quarta-feira, 28 de julho de 2010

Apple actualiza... Safari 5.0.1 (com Galeria de Extensões)


Actualização do Safari que passa para a versão 5.0.1.


Desta vez, surge com a prometida capacidade de serem adicionadas extensões, permitindo assim personalizar o browser com funcionalidades extra. No fundo, fica assim colmatada um critica negativa que muitas vezes se apontava ao browser da Apple por não permitir o uso de add-ons externos tal como se faz, por exemplo, com o Firefox.

Para se aceder às extensões, a Apple criou uma página dedicada que reúne as já muitas disponíveis para o Safari.
Nos Macs, é ir ao Menu "Safari" que é logo a segunda escolha do menu e assim ir parar a uma página especial da Apple com a Galeria de Extensões para Safari.

Já estive a investigar as várias extensões disponíveis e apesar da utilidade acrescida que dotam o browser, e pouca coisa me convenceu a adoptar de imediato pois na verdade nunca senti falta de "aumento de habilidades" como se faz no Firefox.
Até aqui nunca me fizeram falta mas nunca se sabe...

2 comentários:

CPB disse...

Infelizmente é verdade, as extensões apresentadas até agora são digamos a roçar o inútil e ficam bem aquém do já produzido para o Firefox. Eu até opto por ter as extensões desligadas porque me irrita um tanto que cada extensão crie um botão próprio no interface do Safari. Para mim gostaria é que a Apple disponibiliza-se um botão para ligar/desligar as extensões (ou os botões).

ArmPauloFerreira disse...

Essa observação foi a mesma que tive quando estive prestes a decidir-me a instalar uma qualquer extensão.
Uma das coisas que mais aprecio no Safari é o minimalismo da interface.
Para já nenhuma me convence a instalar...