sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Apple actualiza... iOS 4.0.2 e iPad recebe o iOS3.2.2

Uma actualização que serve somente para melhorar a a segurança do iOS.


Por outras palavras, tudo isto para impedir um recente truque com PDFs que facilitava o jailbreak do sistema.

O iPad também recebeu uma actualização, passando assim a iOS 3.2.2. Precisamente pela mesma razão da vulnerabilidade com os PDFs.

2 comentários:

João Sousa disse...

Seja-se optimista: ao corrigir esta falha de segurança, a Apple impediu uma potencial forma de ataque. Que esta falha fosse usada para executar os jailbreak… paciência.

Eu não penso que a Apple tenha uma política especialmente hostil ao jailbreak. Há uma fatia de geeks que adquire os dispositivos iOS com o objectivo primeiro de os "abrirem". Para a Apple, isto são mais dispositivos vendidos, pura e simples.

Mas o que mais me convence é o facto de eu nunca ter sabido que a Apple recusasse suportar um iPhone ou iPod por este ter sofrido o jailbreak - simplesmente costuma dizer ao cliente "leve-o para casa, faça um backup, restaure o sistema original e nós procederemos à reparação".

Isto não é particularmente distinto do que se passa com outros fabricantes. Ainda há pouco mais de um ano, tive de diagnosticar um HP no qual o dono substituíra o Windows pelo Ubuntu. Os serviços da HP disseram-me que, para receberem o portátil, este precisava de ter o sistema operativo de origem ou um dos suportados. Apesar disto, não me recordo de ouvir os mais fervorosos do FOSS acusarem a HP de ser uma entidade fascistóide que quer impor aos seus clientes o que estes devem executar e/ou como o devem fazer na sua máquina.

ArmPauloFerreira disse...

A Apple tem de fazer de tudo para contrariar e impedir o jailbreak aos seus produtos. No funod, é a obrigação da Apple.

Agora esses cenários de entrega de dispositivos informáticos "alterados" no software... é caricato.

No caso do iPhone sabemos bem que um restore volta a colocar tudo como estava antes do jailbreak. Mas obviamente que isso iria erradicar tudo o que nele estivesse. E podem até ser dados importantes... penso que bastaria pedir que o cliente fizesse ele mesmo o restore e voltasse a entregar o iPhone.

Já o Ubuntu estar a funcionar nos HPs em substituição ao Windows... é um caso bicudo de interpretar. Eu penso que a culpa acaba por ser da Microsoft também, pois a própria poderia perfeitamente ter no Win7 uma espécie de BootCamp para o utilizador poder acrescentar outras opções de S.O. O utilizador usava o que quisesse e poderia manter o que veio de origem...