terça-feira, 3 de março de 2009

Apple melhora toda a linha desktop: novos iMacs, Mac mini, Mac Pro... e uma surpresa!

Puxa! Duma só vez a Apple renova toda a sua linha de computadores de secretária (desktops).
E fê-lo em estilo temático: o Mac mais ecológico, o Mac melhor para todos e por fim o Mac mais potente de sempre. Isto significa, respectivamente, os novos Mac mini, os novos iMacs e os novos Mac Pro!





Está cada vez melhor e mais valioso!


... e uma surpresa: novo Apple Keyboard
Com esta ninguém contava! A Apple diminuiu ainda mais o teclado e este até já é opção também para o novo iMac, apesar de fazer muito mais sentido com o Mac mini... E não se enganem que este é um teclado com fio e com isso, fica-se a ganhar as duas portas USB 2.0 na mesma...
Um produto interessantissimo!


Observações:
Quanto aos melhoramentos destes Macs, reside pricipalmente em dotá-los todos com o dobro da RAM, muito mais armazenamento, com a nova porta de video Mini DisplayPort, alguns ganhos na performance dos processadores (comparando com a geração anterior) e também com as actuais placas gráficas.

É muito curioso notar ainda que todos estes Macs de secretária estão dotados de FireWire 800, que parece ser agora a escolha final para esta ligação. Adeus FireWire 400!
Ao mesmo tempo, é mais evidente a forma como as linhas de Macs para consumidor da Apple se diferenciam por um pormenor: há FireWire nos Macs de secretária, no mini e no iMac, mas não há direito a esta ligação na linha portátil, MacBook e o MacBook Air (apesar que neste último até faz sentido não ter).
A linha profissional, as designadas com "Pro" estão contempladas com esta ligação, obviamente.

Para mim, o maior vencedor nestes melhoramentos continua a ser o iMac, que continua a trilhar um estilo polivalente bem sucedida. Continuo assim a achar o iMac o melhor computador de todos os que a Apple tem à disposição, quer seja para mesa ou portátil (conforme já expliquei por aqui).

1 comentário:

Anónimo disse...

Já era tempo de haver este refresh. Deviam tê-lo feito mais cedo no caso do mini e do iMac. Os processadores do Mac Pro só sairam agora, por isso, não dava para os lançar antes. Reafirmos a minha opinião que será melhor investir no próximo refresh já com quad cores nos iMac (espero eu!)

Cumprimentos