sábado, 1 de agosto de 2009

Música da semana: o chill-out dos Bent (best of)

Os terrenos do chill-out e outras electrónicas calmas como o trip-hop, downtempo, etc... fizeram brotar alguns projectos muito bons. Um desses casos são os Bent...

Os Bent são o projecto da dupla Simon Mills e Neil Tolliday.

Na altura, em 2000, rodava frequentemente pela radio o tema "Always", que tinha uma vocalização num estilo mais erudito que o normal, quase tenora a meu ver. Para uma canção que se misturava com o house pop que passava frequetemente, notava-se algo de especial na canção.

"Always"

"Always" pertence ao (salvo erro) 1º álbum, o "Programmed To Love", que nos fez tomar contacto com esta "banda" electrónica que faz musica melancólica. Contudo, a faixa que me deu o clique de virar atenções para os "Bent" foi a "Swollen".

"Swollen"


Que impressionante faixa e talvez mesmo a melhor som que eles alguma vez fizeram.

"Programmed To Love" é um álbum muito jeitoso com alguns momentos de eleição. A já referida "Always" e "Swollen", mas também outras faixas como "Private Road" ou "I Remember Johnny".




"So Long Without You"

No entanto, o sucesso em massa chegaria com o álbum seguinte, o "The Everlasting Blink" de 2003, que repete o estilo do anterior, só que com a diferença que chegou com um mega-hit merecido, a faixa "Magic Love" (cantada pela Ashley Beedle).

"Magic Love"
(Quem é que não conhece esta, hã?)


Ora não havia local algum que não passasse esta música fabulosa.
As frases "I believe it's magic, magic, magic!" ecoavam em todo o lado, até no cinema (na altura o ainda AMC, tinha essa canção sempre a rolar nos slideshows de publicidade.

Mas não pensem que o álbum do "frasco das azeitonas" só tinha a "Magic love". Tem mais alguns momentos muitos bons com destaque para as faixas "Stay the same", "Beautiful Otherness" e muito especialmente a impressionante e algo exótica "So Long Without You".
Esta faixa é mesmo maravilhosa e rivaliza com a "Swollen" na cotação de 5 estrelas aqui no meu iTunes.
Á pois é...

Os Bent atingiram fama e relevo tal, que a Verve os convidou para fazerem uma remistura a "Speak Low", um clássico de Billie Holiday, para a 3ª edição das colectãneas "Verve Remixed 3".
Sem dúvida a faixa mais interessante da colectãnea, que retirou o pó à canção e a dotou de umas novas roupagens chill-out melancólicas maravilhosas.

Depois disso perdi-lhes o rasto... afinal são tantas as bandas, géneros e novidades que alguém fica perdido sem se saber noticias ou novos sons deles.

Afinal, os Bent haviam lançado em 2004 o muito curioso "Ariels", em 2005 o EP "Flavour Country" e em 2006, o 4º álbum, que é um disquito bem interessante e com alguns momentos ao longo do disco mesmo á Bent.
O 4º álbum chama-se "Intercept!" e destaco principalmente "To Be Loved" e a sequência de faixas do final "The Handbrake" > "Leavin' Me" > "After All The Love" que é mesmo entusiasmante.

"The Handbrake"

Agora noticia mesmo fresquinha é que a banda lançou um "Best Of Bent" (2009 - 2xCD), o mês passado onde passam em revista o melhor que fizeram. Este artigo, no fundo é isso mesmo, uma revisão do melhor dos Bent...
Vale a pena descobri-lo pois é também uma óptima opção para os conhecerem.



Mais sobre Bent no site da banda e em MySpace

2 comentários:

Alberto Andrade disse...

Gosto muito desse projeto de eletrônica Bent e foi com ele que eu primeiro apliquei um conceito que li num blog: chill out à uma da tarde. Isso vem um pouco no mesmo comprimento de onda das empresas que permitem a seus funcionários um período curto de descanso depois do almoço. Um bom chill out 1pm, mesmo sem dormir, seria capaz de aumentar a produtividade de uma empresa em 200%, digo eu que sou parte interessada, como é óbvio! Mas, além desses discos, há muito mais ofertas que você pode checkar online. Nesse link http://cotonete.clix.pt/ você confere várias rádios que tocam música para relaxar, música para sofá, o que você quiser chamar. O importante é respeitar a mantra essencial: absolutely no stress!

ArmPauloFerreira disse...

Obrigado pelo comentário.
Realmente o chill out cria sempre um bom ambiente. Nos locais de trabalho seria óptimo.