sábado, 17 de janeiro de 2009

Hitchcock e Portishead juntos em... Hunter

Já por aqui havia demonstrado a minha a admiração pela canção "Hunter" dos Portishead, mas hoje serei ainda mais específico.

Não há video da banda para esta música mas isso não impediu a comunidade do YouTube de aparecer com vários.
Um dos que mais me suscita admiração é este que podem ver de seguida, devidamente á particularidade de unirem o som e coincidirem muitas das letras de "Hunter" com imagens de um dos mais famosos filmes de Hitchcok, a obra-prima das obras-primas deste realizador (e mestre único) e (a par do "Citizen Kane" -1941- de Orson Welles) o filme que mais venero.

É claro que só me poderia estar a referir do excelente clássico "Vertigo - A mulher que viveu duas vezes" (Alfred Hitchcock - 1958).


Hunter - Portishead (do álbum Third de 2008 -  vejam a review aqui)

O que mais me admirou neste video foi a forma hábil com que lidaram com o "sumo" da história do filme para coincidir com a canção, conseguindo assegurar em tão poucos minutos a obsessão do detective em fazer de uma outra mulher, aquela que tragicamente perdeu em resultado da sua fobia pelas alturas... mas que a vê renascer diante dos seus olhos com a transformação que subtilmente lhe foi impondo.
Essa revelação sucede num quarto de hotel perante um magestoso efeito néon que vem do exterior, que confere à mulher uma aura fantasmagórica no preciso momento em que renasce aos olhos do detective... aqui um simples truque revelador do génio de Hitchcock.

Está tudo habilmente manipulado neste saboroso video. Se calhar a banda não faria melhor...
O que acham de ambos os elementos?


Sem comentários: