sexta-feira, 8 de maio de 2009

Apple round-up: iPhone OS 3, iTunes, OS X Server, iFart

Só para fazer um pequeno apanhado de algumas novidades, rumores ou apreciações que andam por aí relativamente ao mundo Apple.


iPhone OS 3.0

- melhor camera fotográfica
Foi descoberto, que além de vir com mais resolução de captura (com 3,2 Mpx) também a mesma fará capturas mais nitidas e que terá melhor desempenho em situações nocturnas.

Como podem ver por estas imagens via AppleInsider:


O mais impressionante é que, os actuais dispositivos quando receberam a actualização para iPhone OS 3.0, também contarão com essas melhorias. No entanto, já fizeram testes com iPhones Classic e os 3G e pouco ou nada ao nível da nitidez se notou de melhor excepto uma melhor acentuação das cores (agora mais vibrantes).

- gravação de video
Está confirmado no iPhone OS 3.0, que este passará a filmar nos modelos sucessores do iPhone 3G, que aparecerão este Verão
E já se acredita que não será apenas e só filmar mas muito mais que isso...

O iPhone passará a ser uma plataforma móvel de edição de videos ao bom estilo do actual iMovie. E se editar já parece muito... A Apple não se fica por aí pois os videos (e depois de prontos) podem ser partilhados de várias formas: MMS, upload para a internet como o YouTube ou o MobileMe.
Talvez a Apple mostre as suas razões ao nunca ter permitido ao iPhone filmar e até desenvolva a versão Mobile do iMovie. É que, se vier já assim, desta vez torna-o num dispositivo impressionante para o video: captura, edição, partilha e visualização!

No entanto, esta capacidade toda parece estar assegurada para um novo modelo que está prestes a sair daqui a meses.


iTunes 8.2

Circulou para os developers uma beta do iTunes 8.2 e as alegadas referências de suporte aos DVDs e Blu-Ray.


Na verdade, não há nada de mais a não ser a informação relativa á Gracenote, que tem dados actualizados no seu disclaimer... e esta versão é exigida para os developers poderem instalar a mais recente beta do iPhone OS.
Era bom era... que o iTunes ripasse directamente um filme dum DVD como faz com os CDs.


Mac OS X Snow Leopard Server

Um excelente artigo da AppleMania.Info, revela que a escolha por OS X Server da Apple é muito mais económica que escolher os sistemas da Microsoft.

“A Apple vai impulsionar a popularidade do iPhone provendo aos usuários do Snow Leopard Server novos serviços corporativos de e-mail, contato, calendário e intranet para o iPhone e iPod touch muito mais baratos que os equivalentes do Microsoft Windows Server”, informa Sam Oliver em artigo publicado no AppleInsider.

“Tal estratégia provavelmente ajudará a ligar a crescente popularidade do iPhone dentre usuários corporativos e governamentais às maiores vendas do Snow Leopard Server e atrair mais atenção às ofertas do servidor Mac postas como alternativa muito mais barata à combinação entre Windows Server, Exchange Server, SharePoint e Exchange Active Sync da Microsoft para suporte a acesso remoto para aparelhos móveis”, diz Oliver.

“Isso porque, embora um servidor Dell comparável a um Xserve da Apple possa ser ligeiramente mais barato antes de adicionar o Windows Server, a política de licenciamento da Microsoft aumenta dramaticamente os custos que as empresas têm que enfrentar para fornecer os mesmos recursos do Mac OS X Server, que a Apple preinstala em seus servidores Mac sem nenhum custo adicional”.

A seguinte tabela comprova-o:


iFart

Uma estúpida aplicação para iPhone que lhe poderá trazer momentos hilariantes...

1 comentário:

David Martins disse...

Obrigado pelo comentário no CINE31, vamos ver se duramos mais outros 4 anos! :-D

Bem, depois deste iFart, vou mesmo comprar um iPhone ;-)