quarta-feira, 13 de maio de 2009

Apple round-up: Vodafone aumenta o tráfego de dados ao iPhone, OS X 10.5.7 + Safari updates

Vodafone aumenta o limite do tráfego dados ao iPhone

Caramba, que a Vodafone Portugal está mesmo um pouco mais nossa amiga!
Aumentou o limite de tráfego de dados aos tarifários do iPhone 3G, passando de 250Mb para 500 Mb.
Assim está muito melhor e resolveram uma critica que lhe eram muitas vezes apontada. Este melhoramento atinge ambas as modalidades de assinatura mensal (planos Best) e carregamentos (planos Vita), passando a ser igual para todas as escolhas dos tarifários do iPhone 3G.
Very nice!!!

E reparem, que até nem foi preciso a Nossa Senhora de Fátima fazer o milagre da multiplicação...
...bastou á Vodafone aplicar em Portugal o que já fazia nalguns dos outros países da Europa!
Toca lá a gastar mais rede á Vodafone!



Actualização de Mac OS X para 10.5.7...

Mais um update massivo em tamanho com os respeitáveis 286Mb ou 458Mb (depende do caso e do sistema) e mais uma vez pouco esclarecedor do que melhora.
Saiu para ambas as versões client e server.

É curioso, que nem tinha ainda actualizado o iTunes 8 no Server mas este tipo de update até que me fez questionar o porquê do OS X Server precisar do iTunes. Não é utilizado e até não tem lá nadinha... Se ainda fosse uma espécie de iTunes Server faria sentido mas assim... mas OK mais vale deixar actualizar mais isso para não surgir mais esse aviso depois.

E por falar em iTunes Server... seria realmente interessante que a Apple dotasse o OS X Server numa próxima versão, de características mais vocacionadas para o home-use. É que era mesmo uma boa ideia existir um único local para os conteúdos todos do iTunes e que chegassem aos nossos Macs de forma centralizada e unificada. Esta é uma ideia que até já havia explorado num outro artigo (reveja aqui).


...e também update ao Safari 4 Beta!

Um melhoramento a este excelente browser.

4 comentários:

Zé Miguel disse...

A ideia do iTunes server não parece má, mas até para utilizadores sem o server era engraçado poder ter a biblioteca do itunes centralizada num disco ligado ao router.

ArmPauloFerreira disse...

Da maneira que as libraries do iTunes crescem e onde por vezes esse crescimento num seio familiar (em casa principalmente) se vê que uma grande percentagem dos conteúdos (as músicas principalmente) são as mesmas nos vários computadores. Logo ter um iTunes Server tudo até que seria algo interessante e até mesmo se ele desse acesso a mais conteúdos adicionados pelos outros users.

Anónimo disse...

Eu também não entendo o porque da Apple não permitir customizar a instalação do Mac OS X Server.

Não precisa de iTunes, QuickTime, iChat, Front Row, Font Book, DVD Player, Exposé, Chess. Address Book, iSync, Mail, Dictionary, Calculator e por aí vai...

ArmPauloFerreira disse...

Ora exactamente! Bem referido, vindo de quem vem essas palavras. É que eu sou um user novato (1 ano apenas) no OS X Server e acabei por também perceber isso. O caso do iTunes é o mais gritante pois num Server seria de pensar num iTunes Server que não é o caso dele...
E todas essas que mencionou realmente não estão lá a fazer absolutamente nadinha.
- Mail Server, requer IPs fixos e dominio, logo descarta-se...e no mesmo sentido o iChat;
- o Adress Book para pouco ou nada serve no Leopard Server mas na versão do Snow Leopard Server, fará um novo sentido com o novo Adress Book server (é a função que adorava ter já neste momento);
- iSync, Dictionary, DVD player, Front Row... para que servem num Server?
Já o caso dos QuickTime, Calculator ou Font Book, têm alguma utilidade de longe a longe...

A Apple tem de olhar para o OS X Server mais seriamente, no sentido de o dotar de mais interesses fora do regime empresarial...
O OS X server é realmente excelente e altamente recomendado mas se também tivesse uma vocação familiar e apoio a partilha dos conteúdos multimédia seria excelente.

Num regime familiar, só as características de partilha em grupo e o Time Machine Server, já dão que pensar...
Mas se desse muito mais e para usos caseiros como um Multimedia Server (iTunes Server?), e como estaria sempre ligado teria mais usos interessantes (para downloads torrents, partilha das impressoras, processamento dos videos do iMovie, etc)... e tudo isso a fazer bom uso de algum Mac menos valente (ou não) e com algum tempo (de certeza que muita malta tem por lá em casa algum PowerMac/iMac/PowerBook), diria que se tornava obrigatório ter!
E quem sabe até motivava ainda mais a AppleTV...

Um sistema Apple assim vendia-se automaticamente!

E a Apple faria ainda bom dinheiro com isso e quem sabe se até nem venderia mais Macs.
Eu adquiria logo um Server assim... e espetava lá isso no meu iMac G5 e pensava logo em ter um outro bem mais novo para ir usando e se calhar seria desta vez que passaria a ter um portátil em vez de desktop (o uso hardcore relegaríamos para o Server).

Quem me dera que as coisas fossem assim e existisse um modelo de uso dessa forma. seria um sonho tornado realidade!