terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Photoshop celebra... 20 anos!


A aplicação da Adobe mais famosa de sempre, o Photoshop, comemora os seus 20 anos.

Há 20 anos que nada mais foi o mesmo. As fotografias, ou melhor as imagens, passaram da simples melhoria à manipulação absoluta. De certa forma, as possibilidades deste software são tantas que assistimos já diariamente á irrealidade total (as imagens das modelos fotográficos e não só, não passam sem as já normais melhorias não-verdadeiras).

O Adobe Photoshop cresceu imenso ao longo da sua existência e hoje em dia o termo "photoshop" é quase um standard significativo da manipulação da imagem. Existiram sempre imensas aplicações concorrentes para lhe tirar o protagonismo mas nenhuma foi bem sucedida.

Eu posso dizer que também o vi crescer, pois "aterrei" nesta aplicação na versão 2.0 (bundle de um scanner), cheguei a usar numa ocasião a 1.0, mas foi com a 2.5 e logo de seguida na 3.0 que me "doutrinei" mais a sério com a aplicação... e depois foi sempre a somar.

Photoshop é o rei das aplicações do género, tão incontornável que o seu uso chega a imensas categorias onde se use imagem visual.
Já fez 20 anos... até já estava na ideia que fazia 22 anos (a base de onde surgiu o Photoshop saiu em 1988) mas parece-me que fará muitos mais e facilmente.

A Adobe criou um site para todos conhecermos a evolução do Photoshop.

Sem comentários: