sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cinedupla: Eden Lake + The Strangers

A sessão dupla desta vez recai sobre ser atacado por estranhos. Tema que daria para eleger montes de filmes mas é somente um pretexto para deixar umas linhas a dois filmes que me impressionaram favoravelmente.


Eden Lake


Um casal planeia um final de semana numa pequena localidade sossegada junto a um lago, como uma forma de escape ao ritmo das suas vidas agitadas. Ela, que profissionalmente lida com a educação de crianças, não imagina que a ocasião foi escolhida de propósito por ele para a propor em casamento.
Nunca imaginariam era que naquele cenário de sonho, onde acamparam junto ao lago, seriam importunados por um grupo misto de crianças e adolescentes.
De simples embirranço com eles, dá-se um infeliz incidente e o casal vê-se subitamente atacado de forma implacável pelo pequeno grupo de tão jovens adolescentes. A partir daqui entram numa espiral de luta pela sobrevivência...



"Eden Lake" aborda o ponto a que a violência extrema dos adolescentes em grupo pode chegar, que com a sua impensável selvajaria vão se virar terrivelmente contra o "indefeso" casal, que tudo fazem para se livrar de semelhante violência. Contudo, a ironia maior revela-se quando a "indefesa" mulher perante tão brutais acontecimentos se decide a ripostar... ela que dedica a vida a tão bem tratar e educar as crianças, cede à natureza primitiva da condição humana. Faz também uma subtil reflexão sobre o papel da sociedade e a educação familiar.
Um filme magistral e impressionante. Passa actualmente nos canais TVCine...



The Strangers


Segundo a informação inicial do filme, trata-se de uma adaptação de uma história baseada em factos reais, onde se tenta nos dar a entender o que sucedeu com um casal, como qualquer outro, que foi brutalmente massacrado, sem se saber o porquê e por quem.

"The Strangers" passa do drama a uma leve toada de filme de terror soft e psicológico. Instala desde o inicio uma tensão, primeiro entre o casal, devido ao facto de ela ter recusado o pedido de casamento dele, e consequentemente depois pela presença enigmática de estranhos no exterior da casa... que se anunciam batendo na porta... instalando o receio e a perturbação.
Não há aqui qualquer tipo de efeitos extra para lá do uso do som e de uma filmagem simples mas muito realística. Tudo se desenrola sem sabermos porque tudo isto está a acontecer e quem são.
Impressiona.

3 comentários:

Nuno Pereira disse...

Esse Eden Lake é dos melhores que vi juntamente com A Descida dos ultimos anos!!

Ainda não vi foi esse The Strangers...

ArmPauloFerreira disse...

Esse que referes, "A Descida / The descent", é um grande filme e impressionante, que muito adorei há uns anos quando o vi em DVD (é curioso como o mesmo realizador a conseguiu fazer depois o vergonhoso "Doomsday", que vê-se bem mas.... Esperemos que o The Descent 2, prestes a estrear seja digno do original (duvido).

O The Strangers... li muitas reviews dos "iluminados" por aí que o ostracizavam totalmente. Mas gostei imenso do filme e até me deixou impressionado pelo alto nível do suspense. Principalmente nas cenas dela sozinha em casa... e a ameaça já presente na casa.

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Concordo plenamente e por acaso também o vi num canal TVCine.