sábado, 15 de agosto de 2009

Musica da Semana: Bryan Ferry & Roxy Music "More Than This"

Se há artista que muito admiro musicalmente é Bryan Ferry. Actualmente esmoreceu mas o tipo teve sempre categoria, isso é inegável.
Isto vem já dos anos 80, mas na altura nunca entendi bem o que separava Bryan Ferry da sua banda, os Roxy Music.

A banda era composta por gente ilustre, nos dias de hoje são já gigantes da música, como Bryan Ferry, Brian Eno, Andy Mackay, Phil Manzanera e Paul Thompson.

Dos Roxy Music não posso dizer muito pois não acompanhei o legado da banda, o que não quer dizer que não tenham algumas que considero incontornáveis do pop-rock dos anos 80, como "More Than This" e a "Avalon", que são obras-primas intemporais. Parece que essas canções não envelhecem e tenho em "More Than This" como das melhores musicas de sempre que já ouvi (e tenho).

E o dizer "tenho" significa... a colectãnea em CD, que reune o melhor da obra de Bryan Ferry e alguma da banda também, o "More Than This" (1995).

Xiii... ainda me lembro de ver os singles e álbuns dele em vinyl...
Contudo, o que mais marcou de Bryan Ferry eram as suas canções de índole mais romântica onde ele soltava a sua veia de crooner charmoso.

Bryan Ferry & Roxy Music "More Than This" (1995)
Antes de avançara para aquelas que mais aprecio, destacar algumas que são bem boas canções e que merecem ser descobertas ou voltarem a tocar. Só para enumerar algumas desta colectânea: "Let's Stick Together", "Jealous Guy", "Kiss And Tell", "I Put A Spell On You", "Is Your Love Strong Enough" e a impressionante "A Hard Rain's A-Gonna Fall".

E como muito paleio serve de pouco, avancemos para as melhores e mais saudosas faixas, com os videos que nos dão a conhecer melhor a música e arte de Bryan Ferry.

Primeiro começar por aquela que considero a mais marcante e melhor de sempre:


More Than This (Roxy Music "Avalon" 1982)
Esta é um prodígio harmonioso, com arranjos musicais tocados de forma intemporal. Não há tiques de época evidentes e com quase 30 anos, parece tão fresca como se tivesse sido editada ontem. É mesmo impressionante! Maravilhosa!





Também digna de registo é a "Kiss and Tell":






Avalon (Roxy Music "Avalon" -1982)
Outra na linha da anterior "More Than This"... soberba e igualmente intemporal. Talvez até melhor... talvez só...





Don't stop the dance (Bryan Ferry "Boys and Girls" -1985)
Esta é a típica canção dos anos 80, aliás bem marcada no seu apelo pop dançável para as discotecas da altura. Não será das mais evidentes nos destaques que se possam fazer do disco, mas é daquelas marcantes e que sempre adorei. Naquela altura gravadinha numa cassete e metidinha num Walkman... junto com outros hits dos 80s... ui!


Slave to Love (Bryan Ferry "Boys and Girls" -1985)
A canção pop-romântica por excelência... lasciva, charmosa, com estilo luxuriante. A capa do single na altura estava um assombro (como se fosse um vicio) e já dizia tudo sem ainda a canção nem ter tocada. Depois o video então... xiii, é só glamour!

2 comentários:

João Sousa disse...

Eu na altura não era um grande conhecedor dos fenómenos pop. Mas penso recordar-me de que os Roxy Music tiveram duas fases: uma na década de 70, com uma estética musical um pouco glam; a segunda, posterior à saída de alguns elementos, com um som mais elegante.

Na verdade, tens razão para não entender muito bem onde acabam os Roxy Music e começa Brian Ferry. Tenho a ideia de ele sempre ter um grande peso nas decisões estilísticas e, na fase anos-80, Brian Ferry fez com o grupo o mesmo tipo de canções que fez a solo. Por isso há tanta razão na capa da colectânea: Bryan Ferry + Roxy Music.

Bryan Ferry também é um dos meus artistas preferidos. Mesmo fazendo aquele personagem canastrão com olhos de carneiro mal morto, o homem e a sua música têm classe, elegância e sensualidade.

ArmPauloFerreira disse...

@ João Sousa: muito obrigado pelo comentário muito interessante.
Exactamente como penso: não se distingue o homem a solo da banda... ele que é um artista performer ao bom estilo dos crooners.

Existem mais colectâneas mas esta sempre me pareceu a mais interessante (há até uma só de baladas).