sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Os nomeados aos Oscars...

A esta altura, já toda a "malta" por aí na rede global opinou sobre as nomeações para a 81ª edição dos Óscars.

Não pretendo fazer avaliações à séria mas indo directamente ao assunto, o esperado aconteceu: Heath Ledger foi nomeado para Melhor Actor Secundário e "Wall-e" para melhor filme de animação. Houve justiça nestes pontos e maior será ao serem galardoados também.

Agora o que não aconteceu, e era nesse ponto que muita gente e eu inclusive sentia expectativa, foi ver "The Dark Knight" a concorrer na categoria de melhor filme. Não foi mesmo! WTF!!! Teve 8 nomeações mas não a que realmente importava mais.
Aqui acho que foi feita uma enorme injustiça, não só perante o filme mas também perante os milhares de pessoas pelo mundo que correram para a sala de cinema para o ver.
Muitas só foram ao cinema em 2008 uma vez e foi para ver esse filme.

Quer-se que as salas de cinema tenham gente dentro mas não se recompensa o TDK pelo feito de arrastar massas de gente e de ser um FILME a sério, que é mais do que realmente parece (é traido pela sua condição de "filme de super-heróis") e não uma qualquer aborrecida-pasmaceira-insuflada-de-grandiloquência que habitualmente é nomeado...
E depois iria ser feita história ao ver um "filme de super-heróis" pela primeira vez concorrer de igual-para-igual com os outros filmes "normais".

Até aceito a resistência em admitir o "Wall-e" noutra categoria que não a da animação ("Wall-e" é seguramente a maior homenagem à História do Cinema que 2008 recebeu - mas traido pela sua condição de ser animação).

Olhando para a lista dos Óscars, acho que actualmente as categorias são poucas e pouco segmentadas até. Existem tantas vertentes ignoradas pela Academia mas que mereciam pelo menos uma ou duas categorias para os englobar. Acho que ganhavam muito se tivessem algo como "Melhor Filme de Acção" e "Melhor Comédia".
Afinal, se já existe "Melhor Animação", porque não mais categorias?

Mas enfim, a Academia é assim mas deveria evoluir e acompanhar o que realmente se passa no mundo do Cinema e não se amarrar a conceitos que foram adequados à muito tempo atrás mas que nos dias de agora são para mim questionáveis.

A lista podem-na consultar no local oficial dos Óscars 2009. Clique aqui.

2 comentários:

Azrael disse...

Eu nunca percebi como é feita a votação para os oscares.
Pelo que sei, é feita pelos organizadores do evento.
Ora bem, quem são os organizadores?
São realizadores? São produtores? São artistas? São actores?

ArmPauloFerreira disse...

São todos os membros da Academia, que na verdade são aqueles que estão envolvidos com o cinema de Hollywood: realizadores, escritores, produtores, actores, etc.