sábado, 11 de abril de 2009

Cristo: diferentes visões

A Páscoa assinala a paixão de Jesus Cristo, especialmente a sua morte e ressurreição.

Nos dias de hoje, a Páscoa é mais vista como uma oportunidade comercial, mais uma oportunidade para vender.
Mas a fé pela ressurreição de Jesus Cristo pode nos dias de hoje até ser vista com visões diferentes: a visão da Igreja e a visão da ciência.

Dito isto recordo dois exemplos de como se pode mostrar Cristo como duas pessoas bem diferentes.

No primeiro caso...
O filme de Mel Gibson, "A paixão de Cristo", deu-nos uma visão diferente daquilo que habitualmente se via em filmes. O filme de Mel Gibson concentra-se na fase do sacrificio de Cristo e de todos os sofrimentos que lhe foram inflingidos pelos descrentes. A verdade é que, com este filme Mel Gibson acabou por arrasar com qualquer outra nova versão que se faça sobre Cristo, tamanha é a pujança deste filme.

Trailer de "A paixão de Cristo"





Noutro caso...
A ciência, ou melhor as investigações arqueólogas acabaram por nos dar uma outra realidade sobre o homem real e a sua vida. No documentário que James Cameron produziu, Cristo é tido como alguém que afinal viveu de forma diferente daquela que a Igreja tanto celebra. Cristo, tinha irmãos, teve mulher e teve filhos. Ou seja Jesus tinha a sua própria famili...
O documentário a que me refiro é o "The Lost Tomb Of Jesus"

"The Lost Tomb Of Jesus" trailer




É caso para cada um se questionar, qual é a verdade. Eu penso que são as duas. Uma é a romanciada pela Igreja e a outra é aquela que não convém apregoar porque não permite atingir o impacto que a primeira tem na sociedade. Descubram estas obras. Recomendo a visão das duas.

Sem comentários: