segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Cinedupla: G.I. Joe + Transformers (2) ROTF

Fazer um filme destinado a ser um blockbuster de Verão nos dias de hoje envolve muito... muito exagero visual. E é claro, com títulos que instalam logo o ambiente: Revenge of the Fallen... Rise Of Cobra... xiii!
A sessão dupla de hoje é dedicado a dois filmes destinados a esse fim.


Transformers: The Revenge Of The Fallen

É pá... depois do sucesso estrondoso em que se tornou o 1º filme, merecido deve-se dizer, o que se esperava dum filme seguinte era ver garantido o mesmo em novas situações (e que evoluísse um pouco mais).

E foi isso mesmo que Michael Bay nos deu: ampliou tudo ao quadrado... o que não quer dizer propriamente que isso resulte em algo de bom. Bem pelo contrário.
(Portanto o Transformers 3 será ampliado ao cubo! Estamos feitos...)

Mais sobre este filme (posters, sinopse e trailers) aqui.

Na realidade, algo correu mal e Bay esqueceu-se de contar uma história para em detrimento dela dar lugar ao seu delírio visual exagerado unicamente. Delírio esse que acaba por ser o que trai o filme. É que o argumento é tão esparso que nem sequer justifica o demasiado longo tempo filme, que ultrapassa as duas horas sem nada que o aguente. Até dá para nos perguntarmos o que andam lá a fazer pessoas no filme (que servem apenas para dar o ar cómico ao filme), se o filme apenas pretende mostrar as indescritíveis cenas de luta entre máquinas (afinal o filme é sobre eles). É que a determinada altura até nem sequer sabemos o que é que está realmente a acontecer, quem é quem e porquê.

Tão aborrecido de ver que o meu maior desejo era ver os letras dos créditos finais. Fod...-se que nunca mais chegavam!


G. I. Joe: The Rise Of Cobra


Este era um filme que não tinha grande expectativas sobre ele quando estreou por cá.
Digamos que seria apenas mais um filme formatado para blockbuster, naquele habitual misto de filme cheio de acção, muitos efeitos especiais e momentos engraçados. Também não ajudou muito o facto de saber que isto é proveniente de brinquedos e que mal conhecia estas personagens militares.

Mas a verdade é que "G. I. Joe" surpreendeu pela positiva e até superou o que esperava dele. Digamos que a abordagem a estas equipas militares foi feita a pensar mais em ficção-cientifica do que em cenários militares e que o aspecto militar foi disfarçado com "bravos" heróis.
À mistura vemos ainda que as inovações militares podem ter vários fins e alcançar domínios inovadores mas perigosos ou até incontroláveis.

É um filme que se segue num ápice, que deslumbra visualmente (as cenas todas em Paris são muito boas), com boas ideias (os prodigiosos fatos aceleradores á lá "Homem de Ferro"), muita acção (perseguições, lutas, ninjas), espionagem, romance e que nos vai dando as motivações/justificações das personagens com engenhosos flashbacks colocados nos momentos certos de forma a servir o filme. Tudo sempre de forma muito clara e acessível.

Digamos que há também uma fluidez herdeira dos desenhos-animados, desde a estética (são aviões ou naves?) aos objectivos claros de cada fase do filme (os videojogos têm muito disto) mas tudo sem tempos mortos e com tudo sempre em movimento, conseguindo dar ainda espaço a conhecermos um pouco algumas das diversas personagens que habitam o mundo de G. I. Joe.

É um filme altamente e daqueles que não se espera darem tanta espectacularidade de uma só vez.
Impressiona visualmente, de pura diversão e um bom entretenimento. Vale a pena!

3 comentários:

Geração HD disse...

Bem o Humanos estão "pouco no filme" porque o filme é sobre os Transformers eles são as personagens principais ... Já nos desenhos animados assim o era ...

Para quem seguia a animação .. a historia não esta a desviar se muito ... e em ambos os filmes aparece pistas para o final ...........

Confesso que possa haver confusão de quem é quem , uma vez que a acção passa se 2 anos após o primeiro filme e há muito robot para fixar o nome e conhecer :-P

ArmPauloFerreira disse...

Compreendo e essa opinião dá uma nova luz aos objectivos dos filmes Transformers... se já era assim nos desenhos animados (que pouco ou nada acompanhei) então isso vai chegar ao Voltron (acho que era assim que se chamava).

Geração HD disse...

Hmm penso que estejas a referir te a este

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&source=hp&q=unicron+transformers&btnG=Pesquisa+do+Google&meta=&aq=0&oq=unicron

Não sei como ( e se ) vão passar para cinema....