segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Series TV: "Big Love"... a 3ª temporada

Vi a 3ª temporada de Big Love há uns meses atrás mas como nunca havia por aqui abordado esta excelente série... faço-o agora.

Ainda vai a tempo não é?
E posso desde já adiantar que fiquei abismado com a tamanha categoria que a 3ªT de Big Love alcançou!


Não tenham repugnância por ver Big Love...

Comecei por descobrir esta série pelo canal FX da ZON. Quando chegou o FX, deu a 1ª temporada e apenas vi assim-assim um ou outro e depois veio a segunda e continuei a não a achar assim tão cativante de assistir. Na verdade, é uma série que coloca quem a vê em dilemas até pessoais (afinal que leitura fará o cônjuge quando se admira uma série onde os homens têm várias mulheres e a personagem principal é casado com 3 de diferentes idades?).

Quando a série voltou a repetir diariamente (num horário mais tardio), voltei a ver tudo de seguida e passei a ser fã de vez. Até já não notei diferença entre a 1ª e a 2ª, narrativamente progressivas… mas fiquei com a sensação de que algo estava a faltar em Big Love para ser ainda melhor.

Curiosamente, não encontro por cá muitos locais de paragem a abordar esta impressionante série mas acreditem que é uma série que merecia ser melhor tratada e menos ignorada.

É compreensível essa ausência pois afinal estamos perante uma série subversiva e que aborda uma situação que a sociedade em geral repugna. O tema é a poligamia e a cultura mormon e isso por si só é chocante e de dificil digestão e aceitação. Contudo, a série Big Love não pede que aceitemos a poligamia, sendo o seu objectivo mostrar esta realidade, que afinal é bem real, que existe e não é passível de ser ignorada só porque não se rege pelas nossas regras.

Não que defenda a poligamia (bem pelo contrário) mas que Big Love introduz tudo isto de uma maneira interessante e cativante disso não tenho dúvidas... e tem um elenco e produção de regalar, sendo o todo "entregue" num impressionante nível de qualidade.


Mas... toca lá a falar da 3ª temporada...

Ao ver de rajada neste Verão entre Junho e Julho, senti-me abismado pela elevação das situações desta vez.

Foi impressionante e fez parecer as duas anteriores como sendo apenas a preparação para tudo o que acontece nesta: desta vez há consequências sobre cada acto tomado, as familias são postas em causa e em choque com o real lado negro da poligamia.

Mas mais interessante foi ver finalmente a religião a ser mordazmente posta em causa, atingindo mesmo mais para o final momentos valiosos e revelando até cerimónias impressionantes e secretas. Na América até chegou a haver um movimento contra a estação por esta ter prometido exibir o episódio com a tal cerimónia sagrada, que digo do que foi mostrado, chega a arrepiar.
A meio da temporada até se tem um momento milagroso e mágico quando Bill reza no monte sagrado (mas sobre isso já descreverei mais adiante).

Desta vez as coisas passaram a cair para o já referido lado negro. Aliás, é há uma espécie de lado negro mesmo em todas as personagensm facto que é bem evidenciado nesta 3ª temporada. É como se tivesse terminado a distinção dos que são bons dos maus… desta vez ninguém é isento e todos têm os seus “telhados de vidro” (por vezes bastante graves e que originaram muitas das situações passadas).

Por ex: as acções secretas da irmã (e cunhado) contra Barb/Bill; o irmão de Bill que cede à vingança pessoal e deixa de ser um bonzinho; temos as razões que tornaram a Nicky na sociopata que é (e finalmente o assumir disso); os filhos de Barb/Bill (os mais velhos da familia) a revelarem-se com dilemas ou contra a família polígama; a verdadeira influência (negativa) das mulheres dos homens principais em Juniper Creep (os da série);

Depois há avanços interessantes:
- cada vez mais é Margene (a personagem que acho mais cativante de seguir), a mais jovem esposa é a salvação da família toda de Bill (incluindo nos negócios -estou ansioso por janeiro para ver o novo rumo profissional que ela vai ter na 4T), sendo ela a fazer muitas vezes a ponte e ligação a tudo o que for positivo e faça unir a família. Ela tem sido a “cola”, a única que sabe lidar à sua maneira com situações bem difíceis (a gravidez inesperada de Sarah, a paixoneta do "filho" Ben por ela (na realidade é filho de Bill/Barb- por Margene), é Margene a única a compreender os problemas do baixo rendimento sexual de Bill (a cena dela a entrar em lingerie na noite de Bill/Nicky é de antologia mesmo -que embaraço de situação); etc, etc..
Viva a Margene!!!

- Bill ganha um novo entendimento da sua personalidade cambiante pois segue apenas um só objectivo: assegurar o bem das famílias, principalmente a dele. Não se importa de ter de engolir sapos (associar-se brevemente com os seus inimigos Roman Grant ou com Alby), de descartar rapidamente uma nova esposa mesmo que perfeita para aquela família -a coitada não devia ter exigido um casa só para ela- (da mesma maneira que removeria Nicky da familia por esta só a prejudicar -pela divisão entre Bill e a familia Grant e o seu segredo obscuro revelado no fim);

- o vacilamento da fé e o questionamento do que valem as religiões (nesta situação é comovente toda a situação em redor de Barb e que a conduzem à cerimónia arrepiante e secreta que vimos -é uma cerimónia proibida de ser vista ou captada, até mesmo certos Mormons não podem participar nela – Big Love esteve para ter um boicote por isso nos EUA);

- o episódio da viagem familiar, que parecerá desligado da série, mas não o é, pois a viagem tinha a intenção de aliviar da situação da perda de uma nova esposa na familia e da tensão que se ergueu na família de Bill.
No fim, contribuiu imenso para dividir a 3ªT em duas partes quase distintas (que também significou o intervalo da série nos EUA).
É neste episódio que acontece o milagre...
Fiquei congelado com a cena impressionante do anjo quando Bill faz as suas preces profundas no monte sagrado: ele que tanto procurava um sinal... não viu o milagre da fé sobre ele.


Será Bill o verdadeiro profeta? É que ele termina a temporada na posição de líder de uma nova religião fundada… por ele mesmo! E agora?


A 3T para mim foi qualquer coisa de muito boa. De certa forma, nota-se na série uma abordagem nova, com mais opinião sobre o que está a acontecer do que nas anteriores (que apenas se limitavam a mostrar o mundo da poligamia em contraste com o estilo dissimulado adoptado por Bill).

Esta 3T chega a “arranhar” também as posições das religiões opostas (a católica) ao colocar em questão o choque das diferenças num impressionante questionário a Barb (aquilo parecia mesmo um julgamento - e quem o faz a excomunhão são os católicos...).



E muita polémica gerou por a série ter tido a ousadia de recriar e mostrar os rituais, que ninguém pode ver (nem filmar) da igreja mórmon... é uma cena tocante.
Para mim, foi das melhores séries que vi este ano e de certa forma chega a lembrar-me muitos dos dilemas da BSGalactica.


Vem aí a 4ª temporada...

Deixo-vos um teaser trailer para a 4ª temporada de Big Love, que chega já a 10 de Janeiro 2010
(Fonte: TVDependente)


Teaser muito engenhoso e que nos lança muitos dos sentimentos e o turbilhão que este “casal complexo” irá passar na 4ªT depois de tudo a que assistimos com o final da 3ªT. Percebe-se bem o quanto a esposa do meio irá dar que fazer e trazer o caos à familia, deixando Bill num abismo familiar. Continuo a achar que a esposa de Bill mais nova se tornará na salvação deles todos…

Agora, um trailer a sério da 4ª temporada...

Sem comentários: