segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Macs, iPhones e as contas Windows Live (Skydrive, Hotmail, Fotos, etc)

Como utilizador Mac desde sempre nunca consegui apreciar as contas Hotmail por serem tão fechadas e tão pouco mac-friendly.
Mas nos últimos meses as coisas lá para os lados da Microsoft têm mudado imenso, algumas chegam até a serem acertadas.


O serviço Windows Live

É certo que a Google tem vários bons serviços á nossa disposição (Picasa Web, Gmail, Blogger, Gcal, GTalk, etc) só que na verdade eles não parecem unificados e de acesso tão claro como aconteceu com a evolução que recebeu as contas Windows Live.


Refiro-me aos serviços Hotmail +MSN +Fotos +Contactos +Calendário +skyDrive +etc... e para não falar das aplicações Live para desktop (gratuitas mas só para os utilizadores Windows) a funcionarem sincronizadas com o que está na Web.

O actual serviço Windows Live tem-se revelado também muito interessante para os mac-users, pois a maioria dos serviços funcionam agora "finalmente bem" nas aplicações desktop do Mac e até no iPhone.


O e-mail Hotmail já se pode usar na aplicação Mail, no Mac e no iPhone, por POP sem impedimentos, já se podem adicionar fotos ao serviço Live (até mesmo pelo iPhone) e depois há algumas vantagens como o caso da SkyDrive (que tem somente uns magníficos 25Gb para lá colocarmos ficheiros).
Até que enfim a Microsoft fez algo bem para os Mac Users...

Eu penso até que o serviço da Google deveria de evoluir e incluir alguns aspectos que se encontram no serviço Windows Live.

Sinceramente acho que há imensas qualidades no Windows Live, apesar de que a componente e-mail (o Hotmail) ser ainda a parte mais fraca (não tem IMAP, ainda existe publicidade no final dos e-mails enviados por web-mail, etc...).

Se pensarmos bem, normalmente toda a gente já tem uma conta de MSN... logo já têm acesso a tudo isto, pois o acesso aos serviços do windows Live é feito com as mesmas informações de login do MSN.

E por falar no Messenger, já anda por aí uma versão beta do Messenger 8 para Mac que já funciona com voz e video.
O requisito é o Mac ter um Intel-inside... Descarregar daqui.


A SkyDrive...

Para a grande maioria, especialmente se o que procuram é apenas uma espécie de pen virtual (é que nem sempre temos uma pen no bolso), a Skydrive... dá imenso jeito por vezes!

A Skydrive estando associada à conta Windows Live, não requer que tenhamos de fazer nada de especial. Está lá na conta e é só usar.

Se o objectivo é ter apenas um espaço para colocar alguns ficheiros e tê-los sempre disponíveis pela internet, a SkyDrive parece-me muito eficaz...

O mais interessante é a SkyDrive funciona pela conta do Windows Live / hotmail e nela podemos ter pastas privadas ou então criar pastas com acesso limitado a pessoas ou grupo de pessoas (normalmente para os nossos conhecidos ou família).
Não dou muito uso mas sempre é útil quando se quer guardar alguma coisa apartir, por exemplo, do local de trabalho ou da escola, ou outras situações e se vai precisar disso em casa.
Também é possível usar a SkyDrive para trocar ficheiros com alguém se necessário, se esse contacto usar o Live e estiver associado ao nosso perfil/grupo.

Podem-se também criar pastas para imagens/fotografias que aquilo dota de características de slideshow e tudo.

É muito engraçado o efeito aplicado nos slideshows, muito ao estilo do conceito de Ambilight da Phillips, que faz com que o fundo negro ganhe um clarão com os mesmos tons da fotografia.


É pena a Skydrive só não ser acessível pelo iPhone (pelo menos não dá acedendo pelo Windows Live). Até porque teria um grande potencial de podermos consultar no iPhone um ou outro ficheiro ou imagens ou documentos, armazenados na "cloud".

Sem comentários: