terça-feira, 19 de maio de 2009

Lost: Perdidos... a estátua da deusa Tawaret (parte 2)

Está esclarecido oficialmente o nome da estátua que surge imponente e inteira na season finale de Lost 5ªT, que não é nem Anubis (como referia no artigo anterior) e nem outros como Sobek (já muito adiantado na net).

O mais curioso é que é o próprio site da série que nos desvenda o mistério em torno da estátua misteriosa.

No resumo oficial do episódio no site ABC, está lá a referência á estátua e com o nome correcto: é Tawaret!
E fica também confirmado oficialmente que a origem é mesmo a egípcia!

(…) “And as the camera pulls back, we see what we’ve been waiting to see since we first glimpsed that four-toed foot over three years ago… the towering, majestic statue of the Egyptian goddess Taweret.” (…)


Agora, se é Tawaret...
...é a deusa da fertilidade e os amuletos nas mãos da estátua representa isso então.
Será que por estar a estátua destruída, se abateu uma maldição na ilha depois do incidente? Não me recordo de ver nenhuma imagem da estátua nos anos 70, o passado onde se encontravam Sawyer e Juliet.

É que antes do incidente suceder (será que sucedeu mesmo?) os bébés faziam-se e nasciam na ilha. A ilha era "fértil"... e deixou de ser.

Por falar em Juliet...


Terá sido Juliet, que estando grávida, a razão da infertilidade na ilha após o incidente?
É que ela deu muitos indícios disso pois andava enjoada e ao recusar tomar o chá de Bernard, seguidamente leva a mão à barriga - daí estar tão estranha no final pois imaginaria que iria um filho seu, sofrer o mesmo que Juliet pelos pais (naquele que continuo a achar ser o único flash-back das personagens pois é o único que continua a funcionar como justificação de um acto a fazer pela personagem), ao ver Sawyer sempre embevecido pela Kate.

Terá sido ela a ofensa ao sucedido á estátua e que fez abater, apartir daí, a tal maldição de infertilidade na ilha?
Terá sido por isso que Juliet foi escolhida para ir ter á ilha?
Para ter o papel de impedir a descendência na ilha, ironicamente escolhida pela sua sabedoria na área da fertilidade?

Hummm... é mais uma "estranheza" de Lost... mas daqui a 8 meses e quê já saberemos.

2 comentários:

André Ferreira disse...

Isso da estátua tem sentido até porque ao ficar destruída os nascimentos foram 0.

Agora o nome da estátua é de ficar a pensar porque Tawaret se não me engano na mão não tem a ankh. Já Sobek tem...

E ankh = Seu círculo é a imagem perfeita daquilo que não tem começo nem fim: representa a alma que é eterna, por ter saído da substância espiritual dos deuses; a cruz figura o estado de transe no qual se debatia o iniciado, e representa, mais exatamente, o estado de morte, a crucificação do eleito e, em certos templos, o iniciado era deitado pelos sacerdotes sobre um leito em forma de cruz… Aquele que possuísse a chave geométrica dos mistérios geométricos, cujo símbolo era precisamente essa cruz ansada, sabia abrir as portas do mundo dos mortos e podia penetrar o sentido oculto da vida eterna.

ArmPauloFerreira disse...

Bom explicação sobre o simbolo de ankh

Talvez a ABC esteja a despistar os leitores.
Porque também a estátua não é parecida com Tawaret... o corpo é como o do Homem e não de animal. E a estátua Tawaret deveria aparentar ter seios e a barriga de uma mulher grávida... a que aparece em Lost parece mais a tal Sobek... mas.