quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O Observador que nos observa em Fringe

A série "Fringe", de J.J.Abrams (o mesmo criador de Lost), que actualmente se encontra numa paragem de dois meses pois só regressa em 7 de Abril para a recta final, tem sido para mim, a par de "True Blood", das melhores revelações televisivas nesta "época" de 2008/2009.

Em Fringe, a série , semanalmente somos confrontados com situações que as descobertas e experiências ciêntificas têm extrapolado para níveis surpreendentes e assustadores.
Há sempre algo que nos irá surpreender, o avanço da robótica, quer seja o tele-porte, o desmaterializar da matéria (atravessar paredes!), as sequências matemáticas, células gigantes (sim enormes como ratazanas), e muitas outras situações obscuras muito bem pensadas e com lógica. Cá para mim, acho que a série ainda deveria ir mais longe... more nasty!


Há no entanto um facto na série que a determinado momento de quem a assista regularmente se irá indagar pois é intrigante demais: o misterioso homem Observador
A verdade, é que esta personagem misteriosa está presente nos mais estranhos acontecimentos e teve até direito a um episódio dedicado inteiramente a ele (o 5ºep), onde ficamos a saber pouco e ainda mais intrigados. Ele observa-nos...

Não posso deixar de referir que esta figura faz-me lembrar as pinturas surrealistas de René Magritte (o meu favorito deste movimento) e o seu homem do chapéu de côco de costas.


A Fox deu-se ao trabalho de nos aguçar os sentidos e compilou num video alguns momentos das aparições, que à grande maioria terá passado despercebido. Por vezes consigo descubri-lo durante os episódios mas admito que nestes não o vi.

Fringe: The Observer

Video raptado daqui

Entretanto, para que fiquem entretidos, mostro algumas imagens onde se podem pôr a tentar descobrir onde ele está.





E o maior dos easter-eggs deste série até se encontra no próprio genérico. Logo a seguir a "Dark matter" surge "Observers are here".

Perturbador não?

Aproveite para ver outros artigos onde abordei esta série Fringe.

7 comentários:

Anónimo disse...

Descobri a série aqui no Ecos. Assisti o primeiro episódio e não gostei... Insisti e assisti mais 2, mas mesmo assim, não consegui levar à diante.
Na minha opinião, é meio um sub X-Files, sub Millennium...

Descobri aqui também a série True Blood, e essa sim, achei muito boa! Um das melhores dos últimos anos.

Continue com as dicas!

ArmPauloFerreira disse...

Eu venero imenso a série Fringe. Contudo, tenho de admitir que a série só apartir do 5 episódio se torna verdadeiramente de não perder.
O próprio JJ Abrams admitiu que ao inicio a série não se estava a desenroilar como ele tinha imaginado mas lá foi dizendo que a série melhorou e que estas novos episódios estreados em 2009 serão tudo aquilo que ele imaginou. Estou desejoso de ver esses resultados, se antes já era bom agora então será muito mais ainda.

Realmente Fringe tem algo de Millenium (a corporação secreta sempre por trás de algo... mas só isso - a propósito Millenium só foi muito boa como série na 2ª temporada pois a 1ª e a 3ª não foram nada de especial) e também de X-Files porque acaba por ser uma dupla na maior parte do tempo a fazer investigações). Contudo, acho que Fringe no contexto dos tempos actuais é bem melhor que essas duas séries (e bem melhor que a concorrente Eleventh Hour -fraca mas OK)

Agora True Blood... isso é outro nível. É uma série subversiva, tal como é Dexter, mas tem imensa personalidade e não tem ares de ser cópia de qualquer outra. estamos perante material de elevada qualidade. E quem pensar que apenas se trata de vampiros estará bem enganado. Existem mais seres naquele mundo...

Agora a nova coqueluche de expectativa é Dollhouse, que a julgar pelo 1º episódio posso dizer isto: temos série de categoria e invulgar!!!

Anónimo disse...

Oi ArmPauloFerreira, tens Twitter? Estou expectante quanto ao Fringe e tenho seguido e adorado com bastante entusiasmo, o Lost, os Ficheiros Secretos. Tenho, inclusive, optado por ir menos vezes ao cinema devido à qualidade de tantas séries hoje em dia, na tv. Vejo Lost, Prison Break, True Blood (que adoro, acho brilhante), 24, Sobrenatural (embora, por vezes, apresente histórias bem fraquinhas), Betty Feia (ok, confesso, sou seguidor) Donas de Casa Desesperadas, Stargate Atlantis e...claro...Dexter...neste momento a minha série do momento. Sigo-a pelo canal FX.

Já agora, deixo aqui um link para quem gostar de Lost:
http://z15.invisionfree.com/Perdidos/index.php?showtopic=3939

ArmPauloFerreira disse...

Eu sou apreciador de Fringe com toda a força. A série Fringe começa um pouco simples e lá para o 5º ou 6º episódio começa a mostrar o que vale...

Eu neste momento acompanho uma boa dúzia de séries ou mais:
- torrents: Lost 5T, Terminator: Sarah Connor Chronicles 2T, Heroes 3T, Fringe, Knight Rider, Ghost Whisperer 4T, Desperate Housewives, Battlestar Galactica ainda na 2T, Dollhouse, Big Love 3T, Kyle XY 3T, Smallville 8T;
- algumas pela TV fielmente como: True Blood, Dexter 3T, Eleventh Hour, My Own Worst Enemy;
- e depois aquelas que vou apanhando quando estão a dar mas sem ser fiel: Betty Feia, Beautiful people, Californication, Nip tuck, Anatomia de Grey, Clinica privada, Lipstick Jungle, etc...

Tudo isto para dizer que tenho visto menos filmes...

Twitter? Não quero isso.

Anónimo disse...

"Twitter? Não quero isso."

conheço meia duzia que disse precisamente isso :-P
e agora ... nao se lembra .

Anónimo disse...

@Paulo: Acabei de ver hoje a 1ª temporada de True Blood e posso dizer com certeza que é uma das melhores séries que já vi!

Assim que tiver tempo, vou dar mais uma chance para Fringe...

Anónimo disse...

Agradeço as participações lá pelo sítio. Tal como o meu colega lhe indicou, a verdade é que andava a preparar um post sobre o Observador, que será finalmente publicado às 16h de amanhã.
Espero contar com a sua presença e a sua participação neste e nos vindouros.

Ana Alexandre,
Split Screen