quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Choque: Macworld de Janeiro 2009... vai ser a última da Apple!


Algo se anda a passar em Cupertino...

A Apple anunciou que a "MacWorld Conference & Expo 2009", de 6 de Janeiro de 2009, será a última com a participação da Apple e que Steve Jobs não a apresentará.

Depois de 25 anos com a tradição do arranque do ano com novidades da Apple a serem anunciadas na Macworld... o fim deste hábito é anunciado pela Apple. A última será a do próximo janeiro e depois não haverá mais participação da Apple no futuro. Quem estará em palco no dia 6 de Janeiro será o vice-presidente Phil Schiller e não o sempre esperado Steve Jobs.

Dá-me a sensação que nada de especial será anunciado em Janeiro, que a Apple não tem nada de revolucionário para apresentar desta vez (temos de admitir que a Apple não tem essa obrigação de revolucionar continuamente). Pode-se admitir também que Steve Jobs poderá estar pior de saúde e que o afastamento das keynotes obrigatórias, seja uma decisão que envolva o seu estado de saúde.

Cá para mim, é uma boa decisão da Apple comercial pois deixa de se ter de regular por agendamentos pré-programados e de ter de apressar os lançamentos dos produtos. Nas últimas keynotes, a Apple tem anunciado produtos que só ficam disponíveis várias semanas depois. Assim, fica numa posição mais confortável para desenvolver e apresentar novidades quando são possíveis. E recordemos que a Apple tem feito as suas próprias apresentações quando entende, especialmente as que faz em Setembro e Outubro.

Acho que não haverá nenhum mal em desistir de mais uma Apple Expo... até apoio a decisão.

Tem sido prejudicial para a Apple na altura do Natal, vender em força produtos que muitas das vezes acontecem de ser melhorados duas semanas depois em Janeiro. Isso já me aconteceu a mim...
Espero é que aproveite a oportunidade desta decisão e que passe a anunciar os novos produtos de forma mais ligada à vida dos clientes.

Tipo fazer com que existam ciclos diferentes:
- os produtos mais populares como os Macbook, iMac, iPods e software de uso comum (iLife e iWork) mexer neles por altura de Abril e Outubro (antes do Natal) e só mexer alguns meses depois (repetindo o ciclo)
- mexer na a gama mais profissional, os Mac Pro, MacBook Pro, Cinema Displays, Mac OS X e software Pro, em tempos intervalados com as gamas populares.

Penso que dessa forma, ajudaria a desfazer a barreira que é comprar um Mac para casa e andar aterrorizado se o mesmo vai ser mexido em Janeiro. Comercialmente, muita gente nem compra no Natal só por isso...

2 comentários:

JPCarvalhinho disse...

Concordado e assinado por baixo... MAis ainda quando a MacWorld, ao contrário do que se pensa habitualmente, nem é feita pela Apple, mas sim por uma publicação independente.

Gerir lançamentos pelo calendário de uma entidade terceira... nunca foi boa onda... mas sinceramente... o Natal vai voltar a ser o que era... pois ultimamente, o meu Natal era no dia 09/01 ;)

ArmPauloFerreira disse...

Bom comentário que acrescenta alguins dados que não deixei bem claro (parti do principio que todos sabem disso). É que esqueceu-me deixar bem claro que as MacWorlds são organizadas pela revista com o mesmo nome e não pela Apple.
É por isso que faz sentido a Apple abandonar esses eventos externos... tem é de ter atenção pelos seus próprios eventos.