terça-feira, 3 de março de 2009

Uma das tentativas para regressar Battlestar Galactica...

A série Battlestar Galactica quando surgiu em finais dos anos 70, provocou paixões a todos aqueles que se maravilhavam com a temática da ficção-científica de estilo espacial. Mais tarde surgiria a versão de 1980, que era bem mais simples (ver aqui mais sobre a série original)... e depois parou sem regressar mais.

Era principalmente por ser uma série bem dispendiosa de produzir (facto que ainda hoje a afecta) e como tal tinha de ser parada (a actual pára também e quase um ano para se fazer o resto da temporada).

Na verdade, regressaria em 2003 num estilo nunca imaginado e bem mais potente!
Regressou duma forma bem diferente da original e com um enredo muito melhor desenvolvido, que toca em vários aspectos politicos, religiosos, hierarquias militares, só para dizer alguns, que fazem dela uma das melhores séries que há (Perdidos/Lost e muitas outras de alto nível são boas demais também... mas comparadas a Galactica, com todas as implicações que esta série sugere constantemente, fazem delas séries apenas muito boas mas sem atingir a plenitude). Mas não era sobre o reboot feito em 2003 que este artigo diz respeito... quer dizer... mais ou menos... adiante!

O que se veio a saber é que em 1999, foi desenvolvida uma ideia nova para resgatar a série original. Uma tentativa de reboot, que apreciando bem o video parecia apenas mais do mesmo que havia em 1978... e esse reboot foi orquestrado, preparem-se, nada mais nada menos que por Richard Hatch!

O mesmo tipo que já pertencia ao elenco da série original (e que também conseguiu integrar no reboot de 2003). É obra!
A julgar bem a coisa, este tipo conseguiria estar nos lançamentos todas da série...

Eis a visão dele: Battlestar Galactica: The second coming



Apreciando bem este trailer, que na verdade é um trailer de uma ideia: há factos que na verdade se concretizaram na versão de 2003: há uma evolução dos Cylons ("They've evolved"), há uma revolução (a tal "Cylon civil war"), muita politica e crises de comando, reparem na pose dos Cylons multiplicados... e até as pequenas naves de ataque dos Cylons já tinham as asas em curva (dá para ver bem, perto do final do video).

Ahh... e tinha também o Richard Hatch!!!
A ideia era o enredo partir do ponto onde terminou a série de 1978 e com isso fazer regressar esta mítica série às televisões. Pelo aspecto deste video sugeria algo de muita acção ou muita guerra, mas no entanto não deixa de me parecer que se calhar esta ideia de 1999, não terá ficado assim tão perdida... e que muitos dos apontamentos esboçados aqui... viram a luz em 2003!

Não que se tenha perdido nada por isto não ter ido avante assim como foi apresentado... mas a verdade é que a série regressou 5 anos depois! E ainda bem...

2 comentários:

Azrael disse...

Sim, o visual da BSG de 2003 é potente, a história dos Final Cylon e etc.
Agora estamos no caminho do final season depois do episódio 17.
Pelo que disseram que o final deve ser muito interessante e assim espero de ver.
A seguir, deve sair um filme sobre a origem dos Cylons e sobre as duas famílias mais marcantes no mundo da BSG.

ArmPauloFerreira disse...

Eu sei... estamos na recta final desta saga. Faltam 3 episódios só...

Depois haverá, tal como bem referiste, uma série em jeito de prequela, que é a série "Caprica" e que arrancará com um telefilme. Estou ansioso por ver o nível de Caprica...

Mas eu ainda estou atrasado com a série pois ainda não cheguei á 4ª temporada sequer... mas mais uns tempos e já estarei em dia.
Galactica é do melhor que já vi!