terça-feira, 4 de agosto de 2009

Apple round-up: Time Capsule, GarageBand, rumores iTablet, CEO da Google de fora

Alguns destaques do mundo Apple...

iTablet

Nos últimos tempos só se fala da iminência da Apple lançar um tablet, que na verdade seria mais uma espécie de iPod touch gigante mas muito mais computador que iPod. Segundo os imenso rumores, o produto poderá inclusive já estar pronto a ser anunciado nas próximas semanas, se for "abençoado" por Steve Jobs. Este rumor já circula há alguns anos e tem sido continuamente insistente noticias sobre ele. Veio o ser descoberto que o desenvolvimento da Apple já o teve muito adiantado mas no entanto, o produto não dignificava os altos standards de design e funcionamento típicos da Apple, pelo que várias vezes tiveram de recomeçar o projecto do ponto zero. Agora com muito do que investigaram para o iPhone, o projecto ganhou nova orientação.


Segundo se diz, este iTablet como já se denominou na giria, não terá o Mac OS X como sistema operativo para funcionar (com modificações para o toque) mas sim uma variante do iPhone OS com mais características novas. Tal como o iPhone, este computador será um grande ecrãn sem teclas, de 10 polegadas, suportará video HD, terá 3G interno (contará com a Verizon Wireless como parceira de telecomunicações nos Estados Unidos - estará a AT&T a dar as últimas com a Apple?) e imensas características de media center e ainda aptidão para consola de jogos.
Também tem sido noticia que este projecto poderá estar relacionado com um novo estilo de conteúdos para a iTunes Store (tem o nome de código: Cocktail), para fomentar a venda de álbuns musicais de componente interactiva (e não a promoção de singles como até aqui) e os livros digitais.

Dizem que o preço rondará os 700-800 dolares, mas analisando pelo iPhone, perceberá que este preço será difícil. O iTablet, competirá também com o segmento dos netbooks e os e-book readers, portanto o preço, entre o iPhone e o MacBook de entrada de gama, para ser bem aceite.


Time Capsule


O misto de emissor wi-fi e disco externo sem fios da Apple (neste aspecto é também especialmente vocacionado para a excelente função de backups do OS X, o Time Machine), foi actualizado e conta agora com discos de maiores capacidades, 1Tb e 2Gb.
Ganhou ainda Wi-Fi 802.11n completa pois agora, funciona nas bandas 2,4 GHz e 5 GHz em simultâneo, para garantir o melhor desempenho e alcance para todos os seus dispositivos Wi-Fi.

Saiba mais no site da Apple (PT)


Garageband actualizado para versão 5.1


Agora com:
- GarageBand track effects and Audio Units can now be added to a guitar track
- Improved support for Apogee audio interfaces
- Faster switching to full screen in Magic GarageBand
- Improved access to audio monitoring settings



Toca lá actualizar...



CEO da Google "posto" fora da Apple


O CEO da Google, o Dr. Eric Shmidt, que ocupava um lugar no conselho de administração da Apple desde Agosto de 2006, está agora de saida da Apple. Abandonou "gentilmente" o lugar porque a recente "ofensiva" da Google no mercado, constitui-se uma oferta que colide com a Apple e obviamente não poderia continuar por lá.
Até porque devido ao secretismo desta perante os seus produtos e estratégias, não poderia ter nas reuniões do conselho o CEO da Google por ser concorrente directo. Assim este teria de ficar de fora das reuniões que envolvessem Mac OS X ou iPhone, por exemplo para salvaguardar preocupações.

Como podem ver pela seguinte descrição, a Google tem realmente uma actual oferta que compete directamente com muito do que a Apple tem:
Android vs iPhone; Android OS vs iPhone OS; Chrome vs Safari; Gmail, Gcal, e restantes serviços on-line vs MobileMe; GoogleAps vs iWork (que também tem caracteristicas de partilha on-line); e mais recentemente, essa facada final que é o GoogleOS vs Mac OS X; e mais talvez que agora não me vem à ideia...

A Apple deve estar agora muito mais satisfeita e menos preocupada por Eric Shmidt ter-se "decidido abandonar" o conselho de administração da Apple. É que estar metido em dois carrinhos de guerra tem as suas consequências.
Óraite bye-bye!!!

Sem comentários: