sábado, 19 de setembro de 2009

Música da Semana: o neo-jazz de Nicola Conte em "Other Directions"

Como apreciador de algum jazz, principalmente da vaga electrónica com veia jazzy e como tal o destaque desta semana recai sobre Nicola Conte, artista que é somente um produtor, DJ e ainda um multi-instrumentista.

Conhecia muito ligeiramente a obra deste músico mas em 2004 fiquei rendido ao excelente álbum que havia lançado:
"Other Directions" (2004)

É um disco fenomenal que a editora Blue Note se deve de orgulhar de ter.

É refrescante, com alguns momentos de apelo dançável, alguns deliciosos devaneios instrumentais de free-jazz (que mais me parecem jam-sessions improvisadas) e grandes canções cantadas cheias de requinte e classe.

Há também algumas muito raras pinceladas electrónicas pois o músico quis apenas só instrumentos neste registo (os anteriores tinham mais presença dessa componente como o "Jet Sounds" de 2000).

De facto por vezes ora pende para o jazz de recorte clássico, ora pende quase para a bossa nova, num todo muito bem estruturado com muito sabor orgânico que faz da audição do álbum um todo coeso como se duma única sequência se tratasse.

Impressionantemente não tem momentos baixos mas há algumas faixas que chegam mesmo a brilhar. Destaco logo pelo fulgurante inicio com "Sea And Sand" que avança para "Wanin' Moon" e recai depois num instrumental muito mexido. Temos a delicada "A Time For Spring" que é seguida da mais electrónica e imponente "Kind of Sunshine". Mais para a frente destaco as maravilhosas "All Gone" e a bossa nova de "Le Depart" a fechar o álbum em tom de chanson française sensual.
Aviso desde já que se pode tornar viciante escutar este disco... a pontos de verem o rock com desdém.

O ano passado lançou o seu mais recente álbum "Rituals" (2008).... mas numa outra oportunidade, abordarei esse (clicar aqui para ver artigo). Stay tunned!

E para terminar em grande, deixo o artigo com a faixa que muito promoveu este álbum:

Nicola Conte - Kind of Sunshine ("Other Directions" -2004)

Sem comentários: