segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Steve Jobs: a carta de um doente...


A importância de Steve Jobs no mundo tecnológico já é tão grande que extravasa a própria Apple. A Apple o mês passado anunciou que Steve Jobs não faria a apresentação deste ano na MacWorld (ver artigo sobre esse assunto), e cedo se especulou que um dos motivos principais seria o seu estado de saúde e a verdade é que acertaram, pois desta vez é o próprio Steve Jobs, CEO da Apple, a sentir-se impelido a deixar uma carta aberta no site da Apple para esclarecer o seu estado de saúde.


Letter from Apple CEO Steve Jobs

Dear Apple Community,

For the first time in a decade, I’m getting to spend the holiday season with my family, rather than intensely preparing for a Macworld keynote.

Unfortunately, my decision to have Phil deliver the Macworld keynote set off another flurry of rumors about my health, with some even publishing stories of me on my deathbed.

I’ve decided to share something very personal with the Apple community so that we can all relax and enjoy the show tomorrow.

As many of you know, I have been losing weight throughout 2008. The reason has been a mystery to me and my doctors. A few weeks ago, I decided that getting to the root cause of this and reversing it needed to become my #1 priority.

Fortunately, after further testing, my doctors think they have found the cause—a hormone imbalance that has been “robbing” me of the proteins my body needs to be healthy. Sophisticated blood tests have confirmed this diagnosis.

The remedy for this nutritional problem is relatively simple and straightforward, and I’ve already begun treatment. But, just like I didn’t lose this much weight and body mass in a week or a month, my doctors expect it will take me until late this Spring to regain it. I will continue as Apple’s CEO during my recovery.

I have given more than my all to Apple for the past 11 years now. I will be the first one to step up and tell our Board of Directors if I can no longer continue to fulfill my duties as Apple’s CEO. I hope the Apple community will support me in my recovery and know that I will always put what is best for Apple first.

So now I’ve said more than I wanted to say, and all that I am going to say, about this.

Steve




Tradução (via AppleTuga):

"Cara Comunidade Apple,

Pela primeira vez numa decada, estou a passar a época do Natal com a minha família, em vez de preparar intensivamente a keynote da Macworld.

Infelizmente, a minha decisão do Phil dar a keynote desencadeou outra série de rumores sobre a minha saúde, com alguns a publicarem estórias sobre mim no meu leito de morte.

Decidi partilhar algo muito pessoal com a comunidade Apple para que possamos relaxar e aproveitar o espectáculo amanha.

Como muitos sabem, tenho vindo a perder peso ao longo de 2008. A razão tem sido um mistério para mim e para os meus médicos. Há algumas semanas atrás, decidi que chegar à raiz do problema e revertê-lo teria que tornar-se na minha prioridade #1.

Felizmente, após mais exames, os meus médicos pensam que encontraram a causa - um desequilibrio hormonal que tem estado a "roubar-me" as proteinas que o meu corpo precisa para ser saudável. Sofisticados testes de sangue confirmaram o diagnóstico.

O remédio para este problema nutricional é relativamente simples e directo, e eu já comecei o tratamento. Mas, tal como não perdi todo este peso e massa corporal numa semana ou num mês, os meus médicos esperam que leve até ao final desta Primavera para recuperá-lo. Continuarei como CEO da Apple durante a minha recuperação.

Dei mais do que o meu todo à Apple nos últimos 11 anos. Serei o primeiro a dar o passo e a dizer ao nosso Concelho de Administração se não poder continuar a exercer os meus deveres enquanto CEO da Apple. Espero que a comunidade Apple me suporte durante a recuperação e saiba que eu porei sempre à frente o que for melhor para a Apple.

Portanto já disse mais do que queria dizer, e tudo o que vou dizer, sobre isto.

Steve
"


Eu acho que o mundo tornou-se rápido e aberto como nunca... e esta carta aberta... é a submissão de Steve Jobs perante esse mundo que ajudou a desenvolver tecnológicamente com a sua visão e carisma. Ele é refém também desse mesmo mundo agora.
No entanto, acho que há algo aqui que cai no sentido do abuso, pois todos nós queremos saber mais e em detalhe quer sobre o que se passa com o estado de saúde de Steve Jobs, ou quer seja a vida de determinado cantor ou actor ou político, etc.

Steve Jobs tranquilizou o mundo ao dar a entender com esta carta que existe esperança para recuperar o seu estado de saúde, e com isso as acções da Apple... e de todos nós fan-boys da "Apple de Steve Jobs".

No entanto não deixa de me passar a sensação que entramos demais na vida de alguém... e tal como o próprio afirma, pois já disse mais do que queria dizer... sobre isto.


Adenda:
Steve Jobs, devido á sua condição de saúde, fica afastado das operações da Apple durante 6 meses, para não distrair as atenções dentro na Apple. A Apple fica entregue ao vice-presidente Tim Cook.
Contudo, continuará a contribuir nas decisões mais importantes. Saiba mais aqui.
Apesar de achar que esta situação é o principio duma possível futura inevitabilidade bem triste...
Desejo-lhe as melhoras e que regresse à Apple.
Saiba mais aqui.

2 comentários:

iCeCube disse...

_roubei-t o post :P devidamente referenciado e publicitado ;)

ArmPauloFerreira disse...

Está tranquilo que não há problema. Fico até agradecido pelo destaque dado ao meu artigo.
Feliz 2009!