segunda-feira, 23 de março de 2009

A sincronização do iTunes... e os conteúdos (parte 2)

Ainda sobre a sincronização de conteúdos com o iTunes (continuação da parte 1)

Mas mesmo assim, acho que o método poderia ser melhorado...

Agora vejamos de outra forma esta questão pois o que a Apple ainda não conseguiu resolver foi o crescente uso do iTunes por todos. Especialmente num ambiente familiar ou quando se tem mais que um computador.

A falha reside na impossibilidade de ter a mesma library do iTunes repartida por vários pontos de acesso, ou pelo menos em comunicação com outras librarys.
Os iPods ou o iPhone não tem culpa do facto de não se poderem ligar a vários pontos diferentes.
É o iTunes, que deveria ter um modo como um servidor de conteúdos e centralizar num único local os dados e conteúdos dos varios acessos.
Mas para isso acontecer na perfeição, deveria de existir da parte da Apple um novo produto para isso fazer sentido também, pois não pode um qualquer computador (Mac/PC) se ocupar dessa missão.

A Apple deveria ter uma espécie de iTunes Home Server, que poderia ser uma espécie de aparelho com aspecto de AppleTV mas só de armazenamento e que teria como slaves todos os iTunes dos outros computadores ou até os outros computadores.
No fundo, não seriam só os dispositivos a sincronizar para um iTunes de um Mac/PC, como também de tempos a tempos cada iTunes de cada um Mac num mesmo ambiente, teria de sincronizar para esse produto centralizador a validade dos conteúdos. O objectivo era, por exemplo num ambiente familiar, as canções de um mesmo álbum existirem uma só vez no armazenador e todos os outros ligados, com as devidas permissões usarem e terem acesso esses ficheiros.

A verdade, é que pelo que tenho constatado, num mesmo local, em casa ou não, existem muitas cópias da mesma coisa e isso acaba por ser desnecessário. Isso acontece imenso com músicas e fotos.

Eu adorava ter um equipamento que centrasse tudo aquilo que em minha casa são conteúdos e com isso todos poderem ter acesso. Este principio poderia ser extendido para os videos e para a fotografia. No caso da fotografia o método aplicaria-se igualmente ao iPhoto e de certa forma uma segunda fonte de origem dos videos poderia ser proveniente da library do iMovie também. No fim, um centralizador/servidor de conteúdos funcionaria como uma iTunes Store local e caseira!

Sem comentários: