quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Sobre a renovação de imagem da Pepsi...

A Pepsi recentemente renovou a sua imagem.


Passa agora a identificar-se com um novo logotipo que habilmente não rompe com a ideia do anterior e consegue ainda assim humanizá-lo. É como se sorrisse de forma malandreca para o consumidor...

Inicialmente não me pareceu assim tão interessante e que até justificasse o investimento de milhões para esta renovação de imagem, aparentemente tão banal. No entanto, com mais algumas observações da forma como ele é usado e aplicado em função da bebida que representa, comecei a achar uma outra graça a este logotipo muito simples.


É um logotipo dinâmico que muda em função do contexto das calorias da bebida.
Diet significa menos calorias portanto a zona branca é menor, talvez magra seja um outro termo possível, e no sentido oposto a Max tem a zona branca maior e o azul passa a preto.

Está engraçada a ideia mas acho que desta forma quando cada se apanha uma Max isolada das outras o design corporativo já não é mantido o mesmo das outras Pepsi. Aliás, se nenhuma outra tem os logos iguais então é no lettering da marca que se unifica e é mantida a identidadeno meio de todo este dinamismo visual.

Cá para mim, é neste novo lettering que se encontra a parte mais fraca deste desenvolvimento. Transmite-me a ideia de desequilíbrio visual ao ver uma espécie de 3 círculos bem alargados (as 3 primeiras letras) junto de outras duas muito estreitas. O nome é assim e não se muda mas o lettering, que parece ter sido desenvolvido de propósito, poderia ter sido mais perspicaz nesse aspecto.
Mas isto sou eu a opinar...


Deixo-vos um video com a evolução desta nova imagem:
(acho que se aplicaram mais no video que na própria renovação da imagem...)


Find more videos like this on AdGabber


Fonte: Brand New

3 comentários:

Bruno M C Castro disse...

Uma coisa tens razão, parece ter dado mais trabalho vídeo que o novo logótipo.

Carlos M. Reis disse...

O vídeo está um verdadeiro mimo. O logo parece-me ser um daqueles casos de, e citando a concorrência, "primeiro estranha-se, depois entranha-se".

Cumprimentos!

ArmPauloFerreira disse...

Estamos todos em sintonia.