.

Este álbum sai após Jason Pierce ter estado hospitalizado em coma e às portas da morte (por overdose). A razão do nome do álbum significa isso mesmo: A&E representa para os ingleses os cuidados intensivos hospitalares.
É um álbum calmo, lento e desta vez pouco megalómano em contraste com as obras anteriores. Faz parecer que Jason precisou de fazer um registo em estilo confessional e muito mais intimo, desta vez.
Destaco belíssimas faixas como "Sweet Talk", "Soul on fire", "Baby I'm Just A Fool", "Don't Hold Me Close" ou "The Waves Crash In".
Continua a ser rock e mantém o tom psicadélico mas as composições soam agora muito mais ternas e os arranjos de cordas e de metais ajudam imenso a instalar um ambiente por vezes espartano ora por vezes de um lirismo arrebatador (como no vai-e-vem de "The Waves Crash In" ou na canção de despedida triste e quase de embalar "Goodnight Goodnight" -um belo exercício acústico).
Há a particularidade curiosa de existir entre as várias faixas do álbum os interlúdios a separar as várias fases, ou melhor, os vários estados do "paciente" (fisico e emocional) com as curtas "Harmony" (de 1 a 6), conferindo ao álbum uma coesão e estilo conceptual .
Não é uma obra prima mas tem muitos bons momentos.

Video de "Soul on fire"



Onde tudo começou: Spacemen 3...


Conheci os Spacemen 3 no inicio da década de 90, era ainda bem jovenzinho e talvez demais para perceber bem esta banda muito alternativa dos anos 80. Produziam um som, na altura para mim, desafiante pois não seguiam as mesmas regras das bandas mainstream (que também ouvia obviamente).
Juntava eu na altura no Walkman (pré-histórico do iPod), várias bandas alternativas (na maioria underground) tais como The Cure, Pink Floyd, The Velvet Underground, Lou Reed, The Can, Sonic Youth, Dead Can Dance e... Spacemen 3!

Spacemen 3 era uma banda com dois grandes polos criativos, Peter Kember (aka Sonic Boom) e Jason Pierce (aka J. Spaceman) e ambos criaram discos admiráveis e desafiantes no estilo de space rock alternativo de cariz neo-psicadélico. Até que, e gradualmente, a cada álbum se evidenciarem as diferenças entre eles, ao ponto de chegarem á ruptura.

Para trás ficariam grandes exemplos de neo-psicadelismo como "Take me to the other side", "Walking with Jesus" (ver video), "Ode to Street Hassle", "Ecstasy symphony", "Revolution", "Lord Can You Hear Me?", "Rollercoaster" ou "Big city"espalhados pelas obras "Sound of Confusion" (1986), "The Perfect Prescription" (1987), "Playing with Fire" (1989) e "Recurring" (1991).

Walking With Jesus (The Perfect Prescription -1987)


O último álbum de originais que lançaram em 1991, o "Recurring" provou isso mesmo: a divisão. Cada lado do álbum (no vinyl é ainda mais evidente) foi criado em diferentes estudios sob o lado criativo de cada um destes dois membros. É no lado B, o de Jason Spacemen que se nota o afastamento dos moldes Spacemen 3 para algo bem diferente.
Temas como "Drive/Feel So Sad", "Hypnotized" e especialmente a magnifica "Feelin' Just Fine (Head Full Of Shit). Considero mesmo que a segunda metade de "Recurring" já é o inicio da base Spiritualized. 


...a Spiritualized



Jason Spaceman, regressaria então às edições discográficas sob o seu projecto "Spiritualized", alargando ainda mais o seu som e os terrenos que com este seu projecto assente na sua criatividade poderia atingir.
Continuou a alergar o seu estilo sonoro e a prova disso foram as dois primeiros álbuns bem distintos, progressivos e muito espaciais. Na estreia do projecto, "Lazer Guided Melodies" (1992), brindou-nos com  momentos próximos dos terrenos de Pink Floyd da era psicadélica, mostrava-se um registo ainda convencional e com muito trabalho de estúdio... mas com muito estilo.
A destacar faixas como "Take Your Time", "Shine A Light" ou "Sway".

O segundo registo, o "Pure Phase" (1995) seria já um passo mais em frente. Mais experimetal este é um álbum poderoso a nível de instalação psicológica, bastante hipnótico, etéreo, cheio de sons flutuantes, preenchido com um phase sonora que atravessa todo o álbum (está mesmo presente na maioria das faixas).
A ouvir com atenção faixas como "The Slide Song", "Let It Flow", "Take Good Care Of It" ou "Spread Your Wings".

Let It Flow (Pure Phase - 1995)
É admirável a evolução desta canção, que começa gospel, passa por uma fase rock experimental cheia de noise e por fim recebe uma avalanche de percussões.





A evolução do projecto Spiritualized, sentia-se pelos dois álbuns anteriores. Mas ninguém estava preparado para a genialidade do terceiro álbum... e é sobre esse que regressarei para finalizar este artigo em:

Stay tunned, folks!!!

Sem comentários: