quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Usar o Hotmail começa a ficar interessante...

A Microsoft nos últimos dias andou a fazer algumas modificações nas contas Hotmail.
É por isso que muitos de nós que usam o chat MSN por outras aplicações como o Adium, Pidgin, etc., na passada Segunda-feira 12, teve dificuldades com o acesso (só dava pelo Messenger da Microsoft). Eles modificaram alguns protocolos para melhorar o sistema e na práctica esqueceram-se que nem toda a gente usa a nojenta da aplicação MS Messenger (MSN ou Live ou lá como lhe chamam...) 

Na verdade, a Microsoft já  anda a fazer há alguns tempos melhorias nestas contas.
Começou pela interface do e-mail... adicionou mais funcionalidades sociais e tal (fotos, ... adicionou o espaço de armazenamento na "cloud" SkyDrive... e agora, preparem-se, dotou finalmente de POP3 gratuito ao Hotmail, a capacidade da conta de e-mail ser utilizada numa aplicação de correio electrónico.

Ora para quem usa Mac e iPhone (e iPod touch também), isto é uma noticia explosiva. Finalmente temos a chance de usar este correio electrónico na aplicação Mail e/ou no iPhone.

Por enquanto ainda só tenho conhecimento da versão POP3.
Mas até que era benvindo uma segunda opção para IMAP... e também permitir reencaminhar os e-mails para outras contas sem serem as da Microsoft (hotmail, msn, live, etc). Se forem espertos o suficiente pode ser que finalmente dê para ver documentos powerpoint e PDFs no próprio hotmail também... mas já estou a pedir demais... e o Gmail é tão bom!


A configuração da conta será a seguinte:

- Server de recepção: pop3.live.com
- Nome de utilizador: o vosso endereço de e-mail
- Password: a password do vosso endereço de e-mail

- Serveur de envio: smtp.live.com
- Nome de utilizador: o vosso endereço de e-mail
- Password: a password do vosso endereço de e-mail

Toca lá a adicionar ao Mail e quando estiver funcional basta sincronizar o iPhone e adicionar mais esta conta.


No entanto...
...a implementação do pop3 ainda não abrange a totalidade das contas todas e há casos onde nem sequer funciona, especialmente nas contas que têm a informação do país como não sendo Estados Unidos.

Está prometido pela MS para inicio de 2009, nalguns (poucos) até já funciona mas como é Microsoft não é de admirar se não der... temos de ter a paciência de sempre.

3 comentários:

Anónimo disse...

o gmail esta tao bom que n vejo razao de usar o hotmail. mm agr com melhorias o gmail está mais à frente. e n é da m$ lol

ArmPauloFerreira disse...

O serviço de correio electrónico Gmail é superior ao serviço de correio electrónico Hotmail.

Depois existem também a "rede" que cada um destes serviços propicia ao utilizador:

- O Gmail dota o user com uma componente mais vocacionada para aplicações (gratuitas) e sérias características habitiualmente presentes em serviços a pagar (espaço de armazenamento das contas, Pop3 e IMAP, GoogleTalk, GoogleDocs, Picasa web, ligação estreita com o Blogger, etc, etc)
- O Windows Live é a abordagem da Microsoft à interligação de várias formas entre os utilizadores deste tipo de contas, para comunicarem: por e-mail, por MSN, por Spaces, por Fotos, pela partilha da SkyDrive, etc, etc mas sempre a pensar em interligação social usando uma forma proprietária e não aberta para manter a malta nos serviços M$.

Sim, aprecio obviamente muito mais o Gmail, é evidente mas não podemos escapar ao facto que acabamos sempre por cair no Windows Live... basta começar pelo super popular Messenger. Se um conhecido só souber o que é fazer chat por MSN... está iniciado então o sistema M$...

Pantapuff disse...

e 3 vivas para o gmail!
hotmail para o lixo que aquilo só dá é dores de cabeça...