sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Canais de TV: TvCine exibe o "The Happening" de Shyamalan

Estreia no TVC3, o mais recente filme de M. Night Shyamalan, o "The Happening - O Acontecimento".



Este filme aborda a questão do poder da natureza, quando esta se revolta contra os danos que a Humanidade provocam em todo o eco-sistema natural. Apesar de o filme não ser tão bom como prometia pelos trailers, é mesmo assim uma interessante reflexão sobre o mal que se faz á natureza.
Deixa no ar (sim, literalmente no ar) a questão no sentido oposto:
E se a natureza nos fizesse o mesmo?

De repente, e sem razão alguma aparente, as pessoas matam-se e fazem tudo para tirarem a vida. Suicídios em massa sem justificação e sempre num ambiente magistral de suspense e mistério. O desfecho é que se torna insatisfatório precisamente por não dar explicação alguma. É como se este "acontecimento" chegasse e terminasse sem ninguém perceber o porquê.
Sinceramente, isso até joga a seu favor. Faz-nos pensar e formular explicações...
O filme peca só por o elenco ter um desempenho muito fraquito mas que é perdoado por arrancar um daqueles inícios enigmáticos e pujantes.

Nos últimos tempos M. Night Shyamalan tem sido muito criticado, negativamente, pelos seus últimos filmes.
Eu gostei dos filmes todos dele, com especial destaque para o "Sexto Sentido" e o "Unbreakable" (o título português não tem nada a ver). O "Sinais" e a "Vila", igualmente mas nestes já se sentia estarem algo abaixo, facto que se foi mantendo até hoje. "Lady In The Water - A Senhora da Água" e este "The Happening - O Acontecimento", ambos foram severamente criticados pela negativa.

Mas que ele faz coisas interessantes, isso é inegável.
Não são nada demais mas o que mais gosto dos seus filmes são os conceitos implicados neles (todos eles) e por aí se percebe bem que Shyamalan sempre se mostrou um inconformado e alguém com ideias que fogem do normal.
Shyamalan tenta com os seus filmes (com histórias pensadas e inventadas por ele), dar-nos algo sempre original.

Se pensarmos bem, os filmes de Shyamalan são dirigidos á familia e imaginados como contos infantis que ele inventa, transformados em filmes com momentos e ambiente para assustar. É como se nos estivesse sempre a contar um daqueles contos á antiga que começavam por "Era uma vez...".

Há que tirar o chapéu a ele pois parece remar contra a maré, ao criar novas situações cheias de boas ideias (mas não tão bem concretizadas). Se olharmos para a restante criação de Hollywood, feita á base de sequelas, adaptações e remakes, um filme do Shyamalan é sempre algo novo.
Hoje em dia todos querem seguir a mesma onda comercial e cai tudo na repetição de filmes e ideias já existentes.
No fundo, ele é um dos muitos que continua a "remar contra a maré"... pois é isso mesmo que ele faz, ou tenta, e isso deveria ser celebrado até.

"O Acontecimento" é um filme muito curioso de ver.

Sem comentários: