sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Canais de TvCine exibem a saga Indiana Jones

Os canais TVCine estão a exibir esta semana o 4 filmes da saga Indiana Jones.

São 4 dias seguidos de exibição da quadrilogia, sempre às 22:30h no TVC HD (é assim que agora se chama -saiu o 4).
O destaque obviamente que vai para a estreia do mais recente, o "Indiana Jones e o reino da caveira de cristal", na Sexta-feira dia 4.
Na verdade, acho que o 4º filme acaba por ser o mais fraco da saga, talvez porque já nada é como era dantes. Para se dar nos dias de hoje uma grande aventura com tudo o que de melhor há, com muitos efeitos visuais, muita acção, algum humor à mistura e tal, acabou por fazer do climax do filme o ponto onde este é traído. Não é que seja mau esse climax mas sim porque não encaixa muito bem no realismo e mística da saga.

Em contraste, tem um inicio muitíssimo jeitoso, onde até se evidenciam detalhes de que o "artista" do filme já está "velhote" para estas coisas.

"Indiana Jones e o reino da caveira de cristal" até que é um filme bem interessante (mas inferior aos anteriores) e cheio de bons momentos, conseguindo ainda uma ligação directa ao 1º filme da saga, onde além de resgatar a personagem feminina, surge ainda com a complicação de vermos um Indiana Jones com um filho também ele um aventureiro cheio de personalidade (Shia LaBeouf).
Sinceramente, penso mesmo que este pormenor é um dos elementos chave da saga, pois este 4º filme cheira imenso a transição de Jones... de pai para filho, para as futuras aventuras.
De certa forma já era essa situação, a de pai e filho, que já sucedia no 3º filme da saga, só que o filho era Indiana Jones, que surgia acompanhado do seu pai (Sean Connery), que não regressa no mais recente e com muita pena pois ele dava brilho á saga.


Especial Indiana Jones no TVC HD

Dia 1 de Setembro: Os Salteadores da Arca Perdida (1981)
Dia 2 de Setembro: Indiana Jones e o Templo Perdido (1984)
Dia 3 de Setembro: Indiana Jones e a Grande Cruzada (1989) - o único que vi no cinema mal estreou
Dia 4 de Setembro: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008)


Também estreiam:
Sábado, dia 5: "Em Brudges" com Colin Farrell, Brendan Gleeson e Ralph Fiennes
Domingo, dia 6: "Ficheiros Secretos - Eu quero acreditar" com David Duchovny e Gillian Anderson
Segunda, dia 7: "Uma criança desapareceu" com Sigourney Weaver e Kate Bosworth.

(não se preocupem de perderem alguns, pois voltam a repetir várias vezes)

1 comentário:

Nuno Pereira disse...

É o 4 foi umA desiluzão das grandes!!

Acho que os filmes do Indiana Jones já não funcionam como dantes..... mas ao que parece isto não é uma sensação comum pois o 4 capitulo foi um estrondoso sucesso na BoxOffice, e ja ouvi falar que vẽm ai o 5.

Não é só o Harrison Ford que está velho, eu tb estou.... :)